12. Leia o texto a seguir.
O fluxo da energia nos ecossistemas ocorre de forma unidirecional. A energia decresce ao longo da cadeia alimentar pelo seu uso nas atividades realizadas pelos seres vivos ou pela sua perda para o ambiente na forma de calor. Com isso, a energia que flui através dos nivéis tróficos vai sendo consumida pelos organismos e não pode ser reaproveitada novamente em um novo ciclo como a matéria.
Elaborado pelo autor
Com base nas informações do texto, a entrada de energia nas cadeias alimentares pode ocorrer por meio da
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 08. Os Sentidos
(PUC-RJ) O homem possui diversos receptores sensoriais, através dos quais recebe informações do meio ambiente, enviando-as ao encéfalo, que as processa. Cones e bastonetes, bem como cóclea e células ciliadas, são estruturas ligadas a esse sistema. Indique a opção que, respectivamente, relaciona as estruturas aos sentidos.
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
Texto I
O transporte influenciou as percepções de distância e de tempo e, em decorrência disso, a percepção de lugar.
John Cannon. Transport. In: The Oxford companion to british history. Oxford/New York: Oxford University Press, 1997, p. 931-2. (com adaptações).
Texto II
O dado ontológico é aquele que se refere ao Ser em si mesmo, à sua dimensão mais ampla e fundamental. Do ponto de vista da fenomenologia, a existência humana está calcada em algumas estruturas ontológicas. Para Heidegger, uma dessas estruturas é o ser-com, caracterizadora da relação ontológica entre dois seres humanos, a qual se estabelece a partir de fenômenos que criam uma relação de proximidade, distinta da espacial ou temporal, entre seres humanos. Entretanto, assim como ocorre com outras estruturas ontológicas, a estrutura do ser-com tem sua dimensão cotidiana, integrada pelas dimensões espacial e temporal. Para Heidegger, a cotidianidade de uma estrutura ontológica é um modo de decadência pelo qual a dimensão ontológica termina obscurecida.
Considerando os textos acima e suas implicações, julgue o item.
Correlacionando-se os textos I e II, é correto inferir que as mudanças mencionadas no texto I afetaram a estrutura do ser-com em sua articulação cotidiana, mas não, a sua dimensão ontológica.
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
Que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. Quem afirma que a hora de se dedicar à filosofia ainda não chegou, ou que ela já passou, é como se dissesse que ainda não chegou, ou que já passou a hora de ser feliz. Desse modo, a filosofia é útil tanto ao jovem quanto ao velho: para quem está envelhecendo sentir-se rejuvenescer através da grata recordação das coisas que já se foram, e para o jovem poder envelhecer sem sentir medo das coisas que estão por vir; é necessário, portanto, cuidar das coisas que trazem a felicidade, já que, estando esta presente, tudo temos, e, sem ela, tudo fazemos para alcançá-la. Pratica e cultiva então aqueles ensinamentos que sempre te transmiti, na certeza de que eles constituem os elementos fundamentais para uma vida feliz.
Epicuro. Carta a Meneceu.
Que fazer? Da literatura à ecologia, da fuga das galáxias ao efeito de estufa, do tratamento do lixo às congestões do tráfego, tudo se discute neste nosso mundo. Mas o sistema democrático, como se de um dado definitivamente adquirido se tratasse, intocável por natureza até à consumação dos séculos, esse não se discute. Ora, se não estou em erro, se não sou incapaz de somar dois e dois, então, entre tantas outras discussões necessárias ou indispensáveis, é urgente, antes que se nos torne demasiado tarde, promover um debate mundial sobre a democracia e as causas da sua decadência, sobre a intervenção dos cidadãos na vida política e social, sobre as relações entre os Estados e o poder econômico e financeiro mundial, sobre aquilo que afirma e aquilo que nega a democracia, sobre o direito à felicidade e a uma existência digna, sobre as misérias e as esperanças da humanidade, ou, falando com menos retórica, dos simples seres humanos que a compõem, um por um e todos juntos. Não há pior engano do que o daquele que a si mesmo se engana. E assim é que estamos vivendo.
José Saramago. Este mundo da injustiça globalizada.
A respeito das ideias do fragmento de texto precedente, de José Saramago, e do fragmento de texto de Epicuro apresentado anteriormente, assim como de assuntos por eles suscitados, julgue o item.
Saramago propõe que se debata o sistema democrático e se adote uma atitude crítica, de estranhamento, de sua real condição.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Dados da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (ANTU) mostram que o número de passageiros transportados mensalmente nas principais regiões metropolitanas do país vem caindo sistematicamente. Eram 476,7 milhões de passageiros em 1995, e esse número caiu para 321,9 milhões em abril de 2001. Nesse período, o tamanho da frota de veículos mudou pouco, tendo no final de 2008 praticamente o mesmo tamanho que tinha em 2001.
O gráfico a seguir mostra um índice de produtividade utilizado pelas empresas do setor, que é a razão entre o total de passageiros transportados por dia e o tamanho da frota de veículos.
Supondo que as frotas totais de veículos naquelas regiões metropolitanas em abril de 2001 e em outubro de 2008 eram do mesmo tamanho, os dados do gráfico permitem inferir que o total de passageiros transportados no mês de outubro de 2008 foi aproximadamente igual a
- Geografia | 6.5 Indústria
Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na indústria química – eram necessárias dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma tonelada de soda –, a indústria teve uma localização bem definida quase que desde o início. Os três centros principais eram a área de Glasgow e as margens do Mersey e do Tyne.
LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.
A relação entre a localização das indústrias químicas e das matérias-primas nos primórdios da Revolução Industrial provocou