Em um laboratório localizado em um planeta desconhecido, um grupo de pesquisadores observa o deslizamento de um bloco em um plano inclinado. Nota-se que o bloco parte do repouso e atinge o final da rampa em 10segundos e com velocidade de 4 m/s Neste mesmo ambiente, encontra-se instalado um manômetro do tipo “tubo em U” que tem por objetivo medir o diferencial de pressão entre dois reservatórios que se localizam em cada ponta do tubo. Sabe-se que o fluido manométrico é feito através da mistura da mesma quantidade em massa de dois óleos miscíveis distintos. Levando em conta os dados abaixo, pode-se afirmar que o coeficiente de atrito (dinâmico) entre o bloco e o plano inclinado na situação física descrita é:
Dados:
- altura máxima do plano em relação à horizontal: 6m
- comprimento da rampa: 10m
- diferença entre as pressões nos reservatórios:0,18kPa
- cota de desnível do fluido manométrico: 30 cm
- massas específicas dos óleos: 0,3g/cm3, 0,9g/cm3
Observação:
- considere que a massa, em kg da mistura dos óleos é igual a soma das massas, em kg das massas de cada óleo.
Questões relacionadas
- Física | A. Leis de Newton
(UECE) De um modo simplificado, pode-se descrever mecanicamente um amortecedor automotivo como uma haste cujo tamanho varia mediante a aplicação de uma força de tração ou compressão na direção de seu comprimento. Essa haste oferece uma força de resistência oposta à força aplicada. Diferentemente de uma mola helicoidal, cuja força é proporcional ao deslocamento, no amortecedor a força é proporcional à velocidade de compressão ou de distensão. Nesse amortecedor ideal, sendo aplicada uma tração que faça seu comprimento variar como L=2t onde t é o tempo, a força de resistência é
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2017 1ª APLICAÇÃO) Letters
Children and Guns
Published: May 7, 2013
To the Editor: Re “Girl’s Death by Gunshot Is Rejected as Symbol” (new article, May 6):
I find it abhorrent that the people of Burkesville, Ky., are not willing to learn a lesson from the tragic shooting of a 2-year-old girl by her 5-year-old brother. I am not judging their lifestyle of introducing guns to children at a young age, but I do feel that it’s irresponsible not to practice basic safety with anything potentially lethal – guns, knives, fire and so on. How can anyone justify leaving guns lying around, unlocked and possibly loaded, in a home with two young children? I wish the family of the victim comfort during this difficult time, but to dismiss this as a simple accident leaves open the potential for many more such “accidents” to occur. I hope this doesn’t have to happen several more times for legislators to realize that something needs to be changed.
EMILY LOUBATON
Brooklyn, May 6, 2013
Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 10 maio 2013.
No que diz respeito à tragédia ocorrida em Burkesville, a autora da carta enviada ao The New York Times busca:
- Arte
(ENEM 2012 1º APLICAÇÃO)
O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX. Essa nova tendência se caracteriza pela
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(UESPI) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A literatura nos ajuda a construir nossa identidade
(1) Ainda que nasça e morra só, o indivíduo tem a sua existência marcada pela coletividade de que faz parte e que funciona segundo "leis" e "regras" preestabelecidas. Um dos primeiros desafios a serem enfrentados pelo ser humano é compreender que leis e regras são essas, decidir quais delas deve seguir e quais precisam ser questionadas de modo a permitir que sua jornada individual tenha identidade própria.
(2) Nos textos literários, de certo modo, entramos em contato com a nossa história, o que nos dá a chance de compreender melhor nosso tempo, nossa trajetória. O interessante, porém, é que essa "história" coletiva é recriada por meio das histórias individuais, das inúmeras personagens presentes nos textos que lemos, ou pelos poemas que nos tocam de alguma maneira. Como leitores, interagimos com o que lemos. Somos tocados pelas experiências de leituras que, muitas vezes, evocam nossas vivências pessoais e nos ajudam a refletir sobre nossa identidade e também a construí-la.
(3) Como toda manifestação artística, a literatura acompanha a trajetória humana e, por meio de palavras, constrói mundos familiares – em que pessoas semelhantes a nós vivem problemas idênticos – e mundos fantásticos, povoados por seres imaginários, cuja existência é garantida somente por meio das palavras que lhes dão vida. Também exprime, pela criação poética, reflexões e emoções que parecem ser tão nossas quanto de quem as registrou.
(4) Por meio da convivência com poemas e histórias que traçam tantos e diversos destinos, a literatura acaba por nos oferecer possibilidades de resposta a indagações comuns a todos os seres humanos.
(5) Além disso, em diferentes momentos da história humana, a literatura teve um papel fundamental: o de denunciar a realidade, sobretudo quando setores da sociedade tentam ocultá-la. Foi o que ocorreu, por exemplo, durante o período do regime militar no Brasil. Naquele momento, inúmeros escritores arriscaram a própria vida para denunciar, em suas obras, a violência que tornava a existência uma aventura arriscada. A leitura dessas obras, mesmo que vivamos em uma sociedade democrática e livre, nos ensina a valorizar nossos direitos individuais, nos ajuda a desenvolver uma melhor consciência política e social. Em resumo, a literatura permite também que olhemos para a nossa história e, conhecendo algumas de suas passagens, busquemos construir um futuro melhor.
Maria Luiza M. Abaurre; Marcela Pontara. Literatura Brasileira – tempos leitores e leituras. Ensino Médio.
São Paulo: Moderna, 2005, pp., 10-11. Adaptado.
Considerando a coesão e a coerência promovidas pela seleção das palavras, podemos perceber, no desenvolvimento do texto, ocorrências:
1. de palavras que se repetem, como 'literatura', 'história'.
2. de palavras que estão em afinidade de sentido, como 'literatura', 'escritores', 'obras'.
3. de palavras que são substituídas por um seu sinônimo, como 'poemas' por 'criações poéticas'; (mundos) 'fantásticos' por (seres) 'imaginários'.
4. de palavras que são substituídas por outras de sentido mais geral, como 'histórias' e 'poemas' por 'textos literários'.
5. de palavras antônimas, como 'nascer' e 'morrer'; 'indivíduo' e 'coletividade'.
Estão corretas:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
A maior diversidade de plantas do mundo
Depois de sete anos de trabalho, um grupo de botânicos do Brasil e de outros países concluiu a versão mais recente de um amplo levantamento sobre a diversidade de plantas, algas e fungos do Brasil, agora calculada em espécies. Quase metade, é exclusiva (endêmica) do território nacional. O total coloca o Brasil como o país com a maior riqueza de plantas no mundo.
Fonte: Revista FAPESP - ED. 241 | Marco 2016.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/
Em relação ao processo reprodutivo das plantas, correlacione as colunas a seguir.
1. Dicogamia
2. Apomixia
3. Cleistogamia
4. Reprodução Gâmica
5. Propagação vegetativa
( ) Mecanismo que favorece a autofecundação, já que a polinização ocorre antes da abertura do botão floral ou antese
( ) Amadurecimento da parte feminina (gineceu) da flor e da parte masculina (androceu) em momentos diferentes, favorecendo a alogamia.
( ) Reprodução biológica sem fecundação, meiose ou produção de gametas, com o resultado das sementes serem geneticamente idênticas às da planta mãe.
( ) Multiplicação assexuadamente de partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando novos indivíduos.
( ) Fusão de gametas maternos e paternos oriundos da mesma planta ou de diferentes plantas.
A sequência correta, de cima para baixo, é: