Analisando as imagens podemos concluir que elas retratam
Questões relacionadas
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UPF) Com as elevadas temperaturas sendo uma constante no verão dos últimos anos, a instalação de exaustores eólicos como os da figura tem aumentado consideravelmente. Mais viáveis financeiramente do que os aparelhos de ar condicionado, eles proporcionam a renovação do ar no interior de um ambiente sem necessidade de energia elétrica. Isso ocorre em virtude do movimento das hélices desses exaustores.
Um dos fatores físicos necessários para ocorrer esse movimento e provocar a exaustão do ar é
- Química | A. Cálculos Químicos
(UFPB) Recentemente, foram divulgados pela imprensa local (Jornal Correio da Paraíba de 03/07/2011) resultados de uma pesquisa sobre a poluição atmosférica causada pela emissão de CO2 por veículos automotores que circulam em João Pessoa. Segundo esses resultados, para neutralizar os efeitos dessa poluição, seria necessário que a área de Mata Atlântica fosse cinco vezes maior que a existente na Paraíba. Ainda segundo a pesquisa, num trajeto de ida e volta na Avenida Epitácio Pessoa, totalizando 20 km, um automóvel chega a liberar 3 kg de CO2. Nesse contexto, considere que essa massa equivale a 68 mol de CO2 e que essa quantidade é transformada pela fotossíntese em igual quantidade de matéria de O2.
Com base nessas considerações, é correto afirmar que, nas CNTP, o volume de O2 produzido nessa transformação é
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UEMG) Este texto é uma letra de música da banda irlandesa U2.
Miss Sarajevo
U2
Is there a time for keeping your distance
A time to turn your eyes away.
Is there a time for keeping your head down
For getting on with your day.
Is there a time for kohl and lipstick
Is there time for cutting hair
Is there a time for high street shopping
(…)
Here she comes, to take her crown.
Is there a time to run for cover
A time for kiss and tell.
(…)
Dici che il fiume
Trova la via al mare
E come il fiume
Giungerai a me
Oltre i confini
E le terre assetate
Dici che come il fiume
Come il fiume...
L'amore giungerà (…)
Miss Sarajevo (tradução)
U2
Há momentos para ficar afastado
Momentos para desviar o olhar
Há momentos para baixar a cabeça
Para ir em frente com seu dia
Há momentos para usar kohl e batom
Momentos para enrolar o cabelo
Momentos para fazer compras na avenida
(...)
Aí vem ela, para receber sua coroa
Há momentos para fugir
Momentos para beijar e sair comentando
(...)
Você diz que o rio
Encontra seu caminho para o mar
E assim como o rio
Você virá para mim
Além das fronteiras
E dos desertos
Você diz que, como o rio
Semelhante ao rio
O amor virá (...)
(www.letras.mus.com.br. Acesso: 19/10/2012.)
A música “Miss Sarajevo” relaciona-se ao contexto da guerra da Bósnia, que teve início por volta de 1992. A canção foi descrita da seguinte maneira no encarte do CD Passengers: Original Soundtracks 1: "Essa música foi composta devido ao premiado documentário de Bill Carter chamado Miss Sarajevo. (...) artistas locais realizaram um concurso de beleza Miss Sarajevo e, durante a elaboração do concurso, os organizadores ficavam passando por debaixo de túneis e sob fogo cruzado. O objetivo do documentário e da música apresentada era mostrar ao mundo como eram as condições de vida da população da Bósnia durante a guerra.".
A respeito do contexto dessa guerra (1992-95), que culminou na independência da Bósnia- Herzegovina, é CORRETO afirmar:
- Física
Deixa-se cair um objeto de massa 500g de uma altura de 5m acima do solo. Assinale a alternativa que representa a velocidade do objeto, imediatamente, antes de tocar o solo, desprezando-se a resistência do ar.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
No hablarás con acento andaluz en el telediario de las 9
Hace unos días salió publicado que el obispado de Salamanca ha pedido a las hermandades de Semana Santa que eviten usar expresiones andaluzas durante las procesiones arguyendo que "suenan mal".
Aunque es una noticia aparentemente local y sin otro interés que el de seguir los cotilleos de los cofrades y capillitas salmantinos, lo cierto es que recoge uno de los estereótipos lingüísticos más extendidos: lo mal que hablan los andaluces.
Lo que los hablantes percibimos subjetivamente como acentos buenos y malos suele ser producto de la influencia cultural y del poder recalcitrante que dejaron ciertas regiones históricamente hegemónicas. El habla de Castilla se convirtió en la de prestigio porque era la forma de hablar propia del lugar de donde emanaba el poder. El acento de la clase dominante pasó a tener prestigio social y se convirtió a ojos del conjunto de los hablantes en deseable,mientras que las formas de hablar de las zonas alejadas de los centros de poder pasaron a ser consideradas provincianas y propias de gentes pobres e incultas.
La televisión tiene un enorme poder en lo que a representación y normalización cultural se refiere. De la misma manera que esperamos que la televisión pública recoja los distintos intereses y sensibilidades de la población, sería muy deseable ver reflejado y celebrado todo elabanico de diversidad lingüística de la sociedad en que vivimos y abandonar de una vez el monocultivo del castellano central que copa nuestras pantallas. Y hoy, día de Andalucía, es um buen día para reclamarlo.
MELLADO, E. A. Disponível em: www.eldiario.es. Acesso em: 18 ago. 2017.
O texto discute a proibição de expressões andaluzas nas procissões e no telejornal das 9 horas. De acordo com essa discussão, o autor defende a