18. Observa los números en las imágenes.
Ahora señala dónde los números están escritos correctamente.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Material necessário
- 3 metros de papel Kraft aproximadamente. (Dependerá do número de alunos).
- Barbante grosso cortado em fios de aproximadamente 2 metros. (Um para cada aluno).
- Cola branca líquida e de boa qualidade.
- Cola quente, pistola e refil. (para o professor).
- Copinhos de café descartáveis para a cola.
- Fita crepe.
- Tampinhas de garrafa pet, de várias cores e furadas no meio por um prego. (Cinco tampinhas por aluno).
Procedimentos
1º. Sentar as crianças em volta do papel Kraft que deverá estar esticado no chão e já devidamente preparado com uma das pontas de cada fio de barbante, preso a ele com cola quente. O papel também deve estar bem preso ao chão com fita crepe. Explicar às crianças, que a primeira parte da atividade consiste em enfiar suas tampinhas no barbante que está mais próximo de onde ela está sentada.
Desenho da autora
2º. Depois que todos já tiverem colocado suas tampinhas no seu barbante, conversar com as crianças sobre como suas tampinhas (pequenos pontos no barbante) estão livres para correr de um lado para outro. Deixar que brinquem um pouco com o fio e as tampinhas.
3º. Pedir agora às crianças que escolham a direção que querem prender a outra ponta de seu barbante, no papel. Faça isto para cada um, utilizando a cola quente.
4º. Agora é a hora de colar as tampinhas formando desenhos diversos. Dar para as crianças os copinhos com a cola e deixá-las à vontade para que criem curvas, caracóis, retas, círculos, sobrepostos aos trabalhos dos colegas ou não. Auxiliar na colagem das tampinhas, na posição que escolheram para colocar cada uma.
5º. Explorar oralmente o trabalho coletivo, levantando hipóteses sobre a formação das linhas, através da colocação dos pontos (tampinhas) coladas no suporte. Conversar com as crianças sobre como utilizaram os pontos como elementos de expressão no trabalho que fizeram.
6º. Deixar o trabalho secar bem e colocá-lo em exposição.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – Nesse momento, você, professor, pode explicar às crianças que toda vez que fizerem um trabalho artístico, o momento do compartilhamento poderá ser uma exposição. Agora é a hora de desenvolver com as crianças, dessa faixa etária, a habilidade de observação, de apreciação, de respeito à obra do colega. Essas habilidades, treinadas ao longo de todo o Ensino Fundamental, serão de grande valia para a formação do cidadão crítico, que é um dos objetivos da educação. Como o ser humano não cria essa habilidade “da noite para o dia”, é necessário exercitá-la desde cedo.
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Carla adora cinema. Ela consultou os horários das sessões e a duração dos filmes que serão exibidos nas salas de um cinema neste feriado para assistir com sua irmã Paula.
a) Carla vai assistir ao filme da Branca de Neve e depois ao Pinóquio. Quanto tempo ela terá de esperar entre uma sessão e outra?
b) Paula chegou ao cinema às 14 horas. Qual dos filmes ela poderá assistir?
c) Quando o filme Pinóquio terminar, que horas serão? Desenhe as horas no relógio:
- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
O equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. Existe, por exemplo, um quebra-cabeça entre o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi (árvore onde as araras azuis fazem seus ninhos).
Mais da metade dos ovos das araras azuis são predados pelos tucanos.
O texto afirma: “... se não há tucanos-toco, os manduvis se extinguem...”
Explique as consequências ecológicas da ausência dos tucanos-toco e da extinção dos manduvis.
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções(ESPM) New Worries About Sleeping Pills
Talk about sleepless nights.
Patients taking prescription sleep aids on a regular basis were nearly five times as likely as non-users to die over a period of two and a half years, according to a recent study. Even those prescribed fewer than 20 pills a year were at risk, the researchers found; heavy users also were more likely to develop cancer
Unsurprisingly, the findings, published online in the journal BMJ, have caused a quite a stir. Americans filled some 60 million prescriptions for sleeping pills last year, up from 47 million in 2006, according to IMS Health, a health care services company. Panicked patients have been calling doctors’ offices seeking reassurance; some others simply quit the pills cold turkey.
Some experts were quick to point out the study’s shortcomings. The analysis did not prove that sleeping pills cause death, critics noted, only that there may be a correlation between the two. And while the authors suggested the sleeping pills were a factor in the deaths, those who use sleep aids tend as a group to be sicker than those who don’t use them. The deaths may simply be a reflection of poorer health.
Still, the findings underscore concern about the exploding use of sleeping pills. Experts say that many patients, especially the elderly, should exercise more caution when using sleep medications, including the non-benzodiazepine hypnotics so popular today, like zolpidem (brand name Ambien), eszopiclone (Lunesta) and zaleplon (Sonata).
“If someone comes to me on a sleeping pill, usually my tactic is to try to take them off it,” said Dr. Nancy A. Collop, president of the American Academy of Sleep Medicine and director of the Emory Sleep Center in Atlanta, who was an investigator in a clinical trial of Lunesta five years ago
The non-benzodiazepine sedative hypnotics, on the market since the late 1980s, are believed to be safer and less likely to be abused than benzodiazepines or barbiturates. But many people take them for years, even though most are approved only for short-term use and generally their safety and effectiveness have not been evaluated beyond several weeks in clinical trials. (One exception is Lunesta, which was tested for up to six months.)
Some data suggest that the medications do not even do what they promise all that well, said Dr. Steven Woloshin, a professor of medicine at the Dartmouth Institute for Health Policy and Clinical Practice.
“The definition of insomnia is that you get less than six and a half hours of sleep, and it takes you 30 minutes or more to fall asleep,” said Dr. Woloshin, who is advocating for new labeling that spells out how well a drug actually works compared with a placebo. “But even when the drugs work better than placebos, and they don’t always, people still don’t fall asleep in less than 30 minutes, and they still don’t sleep much longer than six hours.”
March 12, 2012 / www.nytimes.com
The underlined word “still” in “Still, the findings underscore concern about the exploding use of sleeping pills.” could be replaced, without changing its meaning, by:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem de Ângelo Agostini denominada “O câmbio esmaga o povo”, de 1891.
Disponível em: <http://goo.gl/c8Reny>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Relacione a charge de Agostini com a política econômica do Encilhamento.