Leia as informações sobre algumas crianças brasileiras e observe a região em que vivem no Brasil.
a) As crianças apresentadas herdaram dos povos que formam a sociedade brasileira hábitos e costumes. Preencha, o quadro a seguir, com o que se pede.
b) Explique por que o Brasil possui uma grande diversidade cultural.
Questões relacionadas
- História | 6.15 Descolonização
O período posterior à Segunda Guerra Mundial foi marcado pela reconstrução europeia e japonesa, pela Guerra Fria, pela descolonização e pela internacionalização da hegemonia americana. Mas foi, também, um período de enorme crescimento produtivo nos países desenvolvidos. Denominados de “anos gloriosos” ou de “idade de ouro”, os primeiros trinta anos após a Segunda Guerra Mundial constituíram uma era única na história contemporânea. A espantosa recuperação do mundo capitalista, quanto ao crescimento econômico e aos avanços tecnológicos, revolucionou as pautas de consumo e comportamento até então existentes. A sociedade emergente da guerra, de forma global, caracterizou-se pela aceleração do crescimento econômico e por um boom industrial sustentado pelos avanços da pesquisa científica aplicados aos setores produtivos.
Enrique Serra Padrós. Capitalismo, prosperidade e Estado de bem-estar social. In: Daniel Aarão Reis Filho, Jorge Ferreira e Celeste Zenha (Orgs.). O século XX — o tempo das crises: revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, p. 229-35 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item.
A emergência afro-asiática foi importante acontecimento do pós-Segunda Guerra: fruto do declínio das antigas potências coloniais europeias e da luta das populações colonizadas, as independências na Ásia e na África ajudaram a compor um novo cenário mundial, no qual se inclui o surgimento de novos conceitos, como os de subdesenvolvimento, dependência e Terceiro Mundo.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee las normas impuestas por las autoridades peruanas para la visita a Machu Picchu. Normas de visitas a Machu Picchu Protegiendo el Santuario: Normas establecidas por las autoridades peruanas: -Proporcionar a las autoridades y entidades oficiales la información que le sea solicitada. -Abonar los derechos por concepto de ingreso al Camino Inca u otro circuito. -Evitar la contaminación ambiental con desperdicios generados por acción del visitante. -Hacer uso de las áreas públicas, instalaciones o equipamiento, sin que ello signifique deterioro o destrucción de los mismos. -Está prohibido el encender de fogatas. -Estar terminantemente prohibida la extracción, depredación o adquisición, de cualquier especie de flora existente en el Santuario Histórico de Machu Picchu. -Está terminantemente prohibida la captura, caza, depredación o adquisición, de ejemplares de la fauna silvestre del Santuario Histórico de Machu Picchu. -Acampar solamente en los lugares señalados para ello en forma específica, no pudiendo hacerlo en el interior de grupos arqueológicos o zonas restringidas. -No está permitido pernoctar en el lugar. Si desea hacerlo, debe solicitar un permiso especial a las autoridades del Instituto Nacional de Cultura con sede en Machu Picchu o Cusco. -Observar un comportamiento que no perturbe la tranquilidad de otros usuarios. -No está permitido el ingreso a las ruinas con alimentos. -No se permite el ingreso con equipos de sonido. -No se permite el ingreso con mascotas. -Las infracciones a las normas mencionadas obligará a la intervención de la policía o del personal de control para la aplicación de las sanciones que ello trae consigo. Disponible en: <http://www.enjoy-machu-picchu.com/machu-picchu/informacion-util-machu-picchu-reglas-vistar-santuario.php>. Acceso el: 10 oct. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
En general, cuando se elaboran normas, es para que se cumplan algunos objetivos. Para ti, ¿qué pretenden las autoridades peruanas al redactar estos conjuntos de normas?
- Geografia | 5.1 População
O artista Artur Barrio nasceu em Portugal e mudou-se para o Brasil em 1955, dedicando-se à pintura a partir de 1965. Em 1969, começa a criar as Situações: trabalhos de grande impacto, realizados com materiais orgânicos como lixo, papel higiênico, detritos humanos e carne putrefata, com os quais realiza intervenções no espaço urbano. No mesmo ano, escreve um manifesto no qual contesta as categorias tradicionais da arte e sua relação com o mercado, e a conjuntura histórica da América Latina. Em 1970, na mostra coletiva Do corpo à terra, espalha as Trouxas ensanguentadas em um rio em Belo Horizonte.
(http://enciclopedia.itaucultural.org.br. Adaptado.)
Relacionando-se a imagem, as informações contidas no texto e o contexto do ano da mostra coletiva Do corpo à terra, é correto interpretar a intervenção Trouxas ensanguentadas como uma
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa atentamente el anuncio para responder las cuestión. Madrid, San Martín de la Vega. Casa en muy buen estado. Dispone de tres habitaciones, baño, salón comedor, oficina totalmente amueblada, cocina totalmente amueblada, ventanas tipo climalit y doble ventana, falso techo en toda la vivienda, puertas de roble de alta calidad, aire acondicionado y bomba de calor por conductos en toda la vivienda, plaza de garaje cerrado de 20 m². Tiene piscina comunitaria. http://www.fotoventa.com/
¿Dónde se sitúa la casa?
- História
Relaciona-se aos fenícios na Antiguidade, EXCETO: