Sete funcionários de uma empresa, entre eles os irmãos Fábio e Helena, farão uma viagem de treinamento. Por questões logísticas, 4 funcionários irão de ônibus e 3 funcionários irão de avião, sendo que um sorteio decidirá o meio de transporte de cada um deles.
Nessas condições, a probabilidade de Fábio e Helena irem de avião é de
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Em algumas cidades brasileiras o uso de espelhos esféricos se integrou aos diversos meios de sinalização no trânsito. Posicionados nas esquinas, permitem aos motoristas observar, antes mesmo de chegar a um cruzamento, a movimentação existente na rua por onde passarão.
A característica desses espelhos e a justificativa de seu uso estão melhor apresentadas em:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UEFS)
A energia de ionização é uma propriedade periódica muito importante, pois está relacionada com a tendência que um átomo neutro possui de formar um cátion. Observe na tabela os valores de energias de ionização (E.I. em kJ/mol) para determinados elementos químicos.
Com base nas variações das energias de ionização apresentadas na tabela, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) X é um metal e possui 3 elétrons na camada de valência.
( ) Y é um metal e possui 2 elétrons na camada de valência.
( ) X pertence ao grupo 1 e Y, ao grupo 2 da Tabela Periódica, formando com o enxofre substâncias de fórmula molecular, respectivamente, X2S e YS.
( ) Se X e Y pertencem ao mesmo período da Tabela Periódica, com ambos no estado neutro, Y possui maior raio atômico que X.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
O Japão perdeu para a China posto de segunda maior economia do mundo em 2010, após o país registrar um Produto Interno Bruto (PIB) nominal de US$ 5,474 trilhões no ano passado, inferior aos US$ 5,879 trilhões da China. O Japão era a segunda maior economia do planeta desde 1968.
Disponível me: <http://economia.estadao.com.br/noticias/ae-mercados,japao-perde-posto-de-2-maior-economia-do-mundo-para-a-china-em-2010,54867,0.htm> Acesso: 02 mar. 2013.
A economia japonesa tem atravessado neste início de século XXI uma situação onde
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(UERJ) “Direitos Humanos” é uma daquelas expressões que, por sua amplitude, tem sido usada de várias maneiras e a serviço de diversas ideologias. Cada um que queira definir quais são os direitos, cada qual que queira estabelecer seu padrão do “humano”.
No Brasil, por exemplo, a mídia relaciona a dita expressão quase sempre com a questão policial, atribuindo-lhe um sentido negativo de estímulo à impunidade. Essa imagem, além de reducionista, por desprezar outras dimensões como a dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (DESCs) e a dos Direitos de Solidariedade, é também falsa. No particular da luta contra a tortura, o que se defende não é o “criminoso”, mas a pessoa, independentemente de quem seja e de que título carregue: assassino, estuprador, menor infrator, policial, governador…
Não se milita pela impunidade, mas pelo respeito às garantias mínimas estabelecidas em nossa Constituição, por um sistema prisional mais ressocializador, por uma polícia que transmita menos medo e mais segurança. Luta-se também contra a impunidade daqueles que se julgam acima da lei.
Adaptado de fundacaomargaridaalves.org.br, 06/09/2006.
A expressão analisada no texto tem como fundamento o seguinte princípio iluminista:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(IFSUL) Na extremidade dos cromossomos, existem pequenos fragmentos de material genético que, em condições normais, diminuem de tamanho cada vez que a célula se divide. Quando esses fragmentos atingem um tamanho mínimo, a célula começa a morrer. Em muitas células cancerosas, contudo, esses fragmentos não se tornam mais curtos, porque as células ativam um gene para a produção de uma enzima capaz de reconstituí-los à medida que as células se dividem. Desse modo, as células “não morrem” e passam a crescer de forma descontrolada.
Os fragmentos mencionados no texto acima são chamados de