Leia o texto com atenção e responda à questão.
“A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente igual, e sim um mosaico de diferentes culturas que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural que compõe a unidade do Brasil. Apesar de o povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) [...] “
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil.> Acesso em: 04 mar. 2014. (Fragmento)
As trocas culturais acontecem desde os tempos dos primeiros agrupamentos humanos até os dias atuais.
Defina o que são trocas culturais.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Adjetivo
Leia a fábula do Moleiro, seu filho e à o burro. A seguir, responda questão.
O MOLEIRO, SEU FILHO E O BURRO
Era uma vez um moleiro que tinha um burro tão velho que decidiu vendê-lo na feira de um povoado próximo. Antes de sair, o homem disse ao filho:
- Vamos levar o burro nos ombros. Assim ele chega descansado e não vai parecer tão velho. Quem sabe nós não alcançamos um preço melhor?
- Acho que é uma boa ideia – respondeu o filho.
Amarraram as patas do burro a um longo cabo de madeira e sobre os ombros o transportaram.
Quando os dois puseram os pés na rua, homens e mulheres começaram a rir da cena que viam.
- Alguém pode me dizer qual dos três é o mais burro? – perguntou um deles aos gritos.
O moleiro, morto de vergonha, desamarrou o burro e fez o filho subir em cima dele.
Os três seguiram seu caminho e logo adiante encontraram alguns comerciantes. O mais velho gritou para o filho do moleiro:
- Desça do burro, garoto. Seu pai que está velho e cansado é que deveria ir montado.
Ao ouvir essas palavras, o menino desceu imediatamente e deu lugar ao pai.
Os três seguiram seu caminho e pouco depois passaram por três mulheres.
- Vejam só que pai folgado! O coitadinho do menino está cansado e suando! – exclamou uma delas.
Então, o moleiro ordenou ao filho que subisse com ele no burro. Em seguida, um grupo de homens que passou por eles disse:
- Que bestas! O burro vai morrer!
Cheios de tantas críticas, o moleiro e o filho desceram do burro e voltaram a caminhar atrás dele. Aí, um jovem gritou:
- Não está certo, eles andando e o burro sem peso nas costas.
- Assim vamos – disse o moleiro. (...)
Fonte: Já sei ler: 20 fábulas de La Fontaine. Barueri, SP: Girassol, 2010. p.90-95.
Marque a afirmativa correta sobre os adjetivos que aparecem no trecho acima.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
34. Texto base: Leia o texto a seguir. A Eletrobrás Eletronuclear foi criada em 1997 com a finalidade de operar e construir usinas termonucleares no Brasil. Subsidiária da Eletrobrás, é uma empresa de economia mista e responde pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no Brasil. Pelo sistema elétrico interligado, essa energia chega aos principais centros consumidores do país e corresponde, por exemplo, a mais de 30% da eletricidade consumida no estado do Rio de Janeiro, proporção que se ampliará consideravelmente quando Angra 3, terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA estiver concluída. Eletrobrás Eletronuclear. Disponível em: <http://www.eletronuclear.gov.br/AEmpresa.aspx>. Acesso em: 14 mar. 2015
Enunciado:
A produção de energia é um tema de constante debate no mundo, especialmente quanto aos prejuízos e benefícios que podem resultar. A geração de energia elétrica originária de usinas nucleares tem como vantagem para a natureza a
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a imagem abaixo:
De acordo com as informações fornecidas e com seus conhecimentos do sistema vascular, assinale a afirmação que contém apenas informações corretas.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Uma corda de cobre, com seção de raio rC, está submetida a uma tensão T. Uma corda de ferro, com seção de raio rF , de mesmo comprimento e emitindo ondas de mesma frequência que a do cobre, está submetida a uma tensão T/3. Sendo de 1,15 a razão entre as densidades do cobre e do ferro, e sabendo que ambas oscilam no modo fundamental, a razão rC/rF é igual a
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns e outros aliciados como escravos. Nessa confluência, que se dá sob a regência dos portugueses, matrizes raciais díspares, tradições culturais distintas, formações sociais defasadas se enfrentam e se fundem para dar lugar a um povo novo. Novo porque surge como uma etnia nacional, que se vê a si mesma e é vista como uma gente nova, diferenciada culturalmente de suas matrizes formadoras. Velho, porém, porque se viabiliza como um proletariado externo, como um implante ultramarino da expansão europeia que não existe para si mesmo, mas para gerar lucros exportáveis pelo exercício da função de provedor colonial de bens para o mercado mundial, através do desgaste da população. Sua unidade étnica básica não significa, porém, nenhuma uniformidade, mesmo porque atuaram sobre ela forças diversificadoras: a ecológica, a econômica e a migração. Por essas vias se plasmaram historicamente diversos modos rústicos de ser dos brasileiros: os sertanejos, os caboclos, os crioulos, os caipiras e os gaúchos. Todos eles muito mais marcados pelo que têm de comum como brasileiros, do que pelas diferenças devidas a adaptações regionais ou funcionais, ou de miscigenação e aculturação que emprestam fisionomia própria a uma ou outra parcela da população.
(Darcy Ribeiro. O povo brasileiro, 1995. Adaptado.)
De acordo com Darcy Ribeiro, dois movimentos caminharam concomitantemente ao longo do processo de formação do povo brasileiro: