Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul
Nova migração é um movimento recente, mas suficientemente forte para causar modificações econômicas, étnicas e culturais Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS
Um novo processo migratório, formado, sobretudo, por africanos e caribenhos, começa a vingar no Rio Grande do Sul – onde imigrantes italianos, alemães e poloneses se instalaram aos milhares no século 19. [...] Fogem da pobreza: no Brasil, podem ganhar até seis vezes mais do que no seu país de origem. O território gaúcho é um dos principais destinos de senegaleses e haitianos, principalmente o Interior. [...] O sonho de todos é o mesmo dos colonos que chegaram há quase 200 anos. [...] Os haitianos, dominicanos, senegaleses, ganeses, gambianos e bengaleses (habitantes de Bangladesh) e indianos que vieram para cá são de uma classe média urbana. Muitos têm Ensino Médio, Superior incompleto ou mesmo completo. Parte significativa é poliglota (falam mais de um idioma). No caso do Haiti, há pesquisadores que já classificam o fenômeno como uma “fuga de cérebros” do país. Nesse ponto, se diferenciam dos alemães e italianos vindos no século 19.
Disponível em: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/novos-imigrantes-mudam-o-cenario-do-rio-grande-do-sul-4576728.html>. Acesso em: 04 out. 2015.
a) Relacione o processo migratório atual na região Sul do Brasil ao que ocorreu no século XIX, ressaltando a diferença entre os imigrantes do século XIX e os da atualidade.
b) Nova migração é um movimento recente, mas suficientemente forte para causar modificações econômicas, étnicas e culturais. Cite uma modificação que esses imigrantes causaram em cada um desses aspectos: econômicos, étnicos e culturais nas cidades que se estabeleceram.