Conhecemos muitas pessoas em entrevistas.
No último dia 3 de setembro foi comemorado o Dia do Biólogo. Para homenagear este importante profissional, habilitado para trabalhar em diversas áreas, o Conexão Aluno entrevistou o biólogo Mário Luiz Farias Cavalcanti, coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mário Cavalcanti possui mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é editor e consultor da Revista de Biologia e Ciências da Terra, além de professor e pesquisador da UFPB. Nesta entrevista, Cavalcanti fala sobre as áreas em que um biólogo pode atuar, quais as mais promissoras, a importância de se preservar o meio ambiente, entre outras coisas. Confira a entrevista:
Conexão Aluno (CA) - Que características a pessoa deve ter para se tornar um bom biólogo?
Mário Cavalcanti – Primeiramente, tem que amar a natureza, sentir-se bem em defender o meio ambiente e fazer a sociedade entender que a espécie humana não é a mais importante do planeta, é simplesmente uma espécie de ser vivo dentre milhares existentes. Temos que nos adaptar ao meio ambiente e não tentar fazê-lo adaptar-se aos nossos caprichos.
CA - Além da sala de aula, em que áreas um biólogo pode atuar?
Mário Cavalcanti - O biólogo é um profissional que está habilitado para trabalhar em diversas áreas do conhecimento. São elas: Análises Clínicas, Biofísica, Biologia Celular, Bioquímica, Botânica, Ciências Morfológicas, Ecologia, Educação, Ética, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Imunologia, Informática, Limnologia, Micologia, Microbiologia, Oceanografia, Paleontologia, Parasitologia, Saúde Pública e Zoologia.
CA - Como está o mercado de trabalho para quem se forma em Ciências Biológicas?
Mário Cavalcanti - O mercado de trabalho é muito promissor, uma vez que diversos temas relacionados à Biologia estão cada vez mais evidentes, como, por exemplo, a biotecnologia e a preocupação com o meio ambiente.
CA - Que mensagem você deixaria para um estudante que esteja planejando se tornar um biólogo?
Mário Cavalcanti - O biólogo antes de tudo tem que amar a profissão, trabalhar sempre com honestidade, objetivando defender a vida e estimular o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.
Disponível em: <http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/>. Acesso em: 02 de janeiro de 2015.
Explicite a função do primeiro parágrafo dessa entrevista em relação a Mário Cavalcanti.