Explicaê

01

 MATERIAIS

- Aparelhagem completa para reprodução de imagens

- Papel ofício

- Lápis HB

- Papelão

- Rolinhos de espuma

- Tinta guache  - cores variadas

- Bandejas de isopor

- Recipiente com água

- Pano para limpeza

- Carbono

   

PROCEDIMENTOS

- O professor vai iniciar a aula falando com os alunos sobre a gravura.  A gravura é a impressão de imagens por meio de chapa gravada  (matriz ou molde). Gravar é imprimir, estampar, marcar ou assinalar. O termo gravura é utilizado para vários processos nos quais um desenho é talhado numa placa  (madeira, metal, isopor, pedra) e em seguida aplicada numa base.

- Explicar os alunos que a gravura permite a multiplicação de tiragens e divulgação de idéias.

- Falar sobre os vários artistas da História que trabalharam com a arte da gravura e suas diversas técnicas.

- Mostrar algumas obras destes artistas.

  Sugestão de alguns artistas que utilizaram a gravura como expressão de arte.

  Disponível: https://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/mestres-da-gravura/albrecht-durer/

                        https://amusearte.hypotheses.org/2072

                      https://pt.wikipedia.org/wiki/Rembrandt

                      https://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Picasso

                      https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Blake

                        https://br.pinterest.com/antoniojmarques/william-blake/

Imagem

Fonte: http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/gravura.html

 

- O professor vai propor para a turma para criarem um desenho livre,  mas este desenho deve ser constituído  de partes cheias e não com linhas soltas. Priorize também, formas grandes, pois pedaços pequenos podem se tornar problemas no processo de montagem da placa.

- É interessante o aluno criar espaços entre uma parte e outra do desenho para que ele seja desmontado quando transferido para o papelão.

- Explicitar também que na maioria dos casos o desenho será invertido para ser aplicado na placa, para que quando impresso volte ao formato original. Isso só não acontecerá se o desenho for simétrico, ou seja, se dividido na metade tem as duas partes iguais, mas espelhadas.

Imagem

  - Com o desenho constituído de partes independentes umas das outras, no caso de um desenho assimétrico o aluno deve invertê-lo. Isso pode ser feito com auxilio de mesas de luz. Mas se não tiver disponibilidade na escola, eles podem partir para um processo simples: coloque o desenho apoiado no vidro da janela e desenhe “nas costas” da folha com o auxilio da luminosidade externa e transparência do vidro. É só o aluno refazer seu desenho de base do outro lado da folha.

Imagem

  - Transferir o desenho invertido para um pedaço de papelão que serão as partes de relevo da placa. Essa transferência pode ser feita com carbono. O importante é o desenho sair sem falhas.

- O aluno pode numerar cada pedaço, pois as partes serão recortadas, remontadas e coladas na placa base de papelão que deve ter o tamanho da folha usada no desenho. Sugiro que os trabalhos tenham formato A5.

Imagem

- Com a placa pronta (o professor pode trazer uma placa para mostrar aos alunos) inicia-se a impressão. O professor pode fazer uma impressão para os alunos verem como se faz. Para isso acontecer sugiro que os alunos trabalhem com rolinhos de espuma e pouca tinta colocada em bandejas de isopor ou outro suporte que possibilite ao aluno esticar a tinta com o rolinho. Ele deve entender que ao passar o rolinho na placa não pode fazer muita força para que a tinta não entre em excesso entre os espaços e o rolinho também não deve estar encharcado de tinta.

Imagem

- Com todo o processo explicado, os alunos podem tirar as dúvidas, mas o professor deve estar atento, pois elas surgem de fato durante o processo. 

- Disponibilize aos alunos, pelo menos cinco folhas para diferentes impressões. Este é um ponto importante, pois a maioria acha que a impressão se resolve na primeira vez que é feita. Essa impaciência é natural.Peça a turma para  observar a gravura enquanto processo e marcar a ordem das impressões para verem os progressos obtidos ao longo da aula . 

Demonstre usando imagens feitas a partir da placa acima.

- Algumas impressões saem melhores, outras mais fracas:

     

Imagem Imagem Imagem

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9419

NAS TRILHAS DA MEMÓRIA