Algumas coisas seriam necessárias para que a ideia de um cachecol coletivo desse certo. Complete o quadro com o que outras pessoas precisariam fazer para a ideia dar certo.
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Na fabricação do pão, são utilizadas leveduras da espécie Saccharomyces cerevisiae, também chamadas de fermento. Esses fungos são capazes de produzir gás carbônico e álcool etílico a partir do açúcar. O gás carbônico liberado nesse processo cria pequenas bolhas de gás no interior da massa, fazendo com que o pão cresça e fique fofinho.
Disponível em: https://educacao.uol.com.br Acesso em: 7 mar. 2018 (Adaptação).
O processo realizado pelo fungo que permite a fabricação do produto citado está relacionado à:
- Matemática - Fundamental | 20.2 Medida de Massa
Eduardo costuma levar barrinhas de cereais para o lanche da escola. Semanalmente, seus pais vão ao supermercado e compram uma dúzia de barrinhas. Elas são vendidas em embalagens de 126 g com seis unidades cada.
Quantos gramas de barrinhas de cereais os pais de Eduardo compram semanalmente?
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-Tube) - Cartolina branca - Lápis HB - Lápis de cor - Papéis coloridos variados - Cola - Tesoura
PROCEDIMENTOS - O professor deverá realizar um levantamento sobre as ideias das crianças acerca da dança do baião. - O professor levantará questões para que o grupo de crianças expressem seus conhecimentos sobre essa linguagem, registrando na lousa as seguintes perguntas: . Vocês já assistiram a um espetáculo de dança? . O que é dança? . Onde as pessoas costumam dançar? . Para que dançamos? . Vocês sabem o nome de algum dançarino ou coreógrafo? . Quais são as danças que vocês conhecem? . O que é preciso para haver dança? . O que movemos quando dançamos? . Como nos movemos? . Onde nos movemos? - O professor deverá passar um vídeo de algumas danças da nossa cultura para as crianças como: xaxado, xote, baião, dando as seguintes orientações. - Durante a apreciação das danças, peça as crianças para observarem e identificarem quem dança, (mulheres, homens, crianças), o modo como as pessoas dançam (os movimentos realizados pelo corpo no espaço), o lugar onde a dança acontece( se é na rua, no teatro, na igreja, no clube, no palco, na escola), de que forma as pessoas estão vestidas, o que tem nesse lugar onde a dança acontece(cenário), como os dançarinos se movem no espaço? Por que e para que as pessoas estão dançando? Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=miOILzPPcoc http://www.youtube.com/watch?v=sOGhpphrywo http://www.youtube.com/watch?v=IQvPi2S3aa&feature=fvst - O professor deverá registrar as ideias , sentimentos e impressões emitidas pelo grupo. - Durante a conversa, deverá ampliar os conhecimentos dos alunos , trazendo informações sobre a diversidade de danças existentes em nosso país, destacando o Brasil como um país com grande diversidade de danças e alguns nomes e obras de dançarinos e coreógrafos do nosso país. - O professor deverá ler um texto sobre o Baião. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bai%C3%A3o_(m%C3%BAsica) https://www.infoescola.com/musica/baiao/ - Em seguida o professor deverá fazer os seguintes questionamentos para as crianças: . O baião é uma dança típica de qual região do Brasil? . Quem inventou ? . Ao olharmos para essa dança o que nós sentimos e lembramos? -Após a explanação feita pelo professor, a proposta desta atividade será para as crianças produzirem um desenho sobre a história do baião, colocando ao final as impressões do grupo sobre essa dança. - Este trabalho deve ser feito em duplas. - Entregar a cartolina para cada grupo . - Pedir para as crianças ocuparem todo o espaço da folha com o desenho. - Instruir os alunos neste momento. - Para dar acabamento neste desenho as crianças deverão usar o lápis de cor ou colagem. - Expor os trabalhos. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922
- Matemática - Fundamental | 13. Tabelas e Gráficos
Érico e Marta levaram seus filhos para passar um feriado em um hotel-fazenda. Eles fizeram várias atividades, além de ter curtido muito a piscina e a natureza. No dia de ir embora, o hotel apresentou a eles a conta, que incluía as diárias (noites dormidas) e as atividades extras realizadas. Veja:
Qual foi a diferença entre o preço total das atividades extras realizadas pela família e o preço das quatro diárias?
- História | 3.2 Era Vargas
Podeis interrogar, talvez: quais são as aspirações das massas obreiras, quais os seus interesses? E eu vos responderei: ordem e trabalho! Em primeiro lugar, a ordem, porque na desordem nada se constrói; porque num país como o nosso, onde há tanto trabalho a realizar, onde há tantas iniciativas a adotar, onde há tantas possibilidades a desenvolver, só a ordem assegura a confiança e a estabilidade. O trabalho só se pode desenvolver em ambiente de ordem.
Discurso de Getúlio Vargas, pronunciado no Palácio da Guanabara, no dia do Trabalho (1º de Maio, 1938). BONAVIDES, P.;
AMARAL, R. Textos políticos da História do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).
O discurso de Getúlio Vargas, proferido durante o Estado Novo, envolve uma estratégia política na qual se evidencia