(CEFET) Nada de excessos, a linha está traçada, é a da Constituição. “Tornar prática a Constituição que existe no papel deve ser o esforço dos liberais” e “Queremos a Constituição - não a Revolução”. Estas são palavras de um lutador histórico, Evaristo da Veiga, na sua Aurora Fluminense, o mesmo homem que a historiografia da Regência costuma opor ao regressismo.
BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. (Adaptado)
As palavras de Evaristo da Veiga refletem as ideias dominantes entre os liberais brasileiros, na primeira metade do século XIX, para os quais era preciso
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Os médicos costumam prescrever às pessoas hipertensas uma dieta com baixo teor de sódio. Entretanto, esse elemento a que os médicos se referem não é o sódio metálico, um metal muito reativo que, em contato com a água, libera grande quantidade de energia. Na verdade, essa recomendação refere-se aos íons sódio (Na+), que são ingeridos quando consumimos, principalmente, alimentos que contenham o sal de cozinha. Da mesma maneira, quando os médicos prescrevem ferro às pessoas anêmicas, não quer dizer que elas devam “comer pregos” ou outro objeto feito de ferro. O que se indica é a ingestão de íons de ferro (II), presente, por exemplo, em FeSO4.
J. Usberco e E. Salvador. Química – Volume Único. 5.ª ed., São Paulo: Saraiva, 2002 (com adaptações).
A partir das informações do texto, julgue o item seguinte.
A hipertensão, na forma citada no texto, deve-se à elevação nas concentrações plasmáticas de Na+, que leva ao aumento do volume plasmático em virtude de movimentos osmóticos.
- Ciências - Fundamental | 04. Características dos animais
Compare as imagens e faça o que se pede.
Disponível em: <http://goo.gl/1x7ckm>. Acesso em: 13 dez. 2015.
Disponível em: <http://goo.gl/UAMzG4>. Acesso em: 13 dez. 2015.
a) Identifique os seres adultos apresentados nas imagens.
b) Explique quais seres estão se desenvolvendo e ainda não nasceram, apresentando uma diferença entre eles.
- Matemática - Fundamental | 29. Multiplicação e divisão de decimais
Texto base: Quatro amigos foram ao mercado comprar frutas para fazer uma deliciosa salada. Compraram maçãs, laranjas, mamões e bananas e decidiram que o valor da compra seria dividido igualmente entre os 4. O quadro a seguir mostra o valor gasto com cada tipo de fruta após elas serem pesadas no mercado.
Enunciado:
1. Qual foi o valor total da compra?
2. Descubra o valor que cada um dos amigos terá de pagar.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
As narrativas indígenas se sustentam e se perpetuam por uma tradição de transmissão oral (sejam as histórias verdadeiras dos seus antepassados, dos fatos e guerras recentes ou antigos; sejam as histórias de ficção, como aquelas da onça e do macaco). De fato, as comunidades indígenas nas chamadas “terras baixas da América do Sul" (o que exclui as montanhas dos Andes, por exemplo) não desenvolveram sistemas de escrita como os que conhecemos, sejam alfabéticos (como a escrita do português), sejam ideogramáticos (como a escrita dos chineses) ou outros. Somente nas sociedades indígenas com estratificação social (ou seja, já divididas em classes), como foram os astecas e os maias, é que surgiu algum tipo de escrita. A história da escrita parece mesmo mostrar claramente isso: que ela surge e se desenvolve – em qualquer das formas – apenas em sociedades estratificadas (sumérios, egípcios, chineses, gregos, etc.). O fato é que os povos indígenas no Brasil, por exemplo, não empregavam um sistema de escrita, mas garantiram a conservação e continuidade dos conhecimentos acumulados, das histórias passadas e, também, das narrativas que sua tradição criou, através da transmissão oral. Todas as tecnologias indígenas se transmitiram e se desenvolveram assim. E não foram poucas: por exemplo, foram os índios que domesticaram plantas silvestres e, muitas vezes, venenosas, criando o milho, a mandioca (ou macaxeira), o amendoim, as morangas e muitas outras mais (e também as desenvolveram muito; por exemplo, somente do milho criaram cerca de 250 variedades diferentes em toda a América).
D'Angelis, W. R. Histórias dos índios lá em casa: narrativas indígenas e tradição oral popular no Brasil. Disponível em: www.portalkaingang.org. Acesso em: 5 dez. 2012.
A escrita e a oralidade, nas diversas culturas, cumprem diferentes objetivos. O fragmento aponta que, nas sociedades indígenas brasileiras, a oralidade possibilitou:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(ENEM 2016 3ª APLICAÇÃO) Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas. Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?