48. Texto base: O esquema a seguir se refere ao conceito de pegada ecológica. Pegadas ecológicas. Disponível em: <http://goo.gl/dAO8vU>. Acesso em: 23 mar. 2015
Enunciado:
O conceito apresentado pelo esquema associa diversos setores que se relacionam com a sociedade humana. Esse termo foi criado com o objetivo de
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A partir do século XVI, diversos produtos e alimentos típicos de áreas da América, África, Ásia e Europa se espalharam rapidamente pelo mundo. A culinária brasileira é um bom exemplo da mestiçagem na alimentação. Nos hábitos alimentares, do brasileiro, foram incorporados alimentos e produtos indígenas, europeus, africanos e asiáticos.
Um dos produtos ou alimentos da culinária brasileira que tem origem africana é
- Geografia | 6.2 Energia
Tal fonte energética, bastante promissora, tem sido explorada principalmente para a geração de eletricidade e estima- se que seu potencial energético global seja da ordem de 500 a 1 000 TWh/ano. Embora seja um valor significativo, poucos lugares do mundo possuem condições geográficas adequadas à sua exploração, conforme se verifica no mapa.
O texto e o mapa apresentados referem-se à exploração da energia
- Geografia | B. Blocos Econômicos
(CFTRJ) A Grécia enfrenta 'uma queda de braço' com os credores de sua dívida. [...] Atualmente, a dívida grega supera, em muito, o limite de 60% do PIB estabelecido pelo pacto assinado pelo país para fazer parte do euro. A Grécia deve um total de 271 bilhões de euros, segundo a BCE (Banco Central Europeu). A origem da atual crise se deu há dez anos,quando foi revelado por autoridades da Europa que o país havia maquiado suas contas ao longo de vários anos para conseguir entrar na zona do euro.
Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/06/o-que-acontece-se-grecia-der-calote-no-fmi-entenda-crise-no-pais.html.(Adaptado).
Acesso em 08/09/2015.
Uma característica da União Europeia expressa no texto é a:
- História - Fundamental | 02.2. O brasil africano
Leia a reportagem a seguir
NEGROS RELATAM SOFRER PRECONCEITO NO ENSINO SUPERIOR
Segurança barrou aluno por achar que se tratava de um ladrão de carro.
25% dos negros e pardos estão na universidade, contra 58% dos brancos. Fernanda Calgaro Do G1, em São Paulo Foi na universidade que Cleiton Silva Menezes, 21 anos, enfrentou a situação mais humilhante de sua vida. Negro e portador de deficiência física que afeta a coordenação motora, ele foi barrado pelos seguranças na saída do estacionamento. O motivo? Os vigias acharam que o jovem estivesse roubando um carro. "Eu dirigia o carro do meu pai, mas disseram que eu não tinha como ter um carro daquele nem ser aluno dali", afirma Cleiton, que cursava economia em uma universidade particular da Grande São Paulo. Mesmo com o documento do carro e a carteira de estudante em mãos, Cleiton foi retido até o estacionamento esvaziar. "Só aí se convenceram de que eu era o dono." De tão humilhado, o jovem nem fez um boletim de ocorrência. "Se fosse hoje, não toleraria de jeito nenhum. Sou mais consciente dos meus direitos." Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/
(A) Defina o que é preconceito.
(B) Explique a causa da existência do preconceito racial na sociedade de hoje.
(C) Retire do texto o trecho que demonstra a atitude do estudante diante da atitude dos seguranças.
(D) Para promover a reflexão sobre a valorização do negro na sociedade brasileira, foi criado o Dia da Consciência Negra. Você acredita que a criação do Dia da Consciência Negra irá contribuir para a diminuição do preconceito existente no Brasil? Justifique sua resposta utilizando dois exemplos
- Matemática - Fundamental | 03. Números Racionais
O QUE É O PIB?
“O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas. O PIB não é o total de riqueza existente no país. Esse é um equívoco muito comum, pois dá a sensação de que o PIB seria um estoque de valor que existe na economia, como uma espécie de tesouro nacional.”
Sabendo que o PIB, em reais, dos estados do Pará e de Amazonas são respectivamente 138,06 milhões e 89,01 milhões, marque o item em que está a soma entre esses dois valores, em reais.