Tomamos conhecimento pelos meios de comunicação da previsão do tempo, dos efeitos da chuva ou da falta dela, dos terremotos etc. Leia a seguir manchetes de jornais que mostram alguns desses fatos para responder as questões 26, 27 e 28.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 2.03 A Globalização e a Nova Ordem Mundial
Leia o trecho da notícia a seguir.
Fim da Amazônia prejudicaria agricultura dos EUA e da China
Se a Amazônia fosse desmatada por completo, os problemas climáticos que a ausência da floresta causaria para a agricultura seriam sentidos nos Estados Unidos ou até mesmo na China, afirma um novo estudo.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/ambiente/2014/12/1564586-fim-daamazonia-prejudicaria-agricultura-de-eua-e-china.shtml>. Acesso em: 19 jan. 2015.
Podemos afirmar corretamente que a notícia aborda
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Leia-as e observe-as com bastante atenção.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo, o corvo ficou de pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro " Cróóó!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!
Moral: cuidado com quem muito elogia.
Do livro Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas.
Fonte: http://www.metaforas.com.br/infantis/a_raposa_eo_corvo.htm – 19/5/2010 – adaptado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fábulas Modernas
Fonte: http://www.contaoutra.com.br/tiras.asp?pagina=4 - 19/5/2010 - adaptado.
A fábula é uma história narrativa que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvida por um escravo chamado Esopo, que viveu no século VI a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fábula – 19/5/2010 – adaptado.
De acordo à moral transmitida pela fábula original, A raposa e o corvo, a sabedoria e a inteligência de cada ser humano, para não atrair nenhum tipo de risco, está relacionada, principalmente, em
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
A Lua, nosso satélite natural, tem fascinado a humanidade desde os tempos antigos. Seus movimentos e fases têm sido estudados desde a antiguidade, e a compreensão desses fenômenos tem sido importante tanto do ponto de vista científico quanto cultural. A Lua realiza dois movimentos principais: um ao redor da Terra e outro em torno de seu próprio eixo. Esses movimentos resultam nas fases da Lua, que são bem conhecidas por todos nós. As fases da Lua são um fenômeno que pode ser observado a olho nu, e por isso foram estudadas por muitas culturas ao longo da história. As fases são o resultado do movimento da Lua em torno da Terra e da interação entre a luz do Sol e a superfície da Lua.
Em que fase da Lua ocorre o eclipse lunar?
- Geografia - Fundamental | 01.4. A paisagem urbana
Observe as imagens a seguir.
O espaço geográfico é constituído por um conjunto de paisagens resultantes da ação da natureza e da intervenção humana.
Considerando as características das paisagens transformadas pelo homem, pode-se afirmar que
- Física | 6.2 Eletrodinâmica
O disjuntor é um dispositivo que funciona como um interruptor automático. Ele é utilizado para proteger instalações elétricas contra possíveis danos causados por curtos- -circuitos e sobrecargas elétricas. Numa casa, uma torneira elétrica com potência de 5 500 W funciona ligada numa rede de 220 V. Para proteger o equipamento, será instalado um disjuntor exclusivo para essa torneira, cuja margem de segurança é de 20%.
A intensidade máxima da corrente elétrica, em ampère, suportada por esse disjuntor é