Leia o texto abaixo.
Não deixe o chuveiro ligado à toa. Tente tomar banhos de cinco minutos e, se possível, feche a torneira enquanto estiver ensaboando. A cada minuto, aproximadamente 20 litros de água vão embora pelo ralo.
Para um banho de 5 minutos com o chuveiro aberto, quantos litros de água são gastos aproximadamente?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
Sobre a exposição de Anita Malfatti, em 1917, que muito influenciaria a Semana de Arte Moderna, Monteiro Lobato escreveu, em artigo intitulado Paranoia ou Mistificação:
Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. (…) A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica das escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. (…). Estas considerações são provocadas pela exposição da sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & cia.
O Diário de São Paulo, dez./1917.
Em qual das obras abaixo identifica-se o estilo de Anita Malfatti criticado por Monteiro Lobato no artigo?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Read the text and answer the question.
KELLY, Miles. My first question and answer book. Essex: Miles Kelly publishing, 2012. p. 160.
Enunciado:
What material did people use to make tools of?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la siguiente tira de Gaturro y resuelve la cuestión
.
Disponible en: <http://www.lanacion.com.ar/humor>. Acceso el : 25 nov. 2013
Tras el pedido de Ágata, Gaturro se desaparece de su lado. Teniendo eso en cuenta, contesta las siguientes preguntas:
a) Si el pedido de la gatita apareciera en la tira, ¿qué verbo y qué tiempo verbal lo expresarían? Justifica tu respuesta.
b) Escribe la frase que sería el habla de Ágata expresando su pedido.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Maus-tratos e tortura
Em cerca de 20% (11) das unidades prisionais inspecionadas foram encontrados indícios de maus-tratos ou da prática de tortura contra detentos por agentes prisionais.
Entre eles estavam hematomas nos corpos de presos, denúncias verbais feitas pelos detentos e marcas de tiros de borracha encontradas dentro das celas. (...)
Segundo uma denúncia coletada pela equipe, em Alagoas, uma equipe especial da Polícia Militar teria entrado em uma penitenciária do Estado e obrigado um grupo de presos a ficar nu no pátio da unidade. Lá, eles teriam sido agredidos por cerca de três horas com chutes, choque, gás de pimenta, cães, balas de borracha – além de violência psicológica. (...)
A ouvidora Valdirene Daufemback disse à BBC Brasil que denúncias de maus-tratos chegam ao órgão a partir de todas as regiões – não apenas das unidades inspecionadas em 2012. (...)
"Há abuso de poder e muitos castigos desproporcionais. Já soubemos de presos que por terem levantado a cabeça – quando deveriam estar com ela abaixada – perderam o direito de receber visitas por 30 dias", disse.
Uma dessas denúncias foi recebida durante a visita à Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, na Paraíba. Dois detentos afirmaram ter sido punidos por cantarolar enquanto lavavam um banheiro – contrariando a proibição dada por um agente prisional.
KAWAGUTI, Luis. Ouvidoria constata degradação e abusos em prisões do Brasil. BBC Brasil. São Paulo, 14 maio 2013. Disponível em:< http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130510_ouvidoria_prisoes_lk.shtml>. Acesso em: 25 jul 2013.
Responda.
A) Identifique o assunto da reportagem.
B) Estabeleça comparações entre o assunto da reportagem e o período da Ditadura Militar.
C) Avalie, do ponto de vista ético e humanitário, o conteúdo da reportagem.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Pensar la lengua del siglo XXI
Aceptada la dicotomía entre “español general” académico y “español periférico” americano, la capacidad financiera de la Real Academia, apoyada por la corona y las grandes empresas transnacionales españolas, no promueve la conservación de la unidad, sino la unificación del español, dirigida e impuesta desde España (la Fundación Español Urgente: Fundeu). Unidad y unificación no son lo mismo: la unidad ha existido siempre y con ella la variedad de la lengua, riqueza suprema de nuestras culturas nacionales; la unificación lleva a la pérdida de las diferencias culturales, que nutren al ser humano y son tan importantes como la diversidad biológica de la Tierra.
Culturas nacionales: desde que nacieron los primeros criollos, mestizos y mulatos en el continente hispanoamericano, las diferencias de colonización, las improntas que dejaron en las nacientes sociedades americanas los pueblo aborígenes, la explotación de las riquezas naturales, las redes comerciales coloniales fueron creando culturas propias, diferentes entre sí, aunque con el fondo común de la tradición española. Después de las independencias, cuando se instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre todo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay o Venezuela, esas culturas nacionales se consolidaron y con ellas su español, pues la lengua es, ante todo, constituyente. Así, el español actual de España no es sino una más de las lenguas nacionales del mundo hispánico. El español actual es el conjunto de veintidós españoles nacionales, que tienen sus propias características; ninguno vale más que otro. La lengua del siglo XXI es, por eso, una lengua pluricéntrica.
LARA, L. F. Disponível em: www.revistaenie.clarin.com. Acesso em: 25 fev. 2013.
O texto aborda a questão da língua espanhola no século XXI e tem como função apontar que