Questões relacionadas
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
A análise citogenética de Hymenophyllum peltatum (Poir.) Desv. revelou que essa samambaia possui cariótipo formado por 2n=22 cromossomos. Considerando-se que essas plantas terrestres possuem ciclo de vida caracterizado pela alternância de gerações, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Seis em cada dez pessoas com 15 anos ou mais não praticam esporte ou atividade física. São mais de 100 milhões de sedentários. Esses são dados do estudo Práticas de esporte e atividade física, da Pnad 2015, realizado pelo IBGE. A falta de tempo e de interesse são os principais motivos apontados para o sedentarismo. Paralelamente, 73,3% das pessoas de 15 anos ou mais afirmaram que o poder público deveria investir em esporte ou atividades físicas. Observou-se uma relação direta entre escolaridade e renda na realização de esportes ou atividades físicas. Enquanto 17,3% das pessoas que não tinham instrução realizavam diversas práticas corporais, esse percentual chegava a 56,7% das pessoas com superior completo. Entre as pessoas que têm práticas de esporte e atividade física regulares, o percentual de praticantes ia de 31,1%, na classe sem rendimento, a 65,2%, na classe de cinco salários mínimos ou mais. A falta de tempo foi mais declarada pela população adulta, com destaque entre as pessoas de 25 a 39 anos. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, o principal motivo foi não gostarem ou não quererem. Já o principal motivo para praticar esporte, declarado por 11,2 milhões de pessoas, foi relaxar ou se divertir, seguido de melhorar a qualidade de vida ou o bem-estar. A falta de instalação esportiva acessível ou nas proximidades foi um motivo pouco citado, demonstrando que a não prática estaria menos associada à infraestrutura disponível.
Disponível em: www.esporte.gov.br. Acesso em: 9 ago. 2017 (adaptado).
Com base na pesquisa e em uma visão ampliada de saúde, para a prática regular de exercícios ter influência significativa na saúde dos brasileiros, é necessário o desenvolvimento de estratégias que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir e responda à questão. ATO INSTITUCIONAL Nº 5, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1968 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, ouvido o Conselho de Segurança Nacional, e CONSIDERANDO que a Revolução Brasileira de 31 de março de 1964 teve, conforme decorre dos Atos com os quais se institucionalizou, fundamentos e propósitos que visavam a dar ao País um regime que, atendendo às exigências de um sistema jurídico e político, assegurasse autêntica ordem democrática, baseada na liberdade, no respeito à dignidade da pessoa humana, no combate à subversão e às ideologias contrárias às tradições de nosso povo, na luta contra a corrupção, buscando, deste modo, "os. meios indispensáveis à obra de reconstrução econômica, financeira, política e moral do Brasil, de maneira a poder enfrentar, de modo direto e imediato, os graves e urgentes problemas de que depende a restauração da ordem interna e do prestígio internacional da nossa pátria" (…) Resolve editar o seguinte: ATO INSTITUCIONAL (…) Art. 2º - O Presidente da República poderá decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, por Ato Complementar, em estado de sitio ou fora dele, só voltando os mesmos a funcionar quando convocados pelo Presidente da República. (…) (…) Art. 4º - No interesse de preservar a Revolução, o Presidente da República, ouvido o Conselho de Segurança Nacional, e sem as limitações previstas na Constituição, poderá suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais. (…) Art. 10 - Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular. Art. 12 - O presente Ato Institucional entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário. Brasília, 13 de dezembro de 1968; 147º da Independência e 80º da República. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com – Página acessada em maio de 2010.
Enunciado:
ELABORE um pequeno texto apresentando as contradições entre a introdução do Ato Institucional e as determinações legais do documento.
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESC)
I. C(grafite) + O2(g) →CO2(g) ΔHf° = – 394,0 kJ/mol II. H2(g) + ½ O2(g) →H2O(l) ΔHf° = – 286,0 kJ/mol
III. 2 C(grafite) + 3 H2(g) + ½ O2(g) →C2H5OH(l) ΔHf° = – 278,0 kJ/mol
A produção de etanol de cana-de-açúcar com o objetivo da utilização em veículos automotivos está incluído no programa de desenvolvimento energético sustentável brasileiro, uma vez que, na queima desse biocombustível, o dióxido de carbono é praticamente absorvido pela cana-de-açúcar durante a fotossíntese.
Considerando-se essas informações e as equações termoquímicas I, II e III, pode-se afirmar, do ponto de vista energético, que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
J uego: Carrera de basura La carrera para limpiar el medio ambiente consta de grupos de niños que juntan la basura al aire libre donde se está jugando, un parque, patio de la escuela o en el vecindario funciona bien. Los niños recogen basura en equipo y usan guantes como protección. Instruye a los niños a evitar objetos cortantes. Las herramientas de recolección de basura también protegen a los niños. El objetivo es recoger la mayor parte de litter. Si estás recogiendo una gran cantidad de basura, lo más probable es que tenga que estimar o ponderar las bolsas de basura. Para los trabajos de limpieza más pequeños, contar las piezas de basura recogidas por cada equipo. El equipo que acumula más basura es el ganador. El medio ambiente también gana ya que este juego quita la basura de la zona. Disponible en: <http://www.livestrong.com/es/juegos-ambientales-jugar-lista_16289/>. Acceso el: 30 jun. 2016. (Fragmento)
Enunciado:
- a) ¿Qué piensas sobre el juego “Carrera de basura” ? ¿Cree que es posible hacerlo en tu escuela? ¿Por qué?
b) Piensa en un juego sobre medioambiente, ¿cuáles serían las reglas? Escríbelas utilizando el imperativo.