Disponível em < http://blogenaro.blogspot.com/2008/10/hoje-na-histria-01-de-outubro.html> Acesso em 01/07/2010
a) Que tratados são mostrados nesse mapa?
b) Que países estavam envolvidos nesses acordos?
c) Em que sequência ocorrerem esses tratados?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.2. Pronomes possessivos, preposição e locução verbal
Leia o poema “A flor e a fonte” para responder
a) Qual o pronome presente nesse trecho?
b) Como se classifica?
c) A quem se refere?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto base: Leia o texto a seguir. Decorei o quintal com flores de ipê, violetas e pétalas de rosa feitas de papel crepom. Vesti minha roupa azul de passear e calcei as sandálias que ganhei no Natal. Para comer, peguei doce de leite na geladeira e uma fatia de broa de fubá. Para beber foi só água mesmo. Tá bom demais. Minha mãe chegou do serviço e foi logo perguntando que bagunça toda era aquela. - Sabe o que é, mãe, estou celebrando o casamento da Tita com o Pepe. Não é legal? Ela fez uma cara de interrogação e começou a dar o maior chilique: - E desde quando uma tartaruga anda podendo se casar com um peixe? - Ué, mãe, parece boba! Os dois vivem na água, não é? Pois, então, nada mais lógico. A gente pega a casinha da Tita, põe no aquário e está tudo resolvido. Minha mãe refletiu um pouco, colocou a mão no queixo e perguntou: - E você acha que os dois vão se dar bem só porque vão morar juntos? - Ih, mãe, você não sabe nada mesmo... Já ouviu falar que “quem casa quer casa’’? Pois é isso, pronto. - Eu, hein! De onde você tira essas ideias, menina? - Mãe, presta atenção: ninguém pode ser sozinho, nem mesmo os bichos. Eu tô só dando um empurrãozinho. [...] MARQUES, Ângela. Um menino... uma menina. Belo Horizonte: Lê, 2006. p. 7
Enunciado:
- De acordo com a história que você acabou de ler crie um título com base nas principais ideias.
- O que a menina quis dizer quando falou “quem casa quer casa”?
- Qual foi a intenção da menina ao querer casar uma tartaruga com um peixe?
- A ideia que a menina teve tem sentido? Explique.
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Texto base: A imagem a seguir é o logotipo de um banco.
Disponível em: <http://agenciawai.com.br/por-trs-das-logos-bancos/>. Acesso em: 25 set. 2014. O logotipo foi construído usando-se um quadrado e sobre um dos lados do quadrado construiu-se um triângulo isósceles cuja altura é a metade do lado do quadrado. A junção desses dois polígonos forma um pentágono cinza escuro na imagem acima. No pentágono é destacado um triângulo cinza claro.
Enunciado:
Determine
a) o número de diagonais desse pentágono.
b) quantas dessas diagonais dividem o triângulo cinza claro em duas partes.
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: https://www.eluniverso.com. Acesso em 5 mar. 2021.
A tirinha acima faz uma reflexão sobre a imaginação e a realidade, os vocábulos “pega” e “despega” respectivamente têm o sentido de
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Para os chineses da dinastia Ming, talvez as favelas cariocas fossem lugares nobres e seguros: acreditava-se por lá, assim como em boa parte do Oriente, que os espíritos malévolos só viajam em linha reta. Em vielas sinuosas, portanto, estaríamos livres de assombrações malditas. Qualidades sobrenaturais não são as únicas razões para considerarmos as favelas um modelo urbano viável, merecedor de investimentos infraestruturais em escala maciça. Lugares com conhecidos e sérios problemas, elas podem ser também solução para uma série de desafios das cidades hoje. Contanto que não sejam encaradas com olhar pitoresco ou preconceituoso. As favelas são, afinal, produto direto do urbanismo moderno e sua história se confunde com a formação do Brasil.
CARVALHO, B. A favela e sua hora. Piauí, n. 67, abr. 2012.