Lee el folleto de una pastelería para responder a la cuestión.
Disponible en: <http://www.puntoasterisco.com/img/portafolio/proyectos/proyecto_152_img_13843832901102.jpg>. Acceso el: 12 dic. 2015.
a) ¿Cuál es el objetivo del folleto?
b) ¿Qué beneficio hay en presentar el folleto?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | Habilidade 19
Chegou de Montes Claros uma irmã nora de tia Clarinha e foi visitar tia Agostinha no Jogo da Bola. Ela é bonita, simpática e veste-se muito bem. […] Ficaram todas as tias admiradas da beleza da moça e de seus modos políticos de conversar. Falava explicado e tudo muito correto. Dizia “você” em vez de “ocê”. Palavra que eu nunca tinha visto ninguém falar tão bem; tudo como se escreve sem engolir um “s” nem um “r”. Tia Agostinha mandou vir uma bandeja de uvas e lhe perguntou se ela gostava de uvas. Ela respondeu “Aprecio sobremaneira um cacho de uvas, Dona Agostinha”. Estas palavras nos fizeram ficar de queixo caído. Depois, ela foi passear com outras e Iaiá aproveitou para lhe fazer elogios e comparar conosco. Ela dizia “Vocês não tiveram inveja de ver uma moça […] falar tão bonito como ela? Vocês devem aproveitar a companhia dela para aprenderem”. […] Na hora do jantar, eu e as primas começamos a dizer, para enfezar Iaiá: “Aprecio sobremaneira as batatas fritas”, “Aprecio sobremaneira uma coxa de galinha”.
MORLEY, H. Minha vida de menina: cadernos de uma menina provinciana nos fins do século XIX. Rio de Janeiro: 1997.
Nesse texto, no que diz respeito ao vocabulário empregado pela moça de Montes Claros, a narradora expõe uma visão indicativa de:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
O gráfico expressa a relação entre a frequência respiratória humana e a variação do pH sanguíneo como consequência da produção de íons bicarbonato, a partir da concentração de CO2 presente no sangue.
Em relação a esses dados e com base nos conhecimentos sobre fisiologia da respiração, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O aumento da frequência respiratória faz deslocar o equilíbrio de formação de íons bicarbonato para o consumo de H+, aumentando, assim, o pH sanguíneo.
( ) A diminuição da frequência respiratória favorece o aumento da acidose sanguínea por provocar consumo excessivo do gás carbônico nas reações bioenergéticas.
( ) A produção de íons bicarbonato é diretamente proporcional ao aumento do pH sanguíneo durante o processo de alcalose.
( ) Durante a diminuição da concentração de gás carbônico no sangue, o equilíbrio na formação de íons bicarbonato é deslocado para a produção de água e CO2, com consequente aumento do pH sanguíneo.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Os vírus são pedaços de código genético envoltos em uma capa de lipídios e proteínas, que pode ser um invólucro feito de gordura, conhecido como envelope viral. Destruir um vírus envelopado exige menos esforço comparado ao necessário para destruir seus colegas não envelopados, que podem durar meses em uma superfície. Os vírus envelopados normalmente resistem fora do corpo apenas por alguns dias e são considerados os mais fáceis de se inativar, pois uma vez que seu exterior frágil é quebrado, eles começam a se degradar.
Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com. Acesso em: 31 mar. 2020 (adaptado).
Entre os procedimentos, o mais eficiente para inativar um vírus envelopado é utilizar
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
42.
Leia o trecho a seguir do livro Uma aventura no espaço, que fala sobre um fenômeno natural.
JARDIM, Lara; CALIL, Marcos. Uma aventura no espaço. São Paulo: Editora Cortez, 2009.
Esses fenômenos
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNESP) A complexa organização social das formigas pode ser explicada pelas relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia. É geneticamente mais vantajoso para as operárias cuidarem das suas irmãs que terem seus próprios filhos e filhas. No formigueiro, uma única fêmea, a rainha, que é diploide, põe ovos que, quando fertilizados, se desenvolvem em operárias também diploides. Os ovos não fertilizados dão origem aos machos da colônia. Esses machos, chamados de bitus, irão fertilizar novas rainhas para a formação de novos formigueiros. Como esses machos são haploides, transmitem integralmente para suas filhas seu material genético. As rainhas transmitem para suas filhas e filhos apenas metade de seu material genético.
Suponha um formigueiro onde todos os indivíduos são filhos de uma mesma rainha e de um mesmo bitu. Sobre as relações de parentesco genético entre os indivíduos da colônia, é correto afirmar que