Observe a imagem e escreva um parágrafo, refletindo sobre o problema tratado e como você pode contribuir para que isto não aconteça.
Questões relacionadas
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(USF) Há muitas aplicações da Física que são extremamente úteis na Medicina. Indubitavelmente, o estudo das ondas e de seus fenômenos auxilia a área em vários exames e no diagnóstico de doenças. A seguir, temos um exemplo de aplicabilidade desse conhecimento.
As características das ondas sonoras ou luminosas sofrem alterações com a movimentação da fonte emissora de ondas ou do observador. Pode haver a variação da frequência de uma onda quando refletida em células vermelhas (hemácias) em movimento. Por exemplo, quando uma onda é emitida pelo equipamento e é refletida em hemácias que se deslocam em sentido oposto à localização do aparelho, a frequência da onda refletida é maior do que a onda emitida.
Com base nas informações do texto, a partir dessa diferença de frequência da onda emitida e recebida, sabe-se
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESC) A herança de características adquiridas durante a vida de um indivíduo — a transmissão de traços não incorporados à sequência de DNA — foi algo arduamente debatido desde que o naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) concebeu a ideia que levou seu nome. Agora, para desenterrar o conceito lamarckista, precisou-se de uma única palavra mágica: “epigenética”. Esse é o termo usado para se referir ao estudo dos padrões de “expressão” (ativação de genes e fenótipo). A ideia por trás de tudo é que dois organismos que têm um mesmo genoma podem manifestar características totalmente diferentes, se alguns genes não forem expressos em um deles. Nas duas últimas décadas, começou a crescer o número de estudos relatando que padrões de expressão gênica podem ser induzidos por mudanças ambientais e depois passados de pais para filhos. (A HERANÇA de características..., 2010).
A herança epigenética refere-se às variações na expressão dos genes que não dependem de alterações da sequência de bases no DNA.
Considerando-se as informações contidas no texto e a importância desse tema, é possível afirmar:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UEFS) [...] a História da Evolução tem dois componentes principais: a ramificação das linhagens e as mudanças dentro das linhagens (incluindo a extinção). Espécies inicialmente similares tornamse cada vez mais diferentes, de modo que, decorrido tempo suficiente, elas podem chegar a apresentar diferenças profundas. [...] Os padrões hierarquicamente organizados de aspectos comuns entre as espécies — tais como as características comuns de todos os primatas, de todos os mamíferos, todos os vertebrados, todos os eucariontes e todos os seres vivos — refletem uma história na qual todas as espécies vivas podem ser seguidas retrospectivamente ao longo do tempo, até se chegar a um número cada vez menor de ancestrais comuns. (FUTUYMA, 2002, p.3)
A partir da análise dos conceitos evolutivos expostos no texto, é possível afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
A COMPADECIDA - E para que foi que você me chamou, João?
JOÃO GRILO - É que esse filho de chocadeira quer levar a gente para o inferno. Eu só podia me pegar com a senhora mesmo.
ENCOURADO - As acusações são graves. Seu filho mesmo disse que há tempo não via tanta coisa ruim junta!
A COMPADECIDA - Ouvi as acusações.
ENCOURADO - E então?
JOÃO GRILO - E então? Você ainda pergunta? Maria vai nos defender. Padre João, puxe aí uma Ave-Maria!
PADRE (ajoelhando-se - Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, bendito é o fruto de vosso ventre, Jesus.
JOÃO GRILO - Um momento, um momento. Antes de respondermos, lembrem-se de dizer, em vez de “agora e na hora de nossa morte”, “agora na hora de nossa morte”, porque do jeito que nós estamos, está tudo misturado.
TODOS - Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora na hora de nossa morte. Amém.
SUASSUNA, A. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro: Agir, 1993.
O texto teatral e o texto narrativo apresentam certas semelhanças: tanto um quanto o outro narram fatos vividos por personagens em determinado tempo e lugar. O texto teatral, entretanto, se distingue do narrativo na medida em que
- Física
Em um laboratório localizado em um planeta desconhecido, um grupo de pesquisadores observa o deslizamento de um bloco em um plano inclinado. Nota-se que o bloco parte do repouso e atinge o final da rampa em 10segundos e com velocidade de 4 m/s Neste mesmo ambiente, encontra-se instalado um manômetro do tipo “tubo em U” que tem por objetivo medir o diferencial de pressão entre dois reservatórios que se localizam em cada ponta do tubo. Sabe-se que o fluido manométrico é feito através da mistura da mesma quantidade em massa de dois óleos miscíveis distintos. Levando em conta os dados abaixo, pode-se afirmar que o coeficiente de atrito (dinâmico) entre o bloco e o plano inclinado na situação física descrita é:
Dados:
- altura máxima do plano em relação à horizontal: 6m
- comprimento da rampa: 10m
- diferença entre as pressões nos reservatórios:0,18kPa
- cota de desnível do fluido manométrico: 30 cm
- massas específicas dos óleos: 0,3g/cm3, 0,9g/cm3
Observação:
- considere que a massa, em kg da mistura dos óleos é igual a soma das massas, em kg das massas de cada óleo.