Na figura abaixo, temos a representação da superfície de alguns sólidos geométricos.
Em qual desses sólidos a planifi cação da superfície é formada apenas por retângulos?
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- Geografia - Fundamental | 04. Características naturais do território brasileiro
Uma grande parte da floresta amazônica situa-se no nosso território.
a) Em que Regiões Brasileiras ela está presente?
b) Complete o quadro com uma informação da floresta amazônica em relação a cada um dos aspectos.
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Para economizar na conta de energia elétrica, a gerência de uma cafeteria decidiu proibir o uso das tomadas do seu estabelecimento para recargas de baterias de celular. Mesmo com receio de perder o consumo da clientela que, esperando o celular carregar, consome mais no estabelecimento, a equipe de gerentes acredita que isso foi uma boa ideia.
Para carregar um aparelho celular completamente, consomem-se aproximadamente 15Wh de energia elétrica.Admitindo que essa carga seja feita diariamente, na cafeteria por um cliente frequente,estime o custo máximo anual de carga desse aparelho, sabendo que cada kWh custa R$0,6
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Texto para à questão.
Quem vê cara não vê coração
O coração é como flor escondida
no mais escondido jardim do corpo
e navega num mar vermelho
de sangue e sentimentos:
a qualquer momento
ele diz amor. É possível alcançá-lo
com os olhos,
uma simples palavra,
uma lágrima,
um abraço,
uma carícia. Às vezes o coração
fecha
as suas portas,
mas com um sopro,
um suspiro,
um vento encantado,
elas se abrem
de par em par Roseana Murray. Quem vê cara não vê coração. 1. ed.
São Paulo: Callis, 2013.
O título do poema é um ditado popular. Esse ditado popular diz:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto.
LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA
12/06/2007 18:08
A nossa Constituição deixa bem claro: crianças com menos de 16 anos não podem trabalhar. Ou seja, é proibido contratar crianças porque elas têm que estudar. Mas, infelizmente, a lei não é obedecida. Nem aqui no Brasil e nem em quase todos os países do mundo.
Mas por que estamos falando sobre esse assunto? É porque hoje é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Essa data foi determinada pelas Nações Unidas (ONU) para ser o dia de luta pelo fim da exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
Cresce a exploração
Para você ter uma ideia, só aqui no nosso País, dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que, depois de 14 anos de queda, o número de crianças de 5 a 15 anos trabalhando voltou a subir. Triste, não?
O número de meninos e meninas trabalhadores saiu de 2 milhões e 77mil em 2004 para 2 milhões e 93 mil em 2005. Só no campo do nosso País (na agricultura), há 1 milhão e 200 crianças trabalhando, o maior número da América Latina, segundo a OIT. Mas não é só aqui que isso acontece. Há muitas crianças em lavouras de vários países. O campo é o lugar que mais reúne crianças trabalhadoras. Elas são cerca de 70% da mão de obra das plantações. Sabe o que isso significa? Que de 10 trabalhadores no campo, 7 são crianças de até 16 anos. Já pensou? É uma verdadeira exploração! Cartão vermelho
Para chamar a atenção de todos sobre essa exploração, por todo o Brasil estão acontecendo várias manifestações contra o trabalho infantil. Em Brasília, por exemplo, uma mobilização reuniu nesta manhã mais de mil crianças e adolescentes no Museu Nacional. Todos retirados do trabalho infantil por meio de projetos sociais, os jovens, em um ato simbólico, levantaram um cartão vermelho àqueles que, com sua indiferença, ainda não fazem sua parte para a eliminação deste problema grave. Um cartão azul, com oito sugestões para que mudemos nosso comportamento também foi erguido.
Faça sua parte
É muito importante combater formas de exploração do trabalho infantil. Por isso, se você encontrar uma criança trabalhando na rua ou no campo para ganhar dinheiro, avise! Conte para seus pais, professores ou ligue para os órgãos que cuidam desse assunto, como o ECA.
É ilegal crianças deixarem de estudar e brincar para trabalhar. Seja onde for: casas de família, como babás ou companhia para crianças, lavouras (plantações) ou cortes de cana. Dá pra imaginar uma criança trabalhando mais de oito horas por dia sem direito a educação, lazer e diversão? Claro que não! Então, vamos fazer a nossa parte: denunciar! Disponível em<http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/lugar-de-crianca-e-na-escola>
A) Qual é a função do texto que você leu?
B) Identifique as principais características que compõem este gênero de texto.
- História | 3.2 Era Vargas
Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB)
Art. 1.o – Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.
Diário Oficial do Estado de São Paulo. 4 novo 1931.
Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização