O Brasil é dividido em estados e municípios para melhorar a administração de seu território. Leia o texto a seguir.
Nas Eleições de 2016 os eleitores brasileiros vão escolher através do voto e dentro de seus próprios municípios, um prefeito e um vice-prefeito, assim como os vereadores, membros que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais.
Eleições 2016.
Disponível em: <www.eleicoes2016.com.br/>. Acesso em: 20 jan. 2016. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, as eleições de 2016
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Duda e Carol estavam jogando “Adicionando números”. Carol propôs o desafio: “Se eu juntar a quantidade 7 à minha ficha, o resultado é 19.” Qual era o número que estava escrito na ficha de Carol?
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
(CEFET-RJ)
A tira é um gênero que apresenta linguagem verbal e não verbal e, geralmente, propõe uma reflexão por meio do humor. No plano verbal, o humor da tira:
- Geografia - Fundamental | 05. Aspectos Físicos do Continente Asiático
O Canal de Suez é considerado uma área estratégica, já que estabelece contato entre
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2010 2º APLICAÇÃO)
The six-year molars
The six-year molars are the first permanent teeth. They are the “keystone” of the dental arch. They are also extremely susceptible to decay.
Parents have to understand that these teeth are very important. Over 25% of 6 to 7 year old children have beginning cavities in one of the molars.
The early loss of one of these molars causes serious problems in childhood and adult life. It is never easy for parents to make kids take care of their teeth. Even so, parents have to insist and never give up.
Módulo do Ensino Integrado: Fundamental, Médio, Profissional - DCL.
O texto aborda uma temática inerente ao processo de desenvolvimento do ser humano, a dentição. Há informação quantificada na mensagem quando se diz que as cáries dos dentes mencionados
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base:
Leia o texto.
Breve reflexão sobre o ensino médico
Recentemente, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) aplicou a prova de avaliação dos novos médicos formados nas faculdades paulistas e constatou que, dos 2.891 que se submeteram, 55% não foram aprovados, revelando a deficiência do ensino médico. “Surpresa desagradável, os alunos saem da faculdade sem saber coisas básicas”, avaliou o Cremesp. Anteriormente, o diretor da Faculdade de Medicina da USP já havia dito que o médico, quando sai da faculdade, não está preparado. Se no maior estado brasileiro, onde estão conceituadas escolas, é assim, imagine-se no restante do país. O exame, ainda que obrigatório, não impede o exercício da profissão, mesmo que o avaliado seja reprovado. Considero importante essa avaliação profissional, a exemplo do que faz a OAB, testando seus filiados antes de liberá-los ao mercado. Se isso é importante para o advogado, muito mais para o profissional que vai cuidar de vidas e, não raro, é a esperança de quem por ela está lutando. Sem dúvida, como analisou o Cremesp, o resultado é uma desagradável surpresa, embora mais desagradável do que surpresa. Provavelmente, a causa vem do tempo do Inamps, cuja tabela de remuneração desvalorizava o clínico geral priorizando as especializações, onerando o próprio serviço de atendimento à saúde pública. Com o desestímulo à função de clínico geral, o estudante, já no início do curso, visa a uma especialização e perde a visão do ensino médico como um todo. Hoje existe incontestável carência de clínicos. [...] SILVEIRA, Luiz Carlos Borges. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/breve-reflexao-sobre-o-ensino-medico-ah6muvapt683osbfkol4nie9k?ref=aba-mais-lidas>. Acesso em: 12 mar. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Em qual das passagens a seguir está expressa a opinião do autor do texto?