Com vários cubinhos, todos idênticos, com 3 cm de arestas formou-se um bloco como o da figura a seguir.
Calcule, em dm 3, a medida do volume desse bloco.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Texto base: .
Enunciado:
Para aprofundar a pesquisa da atividade anterior sobre o artista Portinari, promova algumas leituras de obras para sensibilizar os alunos em relação aos temas da infância trabalhados pelo artista. A partir do contato visual com as obras a aprendizagem artística envolve um conjunto de diferentes tipos de conhecimento que serão construídos pelo aluno com o auxílio do professor.
Para a leitura de imagens existem várias metodologias, com o objetivo de treinar o olhar sobre as obras de arte, a seguir seja uma sugestão de roteiro criado pelo pesquisador Robert William Ott.
Roteiro para o olhar ( Robert William Ott)
1) Descrever
Para aproveitar tudo o que uma imagem pode oferecer, os olhos precisam percorrer o objeto de estudo com atenção. Mostre a imagem e dê um tempo para que a criança a observe cuidadosamente.
Em sala de aula, peça para que as crianças descrevam o que vêem. A partir desse exercício de ver, elas poderão posteriormente identificar e interpretar os detalhes visuais.
2) Analisar
É hora de perceber os detalhes. As perguntas feitas pelo professor devem ter por objetivo estimular o aluno a prestar atenção na linguagem visual, com seus elementos, texturas, dimensões, materiais, suportes e técnicas.
3) Interpretar
A partir das idéias colocadas pelos alunos, o professor poderá aproveitá-las para as diversas possibilidades pedagógicas. Liste-as e eleja, com as crianças, as que correspondam aos objetivos de ensino. Todos devem ter espaço para expressar as próprias interpretações, bem como sentimentos e emoções. Mostre outras manifestações visuais que tratem do mesmo tema e estimule-os a fazer comparações (cores, formas, linhas, texturas, organização espacial, etc.).
4) Fundamentar
Levantadas as questões que balizarão o trabalho, é tarefa dos alunos buscar respostas. Elabore, junto com eles, uma lista com os aspectos que provocam curiosidade sobre a obra, o autor, o processo de criação, a época, etc. De acordo com a faixa etária, os interesses e o nível de conhecimento da classe, ofereça textos de diversas áreas do conhecimento para pesquisa e indique bibliografia e sites para consulta.
5) Revelar
Com tantas novidades e aprendizados, as crianças certamente estarão estimuladas a produzir. Discuta com todas como gostariam de expor suas idéias. Quais são e como comunicá-las? É hora de criar através do desenho, encorajar a atividade criadora grupal, experimentar com representações em três dimensões, investigar materiais plásticos, formas, cores, texturas e linhas, exercitar as habilidades para recorte, colagem, modelagem, pintura, etc.
http://www.fundacaoromi.org.br/images/Downloads/6encontroeducadores/oficna16portinari.pdf
A seguir sugestões de obras de arte de Portinari para leitura de imagem e respectivas atividades que podem ser trabalhadas a partir das leituras de obras:
Meninos soltando pipa:
Confeccionar pipas com papel de seda e varetas. Brincar de soltar pipas ao ar livre.
Palhaços na gangorra:
Desenhar crianças brincando na gangorra, utilizando retalhos de tecidos variados nas roupas. Fazer dobradura de balões e colar no desenho.
Meninos brincando:
Estudar cores quentes e frias. Brincar ao ar livre movimentando o corpo.
- Geografia - Fundamental | 03. A divisão política e regional do brasil
Observe o mapa para responder à questão.
Enunciado:
No mapa, observe o estado 3 e assinale a alternativa correta em relação aos limites dele:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Normalmente, tratava-se de grandes fazendeiros que utilizavam seu poder para formar uma rede de clientes políticos e garantir resultados de eleições. Era usado o voto de cabresto, por meio do qual o coronel obrigava os eleitores de seu “curral eleitoral” a votarem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas, para que votassem de acordo com os interesses do coronel. Mas recorria-se também a outras estratégias, como compra de votos, eleitores-fantasma, troca de favores, fraudes na apuração dos escrutínios e violência.
Disponível em: http://www.historiadobrasil.net/republica. Acesso em: 12 dez. 2008 (adaptado).
Com relação ao processo democrático do período registrado no texto, é possível afirmar que
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Um indivíduo foi submetido a uma intervenção cirúrgica em que foi removida a metade do seu intestino delgado. Após alta hospitalar, o paciente passou a perder peso rapidamente em virtude da má absorção de nutrientes.
A estrutura celular perdida durante esse processo cirúrgico que comprometeu a absorção de nutrientes é denominada:
- Matemática - Fundamental | 10. Multiplicação de números naturais
Leia o texto abaixo.
Não deixe o chuveiro ligado à toa. Tente tomar banhos de cinco minutos e, se possível, feche a torneira enquanto estiver ensaboando. A cada minuto, aproximadamente 20 litros de água vão embora pelo ralo.
Para um banho de 5 minutos com o chuveiro aberto, quantos litros de água são gastos aproximadamente?