Observe a caixa a seguir, que será utilizada como porta-arquivos em um escritório.
Considerando que a caixa tem formato de paralelepípedo, quantas arestas ela possui?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02. Semântica
Texto base: 10470095
Leia a crônica “O telefone”, de Rubem Braga, para responder à questão. O telefone Honrado Senhor Diretor da Companhia Telefônica Quem vos escreve é um desses desagradáveis sujeitos chamados assinantes; e do tipo mais baixo: dos que atingiram essa qualidade depois de uma longa espera na fila. Não venho, senhor, reclamar nenhum direito. Li o vosso Regulamento e sei que não tenho direito a coisa alguma, a não ser pagar a conta [...] Ele nos ensina a ser humildes; ele nos mostra o quanto nós, assinantes, somos desprezíveis e fracos. Aconteceu, por exemplo, senhor, que outro dia um velho amigo deu-me o prazer de me fazer uma visita [...] Ia a conversa quente e cordial [...] quando o telefone tocou. Atendi. Era alguém que queria falar ao meu amigo. Um assinante mais leviano teria chamado o amigo para falar. Sou, entretanto, um severo respeitador do (substantivo) ; em vista do que, (verbo) ao meu amigo que alguém queria lhe falar, o que infelizmente eu não podia permitir; estava, entretanto, disposto a tomar e transmitir qualquer recado. Irritou-se o amigo, mas fiquei (adjetivo) mostrando-lhe o artigo 2 do Regulamento, segundo o qual o aparelho instalado em minha casa só pode ser usado “pelo assinante, pessoas de sua família, seus representantes ou empregados”. Devo dizer que perdi o amigo, mas salvei o Respeito ao Regulamento [...] BRAGA. Rubem. O telefone. In: Crônicas.
São Paulo: Ática, 1979. (Coleção para gostar de ler).
Enunciado:
A palavra destacada na frase “Um assinante mais leviano teria chamado o amigo para falar” pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por:
- Matemática - Fundamental | 21. Problemas com as 4 Operações
Leia a reportagem apresentada a seguir.
Em 2009, foi feito um concurso para gari na cidade do Rio de Janeiro. A FUNRIO, empresa organizadora do concurso para Gari da Comlurb-RJ, divulgou a concorrência do concurso para preenchimento de 1.400 vagas.
Inscritos no concurso por escolaridade
Ensino fundamental: 57.455 candidatos.
Nível médio: 47.385 inscrições
Nível superior incompleto: 3.180 candidatos.
Nível superior completo: 1.026 inscritos.
A jornada de trabalho é de 44 horas semanais, o salário é de R$ 486,10, ticket refeição no valor mensal de R$ 237,90, e plano de saúde. O concurso para Gari não teve prova escrita, apenas testes físicos.
Disponível em <http://concursos-publicos.net/no-rio-de-janeiro/concurso-comlurb-concorrencia-local-provas-gabarito/> Acesso em 01/07/2010
a) De acordo com a reportagem, quantas pessoas se inscreveram para o concurso de gari?
b) Ao se inscrever para concorrer às vagas de gari, cada candidato deveria pagar 10 reais. Quantos reais foram arrecadados com a inscrição de todos os candidatos? Escreva o valor usando apenas palavras.
- Arte - Fundamental | 04.3. Arte em formas
Texto base: Studiare 107316
MATERIAL
- Papel canson tamanho A4
- Tinta guache
- Pratinho de plástico para colocar as tintas
- Pedaços de espumas
- Fitas autocolantes coloridas
- Tesoura sem ponta
- Jornal
- Avental
PROCEDIMENTOS
- Esta atividade pode ser trabalhada em grupo de até 04 crianças.
- Entregar para cada criança a folha A4 e um pedaço de espuma.
- Colocar as tintas em um pratinho e distribuir para cada grupo.
- Colocar o avental nas crianças e forrar a mesa com jornal.
- As crianças deverão pintar a folha A4 utilizando como pincel, a espuma.
- Instruir as crianças para molhar a espuma na tinta e ir dando pequenas batidinhas na folha A4, até preencher o espaço todo da folha.
-
- Fonte: https://br.pinterest.com/pin/768286017652431925/
- O professor deverá auxiliar as crianças, neste momento.
- Pedir as crianças para pintar, misturando umas cores com as outras para ficar uma pintura bem colorida.
- Colocar para secar.
- Depois, o professor deverá entregar para as crianças as fitas autocolantes coloridas.
- Explicar para as crianças que elas farão desenhos utilizando linhas que serão feitas com as fitas autocolantes.
- Pedir as crianças para ir colando as fitas no papel, formando desenhos.
- Deixe que elas se expressem livremente até chegarem em algumas formas geométricas.
- Exponha os trabalhos.
Fonte: http://naescola.eduqa.me/atividades/5-atividades-criativas-de-artes-para-educacao-infantil/
Enunciado:
Studiare 107316
MATERIAL
- Papel canson tamanho A4
- Tinta guache
- Pratinho de plástico para colocar as tintas
- Pedaços de espumas
- Fitas autocolantes coloridas
- Tesoura sem ponta
- Jornal
- Avental
PROCEDIMENTOS
- Esta atividade pode ser trabalhada em grupo de até 04 crianças.
- Entregar para cada criança a folha A4 e um pedaço de espuma.
- Colocar as tintas em um pratinho e distribuir para cada grupo.
- Colocar o avental nas crianças e forrar a mesa com jornal.
- As crianças deverão pintar a folha A4 utilizando como pincel, a espuma.
- Instruir as crianças para molhar a espuma na tinta e ir dando pequenas batidinhas na folha A4, até preencher o espaço todo da folha.
-
- Fonte: https://br.pinterest.com/pin/768286017652431925/
- O professor deverá auxiliar as crianças, neste momento.
- Pedir as crianças para pintar, misturando umas cores com as outras para ficar uma pintura bem colorida.
- Colocar para secar.
- Depois, o professor deverá entregar para as crianças as fitas autocolantes coloridas.
- Explicar para as crianças que elas farão desenhos utilizando linhas que serão feitas com as fitas autocolantes.
- Pedir as crianças para ir colando as fitas no papel, formando desenhos.
- Deixe que elas se expressem livremente até chegarem em algumas formas geométricas.
- Exponha os trabalhos.
Fonte: http://naescola.eduqa.me/atividades/5-atividades-criativas-de-artes-para-educacao-infantil/
- Química | 2.3 Termoquímica
Durante a Segunda Guerra Mundial, o monóxido de carbono foi usado como combustível alternativo nos veículos para suprir a falta de gasolina. O monóxido de carbono era obtido em equipamentos conhecidos como gasogênios, pela combustão parcial da madeira. Nos motores dos automóveis, o monóxido de carbono era convertido em gás carbônico ao reagir com o oxigênio, e liberava 57,0 kcal / mol Sabendo-se que a entalpia do produto dióxido de carbono é -94,0 kcal, pode-se afirmar corretamente que a entalpia de formação do monóxido de carbono é
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEFS)
As curvas de solubilidade são gráficos que representam a variação dos coeficientes de solubilidade de substâncias em função de temperatura. Esses gráficos têm grande importância no estudo das soluções de sólidos em líquidos, em razão de a temperatura ser o único fator físico perceptivo, na solubilidade.
O gráfico mostra a variação de solubilidade do cloreto de cálcio hexaidratado, CaCl2 · 6H2O, em função da temperatura. Tendo em vista essas considerações, é correto afirmar: