http://historiacem01.weebly.com/2-bim2.html >. Acesso em 20 abr. 2015. O cartum faz uma brincadeira com o momento de independência do Brasil, mostrando D. Pedro indo ao banheiro, e as pessoas entendendo que ele estava declarando a independência. Após a independência, em 1822, o Brasil se organizou como um regime monárquico no qual o Imperador, D. Pedro I, centralizou o poder em suas mãos.
Enunciado:
A partir da leitura da charge, observa-se que o povo
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O historiador Tucídides transcreveu em sua obra a famosa Oração fúnebre de Péricles, que o estadista teria pronunciado durante as cerimônias em homenagem aos atenienses mortos no primeiro ano da Guerra do Peloponeso.
“Nosso regime político não se propõe tomar como modelo as leis de outros: antes somos modelo que imitadores. Como tudo nesse regime depende não de poucos, mas da maioria, [...]. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências particulares, no que se refere à atribuição de honrarias o critério se baseia no mérito e não na categoria a que se pertence; inversamente, o fato de um homem ser pobre não o impede de prestar serviços ao Estado.”
Disponível em: http://veja.abril.com.br/230408/p_122.shtml
Acesso 03 jun. 2013.
O documento histórico retrata os fundamentos do seguinte regime político:
- Física | B. Força Magnética
(ESC. NAVAL) Analise a figura a seguir.
Imersa numa região onde o campo magnético tem direção vertical e módulo B = 6,0T uma barra condutora de um metro de comprimento, resistência elétrica R = 1,0 ohm e massa m = 0,2 kg desliza sem atrito apoiada sobre trilhos condutores em forma “U” dispostos horizontalmente, conforme indica a figura acima. Se uma força externa F mantém a velocidade da barra constante e de módulo v = 2,0 m/s qual o módulo da força F em newtons?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto e observe a imagem:
Presente odioso, futuro incerto
O sonho não era apenas fazer uma reforma ou uma reforma nas opressivas estruturas existentes. O poder da imaginação tinha sido liberado. Os estudantes, que ergueram barricadas no Centro de Paris e nas aleias* das bem cuidadas universidades americanas e tomaram as ruas na bela e secular Praga e em muitas outras cidades, queriam uma nova vida. Seus cantos, suas palavras de ordem, suas bandeiras e cartazes não vinham do passado. Representavam o futuro. Contra o centralismo, queriam autogestão. Contra o autoritarismo, propunham assembleias gerais. Rebelião e revolução nunca estiveram tão próximas.
ZAPPA, R.; SOTO, E. 1968: eles só queriam mudar o mundo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. p. 13.
Glossário
Aleias – rua ou caminho ornado de árvores ou arbustos; alameda.
O ônibus mágico
Considerando a tendência do movimento de contracultura da década de 1960, é possível traduzi-lo como uma busca
pela militarização irrestrita da população para combate na Guerra Fria.
- História | 6.12 Nazifascismo
(IFCE) O século XX foi um momento importante para a história da humanidade em termos de avanços científicos e tecnológicos. A mesma tecnologia que levou o homem à lua e ampliou as comunicações, foi implementada para a construção das armas de destruição em massa. Embalado pelo discurso de progresso e desenvolvimento, o século XX viu o Totalitarismo, expressão cunhada pela pensadora Hannah Arendt. A manifestação mais marcante desse movimento pode ser verificada
- Física | B. Resistores
(UESB) Um chuveiro elétrico submetido a uma ddp U = 120,0V opera com potência de 2400,0W. A quantidade de água que passa pelo chuveiro em cada segundo é igual a 1140,0g. Considerando-se o calor específico da água c = 1,0cal/g°C e 1cal = 4,0J, é correto afirmar que a