OS AMIGOS FELIPE, LUCAS E PAULO VÃO PARA A ESCOLA TODOS OS DIAS. ELES GOSTAM DE CONVERSAR E TROCAR IDEIAS.
FELIPE GOSTA DE FUTEBOL. LUCAS BRINCA NA HORA DO RECREIO COM SEUS COLEGAS. E PAULO ADORA FICAR NA BIBLIOTECA LENDO LIVROS E REVISTINHAS. TODOS SEGUEM AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA, POIS SÃO MUITO EDUCADOS.
Disponível em: <https://educacaoemvalores.wordpress.com/2013/01/07/volta-as-aulas/> Acesso em 09 jan. 2019.
RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
A) CITE DUAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA QUE DEVEM SER PRATICADAS DURANTE UMA PARTIDA DE FUTEBOL.
B) PAULO ADORA FICAR NA BIBLIOTECA LENDO LIVROS E REVISTINHAS. ESCREVA DUAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA DA BIBLIOTECA.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 32. Medida de comprimento
Leia as informações e responda o que se pede.
Carmem está grávida. Ela quer saber qual será a estimativa da altura de seu filho com base na carga genética. Ela mede 175 cm e seu marido 186 cm. Faça o cálculo de acordo com o que está indicado na reportagem considerando que o bebê será:
a) um menino.
b) uma menina.
- Geografia - Fundamental | 04. Europa: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
A revista inglesa Economist acaba de publicar um editorial e uma análise sobre uma das tendências políticas mais preocupantes da atualidade: o rápido crescimento, na maioria dos países da Europa, de partidos políticos de extrema-direita. Os textos revelam: tais agremiações podem conquistar até 10% das 751 cadeiras do próximo Parlamento Europeu. O estado de bem-estar social, que constituiu uma espécie de identidade comum europeia no pós-II Guerra, entrou em declínio agudo, com a crise econômica pós-2008. O que leva uma parcela considerável das populações a buscar refúgio em três atitudes: uma crítica difusa e desesperançada às instituições políticas, vistas como elitistas e corruptas; a nostalgia em relação a um passado comunitário ou nacional supostamente glorioso; e, em especial, o ressentimento — ou o ódio — em relação ao outro, em especial o não europeu.
Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/europa-o-espectro-da-extrema-direita-1414.html> Acesso em: 14 fev. 2014.
O fortalecimento de partidos de extrema direita é um fenômeno que tem se dado de maneira concomitante ao crescimento do
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Escrever e Argumentar
(1) O texto é como um iceberg: ele apresenta uma pequena parte na superfície da água (os elementos linguísticos que compõem sua materialidade) e uma imensa superfície subjacente (todos os conhecimentos que necessitam ser ativados para a produção de um sentido). Quanto maior a bagagem de conhecimentos de que o leitor/ouvinte dispuser, mais facilidade ele terá de chegar às profundezas do iceberg, para delas extrair os elementos que lhe vão facultar a produção de um sentido adequado para o texto que ouve ou lê.
(2) Visto que é difícil haver textos totalmente explícitos, o escritor competente deve ter a habilidade de realizar de forma adequada o “balanceamento” do que não pode deixar de ser dito e do que pode (ou deve) permanecer implícito, por ser recuperável via inferenciação.
(3) Argumentar consiste em influenciar o nosso interlocutor por meio de argumentos, cuja constituição demanda apresentação e organização de ideias, bem como estruturação do raciocínio que será orientado em defesa da tese ou ponto de vista, visando à adesão do interlocutor. Quanto mais os argumentos forem sustentados em provas que podem ser fatos, exemplos, opiniões relatadas, dados estatísticos, mais chances teremos de ser bem-sucedidos em nosso intento.
(4) Assim, argumentar pressupõe intencionalidade e aceitabilidade, ou seja, de um lado, há aquele que constrói argumentos para influenciar o interlocutor e conseguir seu intento; e de outro, aquele que é alvo desse processo, o interlocutor, e que tem a liberdade de considerar ou não a validade dos argumentos, de aceitar ou não a tese defendida numa postura que em nada remete à ideia de passividade, nem simplesmente à emoção.
(5) Isso significa dizer, com base em Meyer (2008), que toda argumentação é dialógica, porque envolve sujeitos, seus conhecimentos e formas de compreensão da realidade; porque pressupõe liberdade de pensar e expressar o pensamento. Daí não ser suficiente apenas justificar uma tese, mas também considerar a existência de teses contrárias que podem ser evocadas, citadas, refutadas, ou em relação às quais podemos fazer alguma concessão.
(6) Na argumentação, queremos e buscamos a adesão do nosso interlocutor, mas sem cancelar o diálogo, a subjetividade, atitude que requer sempre atenção e respeito ao outro e às suas razões, às diferenças que são próprias entre os indivíduos.
(Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016, p 34. Adaptado).
A finalidade pretendida para o Texto, ou o seu propósito comunicativo, consistiu em:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UESC) Considere uma barra de liga metálica, com densidade linear de 2,4.10-3g/mm, submetida a uma variação de temperatura, dilatando-se 3,0 mm. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear e o calor específico da liga são, respectivamente, iguais a 2,0.10-5 °C-1 e a 0,2 cal/g°C, a quantidade de calor absorvida pela barra nessa dilatação é igual, em cal, a
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise o cartaz veiculado em uma campanha que mostra os perigos do cigarro para o corpo humano.
Disponível em: <http://fotos.sapo.pt/bKNraWVZSjtBgp4Hh9Lo/>. Acesso em: 14 março 2013. (Adaptado).
A) Nesse cartaz não está indicada a substância responsável pela dependência química que o cigarro gera no usuário. Cite essa substância.
B) “Cigarro faz mal até na propaganda”. Explique a crítica presente nesse trecho.