(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) A figura a seguir informa como se constitui o preço da gasolina no Brasil, a partir da extração da matéria-prima no fundo do mar, até o produto final nos postos de venda.
Considerando as informações na figura, desde a prospecção até a comercialização da gasolina, qual o fator que, sozinho, representa aproximadamente a metade do preço da gasolina nas bombas?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.2 Outras Pontuações e Seus Usos
Leia o texto a seguir para responder à questão.
A menina e o leite A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça. Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata. E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça. “Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos.” “Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos.” “Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas.” “Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos.” “Choco os ovos e terei mais galos e galinhas.” “Vendo tudo e compro uma cabrita.” “Se cada cabrita me der três cabritinhos, vendo dois, fico com um e…” A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as cabritinhas pelos ares. Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la.
Jean de La Fontaine. Fábulas de Esopo. São Paulo: Scipione, 1998.
O uso de aspas no texto indica
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) Meses depois de deixar o convés do Beagle, Darwin estabeleceu-se em Londres, o coração da Inglaterra. Ansioso para se juntar aos “verdadeiros naturalistas”, Darwin mergulhou no trabalho de redigir a sua pesquisa, realizada durante a viagem no Beagle. Enquanto isso, uma grande ideia estava tomando forma em sua mente. Será que suas reflexões iniciais a bordo do navio estavam certas? Era possível que novas espécies pudessem surgir de velhas espécies? Se fosse possível, como isso poderia ter acontecido?
Fragmento extraído do Material Educativo da Exposição. Darwin – Descubra o Homem e
a Teoria Revolucionária que Mudou o Mundo.Instituto Sangari, s/d.
Vários anos após o término de sua viagem ao redor do mundo a bordo do Beagle, Charles Darwin publicou sua revolucionária teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural. Graças às reflexões do cientista durante a viagem mencionada no texto, hoje se sabe que
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UDESC) A figura representa, de maneira resumida, as fases da Interfase (G1; S e G2) e de Divisão (M) do ciclo de vida de uma célula, o chamado ciclo celular.
Em relação ao ciclo celular, assinale a alternativa correta.
- Química | 2.8 Radioatividade
Em setembro de 2017, completaram-se 30 anos do acidente com o Césio-137 em Goiânia. Uma cápsula metálica que continha 40 g de césio-137 e fazia parte de um equipamento de radioterapia abandonado foi encontrada por dois trabalhadores. Após violarem a cápsula, eles distribuíram o sólido do seu interior entre amigos e parentes, encantados pela luminosidade que emitia no escuro. Isso resultou no maior acidente radioativo mundial fora de uma usina nuclear. À época do acidente, o lixo radioativo removido do local, onde o Cs-137 se espalhou, foi estocado em contentores. O gráfico a seguir ilustra tal decaimento ao longo do tempo.
É possível calcular que em 2017 a massa de césio-137 existente oriunda da massa inicial da cápsula era
- Matemática | 3.4 Modular
(UEPB) A soma das raízes que a equação modular ||x-2|-7|=6 é