Quem nasceu primeiro, o cinema ou o desenho animado?
2 maio, 2007 por Leandertal
Hoje ficamos espantados com os efeitos especiais vistos nos filmes e muitas vezes pensamos que os efeitos especiais foram criados recentemente em especial com o advento da TV ao público. Porém a verdade é que as primeiras técnicas utilizadas como efeitos especiais em filmes, foram criadas antes mesmo do próprio cinema. Estranho, não?
Mas a verdade é que tais primitivas técnicas foram criadas graças à “invenção” dos desenhos animados. Isso mesmo, embora muitos achem que a história do cinema seja muito mais antiga que dos desenhos animados, a verdade é justamente o contrário. Sim os desenhos animados são mais antigos que o próprio cinema.
Especialistas no assunto fazem alusão ao Francês Émile Reynaud como “o pai do desenho animado” por ter criado o primeiro sistema de animação (com 12 imagens) que recebeu o nome de praxynoscópio. Este projetava aproximadamente 500 á 600 imagens num primitivo projetor chamado théatre optique. A estreia dessa nova tecnologia ocorreu em Paris, França, em 28 de Outubro de 1892.
É interessante observarmos tal cronologia já que o nascimento do cinema é datado como 28 de dezembro de 1895, praticamente 3 anos depois.
Com o surgimento do cinema as técnicas de animação começaram a ser empregadas como efeitos especiais nos filmes.
Em 17 de Agosto de 1908, foi projetado pela primeira vez o que é considerado o primeiro desenho animado moderno, Fantasmagorie, do francês Émile Cohl. Por tal obra de 2 minutos de duração, muitos atribuem a paternidade do cinema de animação à Émile Cohl, o que é um assunto de muita discussão justamente por causa do trabalho de Émile Reynaud.
Poucos avanços ocorreram na questão da tecnologia envolvida na produção de desenhos, o mais marcante que podemos citar foi o uso de folhas de celulóide transparente (mais tarde substituído pelo acetato, utilizado ainda hoje). Tal avanço pode dar maior diversificação de movimentos aos personagens e cenários mais detalhados, pois não era mais necessário redesenhar tudo novamente.
Porém os filmes de animação ainda mantinham seus enredos com uma narrativa simples e quase sempre humorísticos, o que mudou com o nascimento do cinema sonoro.
Em 18 de novembro de 1928, Disney lança, em New York, Steamboat Willie. Neste filme, a primeira animação sonora do cinema, o personagem Mickey está plenamente desenvolvido. Muitos críticos apontaram seu sucesso segundo dois fatores, o carisma do personagem e a presença do som, absolutamente sincronizado de maneira artesanal, que rendeu à animação seus primeiros paradigmas sonoros.
Este foi um marco no cinema de animação que não passou despercebido e revolucionou não só a produção de animações, mas também sua divulgação.
Desde então o passo mais importante na produção de animações foi o uso do computador para a criação das animações. Em 1991, Steve Jobs, dono da Apple e um dos pioneiros em animação digital, abre as portas do estúdio Pixar e cinco anos mais tarde lança o primeiro longa de animação totalmente digital, Toy Story, praticamente aposentando os processos manuais de animação.
Porém em paralelo a grande parte desta história, acontecia o desenvolvimento do maior gigante atual dos desenhos animados o Japão.
http://www.zineacesso.com/2007/05/02/quem-nasceu-primeiro-o-cinema-ou-o-desenho-animado/
Converse com a turma sobre o início do cinema de animação e como foi a evolução da animação, assunto abordado no livro didático. Sugira aos alunos que pesquisem para aprofundar o tema em livros, revistas, jornais e sites. Abra um espaço para compartilharem o material pesquisado. É interessante que busquem no youtube vídeos que expliquem um pouco da história da animação como, por exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=gk8Jt4dhuL4
Divida a turma em grupos e divida também os tópicos da página 09 do livro didático entre os grupos, conteúdo também abordado no texto que abre a atividade. Peça para cada grupo procurar um vídeo que explique o tópico. Caso eles tenham dúvida sobre os vídeos pesquisados, ajude-os na escolha do mais adequado. Peça para cada grupo montar uma apresentação do tópico ilustrando com o vídeo escolhido. Combine a apresentação dos tópicos na sequência cronológica em um dia na sala de aula