Disponível em <http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=203> Acesso em 01/07/2010
As imagens mostram aspectos da vida das mulheres brasileiras antigamente. Escreva um parágrafo com 2 informações sobre a vida das mulheres brasileiras nesta época.
Questões relacionadas
- Matemática | 15.1 Ponto
Um foguete foi lançado do marco zero de uma estação e após alguns segundos atingiu a posição (6, 6, 7) no espaço, conforme mostra a figura. As distâncias são medidas em quilômetros.
Considerando que o foguete continuou sua trajetória, mas se deslocou 2 km para frente na direção do eixo-x, 3 km para trás na direção do eixo-y, e 11 km para frente, na direção do eixo-z, então o foguete atingiu a posição:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia e analise com os alunos o texto a seguir.
Quando se é conivente com a indústria pirata, também se apoiam práticas trabalhistas ilícitas, irregulares, ilegais e até atos criminosos. Já pensou nisso? Por Marici Ferreira
[...] Se você já comprou, usou ou apoiou o mercado de produtos piratas, não vai se incomodar se nós o chamarmos de pirata, vai? Provavelmente não, mas deveria… Afinal, quando o chamamos de pirata, estamos comparando você a um membro do crime organizado. Aquele mesmo que se beneficia com todos os esquemas ilegais que a gente condena e acaba dizendo: “Eu pago meus impostos para conviver com esse nível de corrupção do país?!”
Sim, infelizmente, quando você é conivente com a indústria de produtos ilegais, você deveria conviver com toda a violência, insegurança de forma natural e sem reclamar, nem quando você ficar sabendo que pessoas foram prejudicadas por tomarem remédios falsificados, nem quando souber que uma senhora teve a saúde prejudicada pois usou uma prótese pirata, ou que um avião caiu porque a peça pirata usada nas turbinas falhou. Todas essas tragédias acontecem porque você acha que não tem problema [...]
E quando você acha que compra pirata para “ajudar o tiozinho do camelô” é como se você tivesse, no longo prazo, jogando esse trabalhador num buraco social ainda mais profundo. Daí não adianta falar em políticas sociais, direitos do trabalhador, igualdade, etc. Porque quando você é conivente com a indústria pirata você também apoia práticas trabalhistas ilícitas, irregulares, ilegais. Automaticamente você coloca uma porção de trabalhadores em condições péssimas de trabalho, porque você apoia atos criminosos…
Para se safar de um autoexame de consciência, você pode até dizer que o crime de pirataria não causa tanto impacto quanto o narcotráfico. Errado! [...] Para deixar o cenário bem real, números recentes mostram que a pirataria gera um rombo de mais de R$ 100 bilhões ao ano para os cofres públicos. Por exemplo, com R$ 1,5 bilhão daria para construir um hospital capaz de atender 450 pessoas por dia, 10 mil consultas especializadas e 1.300 cirurgias, por mês. Ao todo, seriam mais 2.700 atendimentos diários no Estado, 60 mil novas consultas e até 7.800 procedimentos cirúrgicos. Já parou para pensar nisso? Então veja que o impacto social negativo da pirataria é imenso. [...]
As pessoas admitem que consomem pirataria sem o menor constrangimento e esse é o maior vilão do combate ao comércio ilegal: a banalização da prática criminosa. É preciso ampliar o debate. [...] Mudar uma cultura de banalização do crime não é tarefa fácil e também não somos ingênuos de achar que será de uma hora para a outra. Mas o impossível sempre existe até que alguém se disponha a realizar. Vamos nessa? [...]
Disponível em: <http://www.consumoempauta.com.br/artigo-produtos-piratas-tem-impacto-social-negativo/>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
- Elabore com os alunos um questionário, o PIRATÔMETRO, que funcionará como o impostômetro e o sonegômetro.
Sugestão de questionário: Idade: Sexo: Nível de ensino:
Você consome produtos piratas? ( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes. Em caso afirmativo, quais produtos?
( ) CDs ( ) Bolsas ( ) Perfumes ( ) Brinquedos ( ) Relógios ( ) TV por assinatura
( ) DVDS ( ) Tênis ( ) Roupas ( ) Óculos ( ) Calçados ( ) Artigos esportivos
Outros:
Você conhece alguém que compra produtos piratas? ( ) Sim ( ) Não Em caso afirmativo, quais produtos?
( ) CDs ( ) Bolsas ( ) Perfumes ( ) Brinquedos ( ) Relógios ( ) TV por assinatura
( ) DVDS ( ) Tênis ( ) Roupas ( ) Óculos ( ) Calçados ( ) Artigos esportivos Outros:
Você concorda com o argumento "Pelos preços absurdos do mercado brasileiro, a saída é a compra de produtos piratas."? ( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes.
- Solicite aos alunos que:
- apliquem o questionário em pessoas conhecidas da comunidade. Cuidem para que não haja constrangimentos e a repetição de entrevistados. Os questionários não serão identificados com os nomes dos participantes da enquete.
- divulguem os resultados do PIRATÔMETRO – pessoas que compram, conhecem alguém que compra e aceitam a compra dos produtos piratas. Também apresentem os produtos piratas mais comprados e os números por faixa etária, sexo e nível de ensino. Esta enquete será uma amostragem reduzida do comportamento da comunidade.
- realizem uma campanha de conscientização da importância do pagamento de impostos e combate à pirataria. Devemos reivindicar valores mais justos e a aplicação correta dos impostos, mas não sonegá-los.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
O ácido etanoico, conhecido como ácido acético - constituinte do vinagre -, pode ser produzido a partir do etanol, como mostrado no esquema:
No processo de síntese, o composto representado por X é um intermediário que será transformado no produto final desejado: o ácido etanoico. Considerando as reações envolvidas no processo, é incorreto afirmar que
- Geografia | 2. Cartografia
Disponível em: http://imguol.com. Acesso em: 30 mar. 2014 (adaptado).
Considerando-se que a distância entre o local onde os destroços do avião foram avistados e a cidade de Perth é de 2 cm, a escala aproximada dessa representação cartográfica é:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UERJ) A ARTE DE ENGANAR
Em seu livro Pernas pro ar, Eduardo Galeano recorda que, na era vitoriana, era proibido mencionar “calças” na presença de uma jovem. Hoje em dia, diz ele, não cai bem utilizar certas expressões perante a opinião pública: “O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado; imperialismo se chama globalização; suas vítimas se chamam países em via de desenvolvimento; oportunismo se chama pragmatismo; 1despedir sem indenização nem explicação se chama flexibilização laboral” etc.
A lista é longa. Acrescento os inúmeros preconceitos que carregamos: ladrão é sonegador; lobista é consultor; 2fracasso é crise; especulação é derivativo; latifúndio é agronegócio; desmatamento é investimento rural; lavanderia de dinheiro escuso é paraíso fiscal; 3acumulação privada de riqueza é democracia; socialização de bens é ditadura; governar a favor da maioria é populismo; tortura é constrangimento ilegal; invasão é intervenção; 4peste é pandemia; 5magricela é anoréxica.
Eufemismo é a arte de dizer uma coisa e acreditar que o público escuta ou lê outra. É um jeitinho de escamotear significados. De tentar encobrir verdades e realidades.
Posso admitir que pertenço à terceira idade, embora esteja na cara: sou velho. 6Ora, poderia dizer que sou seminovo! Como carros em revendedoras de veículos. Todos velhos! Mas o adjetivo seminovo os torna mais vendáveis.
Coitadas das palavras! Elas 7são distorcidas para que a realidade, escamoteada, permaneça como está. Não conseguem, contudo, escapar da luta de classes: pobre é ladrão, 8rico é corrupto.
Pobre é viciado, rico é dependente químico.
Em suma, eufemismo é um truque semântico para tentar amenizar os fatos.
Frei Betto. Adaptado de O Dia, 21/03/2015.
Na produção do humor, traço típico da crônica, o autor combina eufemismos com outros recursos ou figuras de linguagem.
O exemplo em que o humor é produzido por meio da superposição entre um eufemismo e uma comparação entre elementos distintos é: