Na tirinha, Henriqueta e Fellini, personagens criadas pelo quadrinista argentino Liniers, observam um céu estrelado. De acordo com o texto, Henriqueta
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- Geografia | B. Blocos Econômicos
(UFU) A mundialização da economia capitalista é um processo que se intensifica nos dias atuais. A formação dos grandes monopólios capitalistas, denominados transnacionais que operam a unificação mundial do capital em diferentes localidades, é a expressão moderna da etapa monopolista do capital mundial como demonstra a figura abaixo.
Sobre os blocos econômicos comerciais, analise as afirmativas a seguir.
I - O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi criado a partir do Tratado de Assunção, em março de 1991, do qual fazem parte principalmente o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia. O objetivo deste bloco era promover a livre circulação de bens e de serviços e adotar uma política comercial comum em relação a outros estados ou agrupamentos de estados, utilizando, por exemplo, a redução ou a eliminação de tarifas alfandegárias.
II - A Alca (Área de Livre Comércio das Américas), criada em 1989, pretendia formar uma vasta zona econômica ou zona de livre comércio que englobaria, pelo menos, 35 países do continente (com exceção de Cuba), em qual os Estados Unidos seria o maior beneficiado. Dentre os problemas apresentados para a implantação desse bloco, destaca-se a inflexibilidade dos Estados Unidos em discutir o anti-dumping e os subsídios à agricultura.
III - A União Europeia (UE) foi criada pelo Tratado de Roma (em 1957), mas só recebeu esta denominação em 1994. O objetivo deste bloco era recuperar a economia dos países membros, a partir da livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas e implantação de uma moeda única, o Euro.
IV - A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) surgiu em 1993, como um projeto para criar até 2020, a maior zona de livre comércio do mundo, reunindo mais de 20 países. O grande problema desse bloco são as características muito distintas dos países membros. Compõem este bloco os Estados Unidos, Malásia, Canadá, Vietnã, Filipinas, Coreia do Sul, Chile, Peru, Japão, Austrália, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) O Brasil (descrição física e política)
O Brasil é um país maior do que os menores e menor do que os maiores. É um país grande, porque, medida sua extensão, verifica-se que não é pequeno. Divide-se em três zonas climatéricas absolutamente distintas: a primeira, a segunda e a terceira. Sendo que a segunda fica entre a primeira e a terceira. Há muitas diferenças entre as várias regiões geográficas do país, mas a mais importante é a principal. Na agricultura faz-se exclusivamente o cultivo de produtos vegetais, enquanto a pecuária especializa-se na criação de gado. A população é toda baseada no elemento humano, sendo que as pessoas não nascidas no país são, sem exceção, estrangeiras. Tão privilegiada é hoje, enfim, a situação do país que os cientistas procuram apenas descobrir o que não está descoberto, deixando para a indústria tudo o que já foi aprovado como industrializável e para o comércio tudo o que é vendável. É, enfim, o país do futuro, e este se aproxima a cada dia que passa.
FERNANDES, M. In: ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível.
São Paulo: Parábola, 2009 (adaptado).
Em relação ao propósito comunicativo anunciado no título do texto, esse gênero promove uma quebra de expectativa ao
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Que espetáculo é esse, capaz de atrair a atenção de 1 bilhão de pessoas por noventa minutos? Que mistério é esse, capaz de fazer 1⁄6 da população mundial parar para acompanhar 25 homens correndo em direções desconexas sobre um palco verde com linhas brancas? Por que apenas um desses homens, com uma esfera nos pés, é capaz de hipnotizar a multidão e, a seguir, surpreendê-la? Por que algo tão simples como chutar uma bola modifica vidas, produz riqueza, paralisa países? Esta é uma história que começou na Inglaterra.
Em 150 anos, o futebol redefiniu a palavra esporte, interrompeu guerras, gerou ídolos, lendas, celebridades. Virou e revirou a indústria do entretenimento, estendeu sombras enormes atrás de corpos franzinos, transformou meninos pobres em ícones planetários, criou modas, gerou empregos e se tornou o jogo mais jogado do mundo. Uma bola, três juízes, 22 jogadores e pronto – podemos acompanhar a final da Copa do Mundo ou o grande clássico de Gana, entre Asante Kotoko e Hearts of Oak, num campo que tem mais terra do que grama.
Este Almanaque é um inventário sobre um esporte que apaixona e mesmeriza. O hábito de chutar uma esfera por diversão tem idade imprecisa. Existem indícios de que brincar com a bola nos pés é diversão há mais de cinco mil anos. A redonda já rolava na China milenar, na Grécia Antiga, no Império Romano, em sacrifícios mais... até que os ingleses mataram a distinta no peito e resolveram discipliná-la.
Isso aconteceu em 1863. E é dessa história que começamos a falar nas páginas seguintes. Da história, dos times, das seleções, dos craques, do folclore. De tudo o que se escreveu e falou sobre futebol, especialmente no Brasil. Afinal, este é o autodeclarado país do futebol, terra de 190 milhões de treinadores, todos responsáveis orgulhosos elas cinco estrelas que a seleção carrega no peito.
(POLI, Gustavo & CARMONA, Lédio. Almanaque do Futebol Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB Cultural, 2009. p. 9)
A introdução do livro Almanaque do Futebol cria, através da construção dos seus parágrafos, uma expectativa no leitor. Esse tipo de artifício demonstra que o autor do texto quis
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Numa experiência clássica, coloca-se dentro de uma campânula de vidro onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido.
Isso acontece porque
- História | 5.9 Colonização da América
(FUVEST 2010 1ª FASE) Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, implementou profundas reformas – conhecidas como bourbônicas – que tiveram grandes repercussões sobre as colônias espanholas na América. Entre elas,