Analise as proposições referentes ao estado de Santa Catarina, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Os principais grupos indígenas que habitavam a região do atual estado de Santa Catarina eram os Carijós, os Kaingáng e os Xokleng. Estes grupos estavam distribuídos em diferentes áreas do estado e tiveram contato com os europeus em distintos períodos históricos.
( ) A passagem da Monarquia para a República ocorrida no final do século XIX, no Brasil, não acarretou maiores conflitos no estado, uma vez que os grupos políticos que detinham o poder, no estado, não foram destituídos de seus cargos.
( ) A segunda metade do século XIX, no Brasil, é marcada pelo grande contingente de pessoas que imigraram para o país, sendo que estas eram de origem europeia e foram responsáveis pela fundação de cidades como Joinville e Blumenau.
( ) Com a entrada do Brasil na II Guerra Mundial ocorreram muitos problemas no país, como a desconfiança e a prisão de pessoas que viviam em Santa Catarina, principalmente aqueles que eram imigrantes e descendentes de imigrantes de origem portuguesa e espanhola, também identificados como “5ª coluna”.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Texto base: A questão refere-se aos seguintes textos: Texto 1 (fragmentos) Safári no Jalapão 5 dias A região do Jalapão, situada a leste do Estado do Tocantins, é uma região ainda virgem, inexplorada e com paisagens espetaculares. Nossa expedição começa na capital do estado e segue por veredas e cerrados com influência da vegetação de caatinga. A infraestrutura conta com hospedagem alternativa – acampamento em tendas canadenses, às margens do Rio Novo, cozinha completa e veículos especiais para desbravar toda a região. Os inúmeros atrativos contemplados como a Cachoeira da Velha, as Dunas, o Fervedouro entre outros são visitados com o acompanhamento de uma equipe especializada disposta a realizar uma viagem inesquecível. 1º dia - ORIGEM / PALMAS – […] 2º dia - PALMAS – JALAPÃO: SERRA GERAL – CACHOEIRA DA VELHA – SAFARI CAMP […] 3º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – CANOAGEM NO RIO NOVO – DUNAS – SAFARI CAMP […] 4º dia - JALAPÃO: SAFARI CAMP – FERVEDOURO – CACHOEIRA DO FORMIGA – MATEIROS – SAFARI CAMP (C,A,J) – Traslado até o Poço do Fervedouro (75 km em estrada de terra – aproximadamente 1h30min). Almoço. Saída em direção a Cachoeira do Formiga (15 km em estrada de terra). Traslado até Mateiros (25 km em estrada de terra – aproximadamente 40 min). Parada para compras do artesanato do Capim Dourado, bebidas. Retorno ao Safari Camp (50 km em estrada de terra – 1 hora). Jantar e pernoite. 5º dia - SAFARI CAMP – PALMAS / ORIGEM (C,A) – […] Disponível em: <www.venturas.com.br/diaadia.asp?id=41&cod=7581>. Acesso em: 15 maio 2014. Adaptado. Texto 2 Destino: Jalapão Nome: Bruno Vivenciei dias incríveis no Jalapão, sem dúvidas uma das melhores viagens que já fiz. É um grande privilégio poder conhecer locais tão preservados. O Jalapão é indescritível! É inimaginável em meio ao serrado nos deparar com paisagens como o Fervedouro ou o rio Formiga. Sem dúvida é uma região com grandes surpresas. Tive a oportunidade de conhecer um dos últimos rios de água potável remanescentes, avistar diversos tucanos, araras-canindé e até mesmo um pequeno grupo de araras-azuis. Esta é uma imagem que não vou esquecer tão cedo. É encantadora a paixão dos guias por seu trabalho e pelo Jalapão. A preocupação constante com o impacto mínimo possível motiva reflexões sobre nosso papel na preservação ambiental. É inspirador ver como pequenas atitudes fazem grandes diferenças. Fui sozinho para expedição, voltei com uma porção de novos amigos! O grupo foi sensacional! Não poderia ter sido melhor! Uma experiência incrível, transformadora! Obrigado e até a próxima viagem! Disponível em: <www.venturas.com.br/relatos/relatos.asp?id=41&id_dep=137>. Acesso em: 15 maio 2014.
Enunciado:
Assinale a alternativa correta.
- Língua Espanhola | 2.02 Substantivos
(UPF) El mundo pacta nuevas metas para reducir la pobreza y la desigualdad
La Cumbre de la ONU acuerda la nueva agenda global 2015-2030
Con los denominados Objetivos del Milenio aún por cumplir, los grandes líderes se reunieron este viernes en Nueva York para impulsar una agenda que haga del mundo un lugar menos pobre, menos desigual y menos autodestructivo en un plazo de 15 años. Los jefes de Estado y de Gobierno de más de 190 países aprobaron por aclamación en una cumbre de Naciones Unidas un programa que, bajo el nombre Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS), fija 1una serie de retos ambiciosos hasta 2030 y es la continuación del plan de 2000.
El Papa, la joven Nobel de la Paz Malala Yousafzai y hasta la actuación de la cantante Shakira, embajadora de buena voluntad de la ONU, formaron parte de lo que, 2a la postre, fue la puesta de largo de un acuerdo alcanzado este verano tras dos años de debate. Se trata una agenda de 17 grandes objetivos muy diferente de la anterior, ya que no afecta únicamente a los países en desarrollo, sino a todos los Estados miembros, y eso significa que 3a ella se deben desde Suecia hasta la República Centroafricana, pasando por España.
4Además, llega 5tras una enorme crisis económica global de la que el mundo a duras penas se recupera, que ha abierto la brecha social en las naciones ricas y ha supuesto un duro golpe para el impulso de los países emergentes. Los 17 objetivos, estructurados en 169 metas, buscan en líneas generales erradicar por completo la pobreza extrema (vivir con menos de dólares diarios), garantizar la universalidad de la educación, combatir el cambio climático y que la igualdad entre hombres y mujeres traspase los discursos y las normas para ser una realidad.
“Este es un momento decisivo para la historia de la humanidad. La agenda es una promesa de los países miembros con los ciudadanos de todo el mundo para acabar con la pobreza en todas sus formas”, dijo el secretario general de la ONU, Ban Ki-moon, quien reclamó “compromisos políticos” en el arranque de la cumbre, que finaliza el domingo para dar paso a la asamblea general de la institución, que cumple 70 años.
La trascendencia real supone un relativo acto de fe, dado que los objetivos no suponen obligado cumplimiento y que, dada la diversidad de puntos de partida de cada país, 6los Estados diseñarán a medida su propia hoja de ruta. China y Arabia Saudí son dos de los más países más recelosos por los objetivos en libertad de expresión e igualdad entre mujeres y hombres.
No será hasta marzo de 2016 cuando los países diseñen los indicadores para evaluar los progresos en los diferentes ámbitos y los objetivos no se han precisado todavía. Las vías para financiar los nuevos objetivos se pactaron este verano en otra cumbre en Addis Abeba (Etiopía).
Disponible en: http://internacional.elpais.com/internacional/2015/09/25/actualidad/1443204067_242831.html.
Adaptado. Accedido el 25 set. 2015
Las expresiones “Además” y “tras” (ref. 4 y 5) significan, en portugués, respectivamente:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UERJ) No processo evolutivo de algumas espécies de primatas, destacam-se diferentes formas de movimentação e de distribuição da musculatura, conforme se observa a seguir.
Em relação aos demais primatas, a diferença na distribuição da musculatura da espécie humana favoreceu a seguinte atividade:
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(EBMSP) O quadro ilustra o resultado encontrado em um importante experimento realizado pelo monge Gregor Mendel a partir de cruzamentos feitos com exemplares de ervilhas-de-cheiro.
Com base nesse experimento e nas conclusões precisas obtidas pelo pesquisador, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Observe a imagem e leia os textos e relativos à Revolução Russa:
Retirem as mãos vagabundas das calças
peguem a pedra, a faca ou a bomba,
e aquele que não possui mãos -
venha e lute com a testa!
Trecho do poema de Vladimir Maiakovski.
Disponível em http://veja.abril.com.br/livros_mais_vendidos/trechos/maiakovski.html
Disponível em: http://www.cecac.org.br/Imagens%20Utiliz%E1veis/quadro_revolucao.jpg. Acesso em novembro de 2009
Em 1917, o mundo assistiu à primeira experiência socialista. De acordo com um importante historiador inglês, “A Revolução Russa foi a filha da guerra no século XX […]. Mas a guerra sozinha não conduz necessariamente à crise, colapso e revolução nos países beligerantes.” Diversos fatores da Rússia pré-revolucionária contribuíram para que os russos se levantassem contra o capitalismo. Dentre eles pode-se citar, EXCETO.