37. Texto base: Analise a imagem a seguir. Crédito do autor. 22 de out. 2014
Enunciado:
Considerando que a densidade é a relação entre a massa e o volume de determinado material, ao mergulharmos os quatro cubos em um mesmo recipiente contendo água, cujo valor da densidade é igual a 1,0 g/cm 3 espera-se que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
. Materiais:
- Lápis e borracha
- Tesoura e cola
- Jornais e revistas velhos para recorte
- Papéis de presente com diferentes temas
- Papéis de diferentes cores, texturas e espessuras
- Cartolinas brancas em tamanho A4
- Colorset colorido para montagem dos trabalhos
- Imagens apresentadas no item Desenvolvimento, ampliadas, coloridas em fotocópia no tamanho A4 e montadas sobre colorset preto com margem de 7 cm.
Desenvolvimento:
1 - O Cubismo é um movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do célebre quadro de Pablo Picasso, Les Demoiselles d'Avignon. Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório. "Não se imita aquilo que se quer criar", diz Georges Braque, outro expoente do movimento. A realidade plástica anunciada nas composições de Braque leva o crítico Louis Vauxcelles a falar em realidade construída com "cubos", no jornal Gil Blas, 1908, o que batiza a nova corrente. Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas. O espaço do quadro - plano sobre o qual a realidade é recriada - rejeita distinções entre forma e fundo ou qualquer noção de profundidade. Nele, corpos, paisagens e, sobretudo, objetos como garrafas, instrumentos musicais e frutas têm sua estrutura cuidadosamente investigada nos trabalhos de Braque e Picasso, tão afinados em termos de projeto plástico que não é fácil distinguir as telas de um e de outro. Mesmo assim, nota-se uma ênfase de Braque nos elementos cromáticos e, de Picasso, em aspectos plásticos.
Leia mais em: Cubismo - definição. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781. Acesso em: set. 2013.
2 - O cubismo se divide em duas grandes fases:
2.1 Cubismo analítico: Observa-se uma preocupação predominante com as pesquisas estruturais por meio da decomposição dos objetos e do estilhaçamento dos planos, e forte tendência ao monocromatismo.
2.2 - Cubismo sintético: Elementos heterogêneos - recortes de jornais, pedaços de madeira, cartas de baralho, caracteres tipográficos, entre outros - são agregados à superfície das telas, dando origem às famosas colagens, amplamente utilizadas a partir de então.
Cubismo - definição. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781. Acesso em: set. 2013.
3 - Apresente aos alunos algumas imagens:
3.1 - Cubismo Analítico:
BRAQUE, Georges. Violin and Pitcher. 1909-1910. Disponível em: http://abrancoalmeida.com/tag/cubismo/. Acesso em: set. 2013.
PICASSO, Pablo. Girl and a Mandolin. 1910. Disponível em: http://abrancoalmeida.com/tag/cubismo/. Acesso em: set. 2013.
3.2 - Cubismo Sintético:
PICASSO, Pablo. Natureza morta com cadeira de palha. 1912. Disponível em: http://redes.moderna.com.br/2012/10/25/pablo-picasso-o-visionario-da-espanha/. Acesso em: set. 2013.
GRIS, Juan. A Pot of Geraniums. 1912. Disponível em: http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/gris/sl/geraniums/gris.geraniums.jpg. Acesso em: set. 2013.
4 - Agora é hora de propor aos alunos a realização de uma colagem a partir do que aprenderam sobre síntese da forma (atividade 01 deste banco de atividades) e cubismo sintético.
- 4.1 - Definir o tema de sua colagem;
- 4.2 - Separar materiais em revistas e jornais;
- 4.3 - Complementar com diferentes papéis (previamente organizados pelo professor) - papéis coloridos, de presente de diferentes temas, de diferentes texturas, etc.;
- 4.3 - Realizar um estudo prévio (montar a possível colagem sobre a carteira sem colar as partes na cartolina a fim de observar qual o melhor resultado e só em seguida realizar a colagem. Alguns alunos poderão se sentir mais seguros se realizarem um desenho, um projeto; oriente cada um dentro de suas necessidades);
- 4.4 - Efetuar a colagem.
5 - Realize uma bela exposição com os resultados, anexando as imagens cubistas na exposição. Lembre-se de montar as colagens sobre papel colorset colorido com margem de 7 cm a fim de valorizar ainda mais os trabalhos.
6 - Uma roda de conversa poderá ser montada com os alunos para refletirem sobre o processo e o resultado: o que foi bom, mais fácil, mais difícil, os sentimentos despertados pelos trabalhos, o conhecimento adquirido, descobertas feitas no processo, etc.
- Física | 3.5 Gases
A figura mostra um sistema, livre de qualquer força externa, com um êmbolo que pode ser deslocado sem atrito em seu interior. Fixando o êmbolo e preenchendo o recipiente de volume V com um gás ideal a pressão P, e em seguida liberando o êmbolo, o gás expande-se adiabaticamente. Considerando as respectivas massas mc, do cilindro, e me, do êmbolo, muito maiores que a massa mg do gás, e sendo γ o expoente de Poisson, a variação da energia interna ∆U do gás quando a velocidade do cilindro for vc é dada aproximadamente por
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Texto base: A questão refere-se ao Cartum a seguir, com os personagens Calvin e seu amigo Haroldo (tigre peludo). Leia-o e observe-o com atenção.
Fonte: http://depositodocalvin.blogspot.com/2008/07/perfil-haroldo.html - 28/10/2009 - adaptado.
Enunciado:
De acordo com os quadrinhos do Cartum, a atitude do personagem Haroldo em relação à fala do amigo Calvin, pode ser caracterizada como
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Foi no período cretáceo, há cerca de 145 milhões de anos, que o mundo assistiu àqueles que talvez tenham sido os dois últimos grandes cataclismos. Os dinossauros estavam no auge do seu domínio, quando, segundo as principais teorias, um meteorito caiu na crosta terrestre, provavelmente na região de Yucatán, no México. Esse acontecimento provocou, de imediato, muitas mortes e, mais lentamente, devido à grande quantidade de poeira que gerou, obscureceu o sol, provocando a morte de seres que dependiam diretamente da luz. Esse evento deu início à Era Glacial. Entretanto, a vida, de modo geral, persistiu e se adaptou, apesar da dificuldade decorrente dos grandes obstáculos existentes nesse período à comunicação entre os membros das espécies.
No que se refere ao ser humano, o processo de comunicação é extremamente dinâmico, sobretudo depois da escrita. O processo de transmissão de cultura dos povos evoluiu ao longo do tempo, de acordo com os meios e necessidades e, com isso, a língua se transformou. Entre tais processos de transformação cultural, a arte ocupa posição proeminente, tendo existido desde os primórdios da espécie humana em algumas de suas diversas manifestações.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o próximo item.
Considerando que a extinção dos dinossauros ocorreu entre os períodos Cretáceo e Terciário, é correto inferir que os primeiros mamíferos surgiram antes da extinção dos dinossauros.
- História | 5.2 Renascimento Cultural
A palavra Antropoceno aparece hoje no título de centenas de livros e artigos científicos, em milhares de citações, e seu uso continua a crescer nos meios de comunicação. Referindo-se à época em que as ações humanas começaram a provocar alterações biofísicas em escala planetária, o termo foi criado nos anos de 1980 e popularizado na década de 2000. Grupos de especialistas constataram que essas alterações afetavam o Sistema Terra do relativo equilíbrio observado desde o início do Holoceno, há 11.700 anos. Para marcar o início dessa nova era, tais grupos escolheram simbolicamente o ano de 1784, momento do aperfeiçoamento da máquina a vapor e sua popularização. O contexto também corresponde ao início da revolução industrial e da utilização dos combustíveis fósseis.
(Adaptado de LÉNA, Philippe; ISSBERNER, Liz-Rejane. Antropoceno: os desafios essenciais de um debate científico. Correio da Unesco. Suplemento online. Unesco Courrier. 2018-2. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier/2018-2/antropoceno-os-desafios- -essenciais-um-debate-cientifico . Acesso em 03/05/2022.)
Com base na leitura do texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.