GAULD, T. Disponível em: www.tomgauld.com. Acesso em: 25 out. 2021.
Nessa tirinha, o comportamento da mulher expressa
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir. A política dos estados, isto é, a que fortifica os vínculos de harmonia entre os estados e a União, é pois, na sua essência, a política nacional. É lá, na soma dessas unidades autônomas, que se encontra a verdadeira soberania da opinião. O que pensam os estados, pensa a União. Campos Salles, Mensagem [3 de maio 1902]. In: Manifestos e mensagens. São Paulo: Fundap/ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. p. 201-202.
Enunciado:
a) Identifique o tipo de funcionamento político constituído no governo de Campos Salles nos primeiros anos da chamada “República Velha”.
b) Explique como essa articulação caracterizou a política brasileira nesse período.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Em um folheto de propaganda foi desenhada uma planta de um apartamento medindo 6 m × 8 m, na escala 1 : 50. Porém, como sobrou muito espaço na folha, foi decidido aumentar o desenho da planta, passando para a escala 1 : 40.
Após essa modificação, quanto aumentou, em cm2, a área do desenho da planta?
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UEFS) Quando um carro colide com um obstáculo rígido e fixo, a força de contato, por ter intensidade muito grande, pode ser considerada como a resultante.
Considerando-se que, durante a colisão com duração de 0,1s, o comprimento do carro foi amassado de 0,5m, é correto afirmar que o módulo da velocidade, imediatamente antes da colisão, era igual, em m/s, a
- Química | 4. Química Ambiental
A química verde permite o desenvolvimento tecnológico com danos reduzidos ao meio ambiente, e encontrar rotas limpas tem sido um grande desafio. Considere duas rotas diferentes utilizadas para a obtenção de ácido adípico, um insumo muito importante para a indústria têxtil e de plastificantes.
LENARDAO, E.J. et al. Greon chemistry – Os doze Princípios da Química Verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa. Química Nova n.1 2003 (adaptado).
Que fator contribui positivamente para que a segunda rota de síntese seja verde em comparação à primeira?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia a crônica do Luis Fernando Veríssimo e responda a questão: Complô Mal chegou no céu, o gaúcho pediu para falar com Deus. Queria fazer uma queixa. Deus estava em reunião e o gaúcho foi encaminhado a São Pedro. São Pedro estava na sala de comando meteorológico. Era ali, cercado por sua equipe à frente de painéis sofisticadíssimos, que São Pedro dirigia o tempo do mundo. ― O que é? Disse São Pedro, sem olhar para o gaúcho. Prestava atenção numa tela à sua frente. ― Estão contra nós ― queixou-se o gaúcho. ― Quem? ― Todo mundo. ― Bobagem. ― Verdade. Veja só o que tem nos acontecido. E, seguindo São Pedro pela sala enquanto este ajustava controles e checava mostradores, o gaúcho contou tudo que tinha feito ao Rio Grande do Sul nos últimos tempos. Tudo. Concluiu dizendo que aquilo só podia ser uma campanha organizada. Um complô contra o Rio Grande! ― Paranoia ― sentenciou São Pedro. ― Fazem pouco de nós. Nós... Mas São Pedro o interrompeu com um gesto. Apontou para uma tela. ― Veja. Por coincidência, vamos programar o tempo no Rio Grande do Sul para as próximas horas. E São Pedro passou a dar ordens a seus comandados. ― Grandes nuvens negras! ― Grandes nuvens negras ― confirmou o encarregado do setor. ― Relâmpagos espetaculares. ― Relâmpagos espetaculares. ― Trovões retumbantes! ― Trovões retumbantes. O gaúcho entusiasmado chegou a ficar na ponta dos pés, de tão ansioso, esperando a ordem final de São Pedro. ― E atenção ― disse São Pedro. Todos esperavam a ordem. São Pedro fechou os olhos, como que buscando inspiração, e ficou assim por uns instantes. Depois decretou: ― Chuviscos. Houve risadas generalizadas da equipe. Quando saía da sala, o gaúcho viu, com o rabo dos olhos, São Pedro tapar a boca para não rir também. O complô era mais amplo do que se imaginava. (VERISSIMO, L. F. Mais comédias para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008. p. 73 – 74)
Enunciado:
Sobre o título da crônica, pode-se afirmar que: