( ENEM 2009 CANCELADA ) A empresa SWK produz um determinado produto x, cujo custo de fabricação é dado pela equação de uma reta crescente, com inclinação dois e de variável x. Se não tivermos nenhum produto produzido, a despesa fixa é de R$ 7,00 e a função venda de cada unidade x é dada por
−2x2 + 229,76x − 441,84.
Tendo em vista uma crise financeira, a empresa fez algumas demissões. Com isso, caiu em 12% o custo da produção de cada unidade produzida. Nessas condições, a função lucro da empresa pode ser expressa como a
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UERJ) A mutação no DNA de uma célula eucariota acarretou a substituição, no RNA mensageiro de uma proteína, da 15ª base nitrogenada por uma base C. A disposição de bases da porção inicial do RNA mensageiro da célula, antes de sua mutação, é apresentada a seguir: Início da tradução AUGCUUCUCAUCUUUUUAGCU...
Observe os códons correspondentes a alguns aminoácidos:
Sabe-se que o códon de iniciação de leitura é AUG. A probabilidade de que a proteína a ser traduzida pelo RNA mensageiro da célula que sofreu mutação não apresente alterações na disposição de seus aminoácidos é de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
O Folhinha é um caderno semanal do jornal Folha de S.Paulo destinado ao público infantil e pré-
adolescência. Publicado aos sábados, aborda temas como notícias, televisão, cinema e comportamento,
saúde, esportes, galeria, curiosidades.
Descubra como cobra, elefante e outros bichos tomam banho
O título do anúncio no caderno semanal Folhinha, destinado ao leitor, apresenta o verbo de introdução do título no modo Imperativo, na 3ª pessoa ( pronome pessoal ‘você’), conforme o modelo destacado. EXPLIQUE o motivo de aparecer nesse tipo de modo verbal: o Imperativo.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem e, depois, leia o texto a seguir.
A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, desencadeou uma série de fatos que culminaram em um golpe de estado em 31 de março de 1964. O sucessor, João Goulart, foi deposto pelos militares com apoio de setores da sociedade [...]. O ambiente político se radicalizou, porque Jango prometia fazer as chamadas reformas de base na “lei ou na marra”, com ajuda de sindicatos e de membros das Forças Armadas.
Disponível em: https://glo.bo/2UoXvfV. Acesso em: 9 abr. 2019.
Pela análise dos textos, compreende-se que o golpe de 1964 pode ser caracterizado como
- Geografia | A. Globalização
Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.
BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global?. Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br.
Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
1What time is it? That simple question probably is asked more often today than ever. In our clock‐studded, cell‐phone society, the answer is never more than a glance away, and so we can blissfully partition our days into ever smaller increments for ever more tightly scheduled tasks, confident that we will always know it is 7:03 P.M.
Modern scientific revelations about time, however, make the question endlessly frustrating. If we seek a precise knowledge of the time, the elusive infinitesimal of “now” dissolves into a scattering flock of nanoseconds. Bound by the speed of light and the velocity of nerve impulses, our perceptions of the present sketch the world as it was an instant ago—for all that our consciousness pretends otherwise, we can never catch up.
Even in principle, perfect synchronicity escapes us. Relativity dictates that, like a strange syrup, time flows slower on moving trains than in the stations and faster in the mountains than in the valleys. The time for our wristwatch or digital screen is not exactly the same as the time for our head.
Our intuitions are deeply paradoxical. Time heals all wounds, but it is also the great destroyer. Time is relative but also relentless. There is time for every purpose under heaven, but there is never enough.
Scientific American, October 24, 2014. Adaptado.
(FUVEST 2019 1° FASE) No texto, a pergunta “What time is it?” (ref. 1), inserida no debate da ciência moderna sobre a noção de tempo,