A partir das imagens e das informações nelas contidas, pode-se afirmar que, entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UECE) Atente para o seguinte excerto: “As cidades locais mudam de conteúdo. Antes, eram as cidades dos notáveis, hoje se transformam em cidades econômicas. A cidade dos notáveis, onde as personalidades marcantes eram o padre, o tabelião, a professora primária, o juiz, o promotor, o telegrafista, cede lugar à cidade econômica, onde são imprescindíveis o agrônomo, o piloto agrícola, o especialista em adubos, o bancário, o responsável pelos comércios especializados”.
(SANTOS, Milton. Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008, p. 127)
O texto acima indica as transformações apontadas por Milton Santos, com relação às novas formas espaciais urbanas, sobretudo no que concerne às cidades locais. Tais transformações estão associadas a determinados processos e são definidas através da
- Física | B. Resistores
(PUCCAMP) A distribuição de energia elétrica para residências no Brasil é feita basicamente por redes que utilizam as tensões de 127 V e de 220 V, de modo que os aparelhos eletrodomésticos são projetados para funcionarem sob essas tensões. A tabela mostra a tensão e a intensidade da corrente elétrica que percorre alguns aparelhos elétricos resistivos quando em suas condições normais de funcionamento.
Sendo RC, RL e RF respectivamente, as resistências elétricas do chuveiro, da lâmpada e do ferro de passar, quando em suas condições normais de funcionamento, é correto afirmar que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise o mapa a seguir.
Crédito: arquivom.wordpress.com. Acesso em 12 mar. 2012.
Explique por que a Grécia foi uma civilização costeira.
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Para resolver as questões 5 e 6, analise a pirâmide da sociedade medieval a seguir.
Disponível em: <http://trabalhosescolares.net>. Acesso em: 18 set. 2012.
Faziam parte da nobreza medieval
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A Lei n.12.288, de 20 de julho de 2010, instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, cujos dois primeiros artigos estão descritos a seguir.
Art. 1o Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.
Art. 2oÉ dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm> Acesso em: 02 jun. 2016.
De promulgação recente, o Estatuto da Igualdade Racial defende: