(ENEM 2016 3ª APLICAÇÃO) Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas. Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
O gráfico abaixo apresenta informações sobre os números de livros lidos no mês passado pelos alunos de uma determinada turma. Sabendo-se que a informação de todos os alunos consta nesse gráfico, e que não há aluno que leu mais de 3 livros, utilize-o para responder à(s) questão(ões). (modificação no gráfico, para melhor representar a ideia envolvida)
A média do número de livros lidos no mês passado por essa turma é exatamente:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O crescimento do movimento trabalhista no Brasil, no início do século XX, teve importante influência dos imigrantes que exerciam funções nas fábricas:
Essa ‘divisão maniqueísta’ da classe operária – ‘bons brasileiros’ versus ‘maus estrangeiros anarquistas’ – vai, ao longo dos anos, se consolidando no discurso patronal e também no discurso governamental sobre a ‘questão social’.
ADDOR, Carlos Augusto. A greve de 1903: primórdios do movimento operário no Rio de Janeiro.
Disponível em: <www.scielo.br/pdf/hcsm/v14n2/16.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2016.
Como consequência dessa relação, a Lei Adolfo Gordo, de 1907, autorizava a:
- Química | 2.4 Cinética Química
A reação química entre dois reagentes ocorre de tal forma que, ao se triplicar a concentração do reagente A, mantendo-se fixa a concentração do reagente B, observa-se o aumento de nove vezes na velocidade inicial de reação. Por outro lado, a variação da concentração do reagente B não acarreta mudança da velocidade inicial da reação. Assim, é correto afirmar que a equação geral da lei de velocidade da reação, onde v é a velocidade inicial e k é a constante de velocidade, é:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UEFS)
Considerando-se a análise dos pressupostos e subentendidos relacionados com os elementos verbais e não verbais desse cartum de Caulos, é correto afirmar que nele está presente um recurso estilístico denominado de:
- Química | 3.8 Bioquímica
(FUVEST 2017 1ª FASE) No preparo de certas massas culinárias, como pães, é comum adicionar-se um fermento que, dependendo da receita, pode ser o químico, composto principalmente por hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3), ou o fermento biológico, formado por leveduras. Os fermentos adicionados, sob certas condições, são responsáveis pela produção de dióxido de carbono, o que auxilia a massa a crescer.
Para explicar a produção de dióxido de carbono, as seguintes afirmações foram feitas.
I. Tanto o fermento químico quanto o biológico reagem com os carboidratos presentes na massa culinária, sendo o dióxido de carbono um dos produtos dessa reação.
II. O hidrogenocarbonato de sódio, presente no fermento químico, pode se decompor com o aquecimento, ocorrendo a formação de carbonato de sódio (Na2CO3), água e dióxido de carbono.
III. As leveduras, que formam o fermento biológico, metabolizam os carboidratos presentes na massa culinária, produzindo, entre outras substâncias, o dióxido de carbono.
IV. Para que ambos os fermentos produzam dióxido de carbono, é necessário que a massa culinária seja aquecida a temperaturas altas (cerca de 200 ºC), alcançadas nos fornos domésticos e industriais.
Dessas afirmações, as que explicam corretamente a produção de dióxido de carbono pela adição de fermento à massa culinária são, apenas,