Caio ouviu seu pai dizer que a distância entre sua casa e seu colégio é 5 km. Nesse caso, qual é a distância entre a casa de Caio e o seu colégio, em metros?
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(UECE) O florentino Nicolau Maquiavel é considerado pela maioria dos historiadores da política como o primeiro grande pensador moderno a romper com a visão aristotélica sobre o sentido da vida política. Se para o filósofo grego o exercício da vida na polis representava a consumação da natureza racional do homem e a manifestação maior da sua excelência e do bem, Maquiavel, nas palavras de Pierre Manent: “foi o primeiro dos mestres da suspeita... o primeiro a trazer a suspeita para o ponto estratégico da vida dos homens: seu convívio, sua vida política. Se empenhou, Maquiavel, em nos convencer do caráter central ou substancial do mal na coisa pública”.
MANENT, Pierre. História intelectual do liberalismo: dez lições. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1990. P. 28-29/ adaptado.
A partir da leitura do trecho acima e levando em consideração o surgimento do pensamento político moderno, em Maquiavel, analise as seguintes proposições:
I. O pensamento político de Maquiavel foi inovador em relação ao pensamento clássico, por considerar que não há um “bem” absoluto em contraposição a um “mal” a ser combatido. Em certas situações, o “bem” advém e é mantido pelo “mal”.
II. Maquiavel e praticamente todos os filósofos da modernidade negavam a existência do bem comum. Uma característica marcante na concepção de política moderna era a de que a conquista e o exercício do poder político era o principal elemento a considerar.
III. Muito influenciado pelas disputas políticas de seu tempo, Maquiavel baseou-se na experiência concreta da coisa pública. Ao contrário dos antigos que viam a política como a realização do fim último da cidadania, ele procurou descrever o processo político de seu tempo.
É correto o que se afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia o texto a seguir e responda a questão. A nova moda eletrizante
A beleza, às vezes, exige sacrifícios. Tornar o mundo mais sustentável também. Agora, imagine os dois esforços reunidos num mesmo objeto: a roupa. É isso o que chama a atenção na coleção Captain Electric, cujas três peças – Stiff, Sticky e Itchy – armazenam a energia gerada pelos movimentos do corpo.
O recorrente dilema do mundo da moda entre beleza e conforto foi a inspiração para a criação. Por isso, a intenção dos modelos é apertar e remodelar o corpo, de modo que seja necessário fazer força para se movimentar e, consequentemente, gerar mais energia. Os criadores optaram por não disfarçar os geradores de eletricidade, mas integrá-los ao conjunto da obra, e garantem que ninguém vai levar um choque inesperado.
No caso da Captain Electric, a energia não tem lá uma utilidade muito significativa, apenas produz luzes sob o tecido e é capaz de ativar um MP3 player incorporado à própria peça. No máximo, uma galera animada que aderisse ao figurino poderia garantir a iluminação e o som da balada.
Mas está aí uma iniciativa que pode ser adaptada num futuro próximo. Já pensou se os geradores das roupas pudessem alimentar uma TV, um computador ou mesmo uma bicicleta elétrica?
Você se submeteria a esse sacrifício em nome da moda ou do meio ambiente? (fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planet/206188_post.shtml, acessada em 05/11/09)
Enunciado:
O texto da revista Superinteressante descreve a aliança entre o mundo da moda e a sustentabilidade. Unir universos tão distintos possibilitou:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas(UCS) Os antiácidos são utilizados para diminuir a dor estomacal e auxiliar no tratamento de úlceras, pela reação química com o ácido clorídrico produzido pelo estômago. Uma das substâncias utilizadas como antiácido é o bicarbonato de sódio.Assinale a alternativa em que a reação química do acido clorídrico com o bicarbonato de sódio está corretamente representada.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto para a questão.
Meu pesadelo começou assim.
Eu estava numa rua deserta em alguma cidadezinha à beira-mar, no meio da noite. Havia uma tempestade. [...]
Então ouvi cascos chapinhando no calçamento. Virei e vi meu amigo Grover correndo para salvar sua vida.
Sim, eu disse cascos.
Grover é um sátiro [ser da mitologia grega, com o corpo metade humano e metade bode]. Da cintura para cima, parece um adolescente comum e desengonçado, com uma barbicha igual à penugem de pêssego e um problema sério de acne.
[...]
De qualquer modo, em meu sonho, Grover corria, [...] batendo os cascos pelas pequenas lojas de suvenir e de aluguel de pranchas de surfe. O vento dobrava as palmeiras quase até o chão.
Um rugido de fazer os ossos tremerem atravessou a tempestade. Atrás de Grover, do outro lado do quarteirão, surgiu uma figura sombria. Ela derrubou um poste de iluminação com um golpe violento. A lâmpada explodiu em um milhão de fagulhas. Grover cambaleou, choramingando de medo. Murmurou para si mesmo: "Preciso escapar. Preciso avisá-lo!" [...]
A sombra do monstro seguiu em frente. Silêncio, a não ser pela chuva. Grover respirou fundo. Talvez a coisa tivesse ido embora. Então houve um clarão de relâmpago [...] , e uma voz monstruosa berrou: "MEEEEEEU!"
*****
Sentei-me na cama, ereto e tremendo.
Não havia tempestade. Não havia monstro.
O sol da manhã atravessava a janela do meu quarto.
Pensei ter visto uma sombra se movendo rapidamente pelo vidro – uma forma humana. Mas então ouvi uma batida na porta do quarto – minha mãe chamou: — Percy, você vai se atrasar.
RIORDAN, Rick. Percy Jackson e Os Olimpianos: O Mar de Monstros. v. 2. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca,
2014. Adaptado.
Vocabulário:
Suvenir – objeto característico de um lugar e que se vende, como lembrança, especialmente, a turistas.
Chapinhar – fazer ruído de pancada sucessivas vezes.
O narrador da história também participa dela. A frase que indica isso é:
- Geografia - Fundamental | 2.03 A Globalização e a Nova Ordem Mundial
Análise o gráfico da Variação do PIB em 2013.
Disponível em:<http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/02/economia-brasileira-avancou-23-em-2013-diz-ibge.html>. Acesso em 20 dez. 2017.
Sobre as informações do gráfico, responda:
A) Ordene de forma decrescente os países representados.
B) Justifique o resultado dos dois países que mais cresceram.