Texto base: Analise, com atenção, a capa dessa revista.
Enunciado:
Você concorda que a educação começa em casa? Por quê?
É muito importante ter uma convivência saudável com as pessoas. Para você, como é possível conviver bem com as pessoas que moram com você na mesma casa?
Em que outros locais você também é educado?
E na escola, como você deve agir para ter uma boa convivência com seus colegas, professores e funcionários?
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(UEPB) Leia atentamente as proposições abaixo referentes aos fungos.
I. São organismos eucariontes, heterótrofos, que obtêm alimentos por absorção de nutrientes do meio.
II. A maioria possui corpo composto de muitos filamentos delgados, denominados hifas. O conjunto de hifas do corpo de um indivíduo recebe o nome de micélio; este pode se diferenciar em vegetativo e reprodutor.
III. O ciclo de vida dos fungos pode ser dividido em duas fases: assexuada, caracterizada pela formação de esporos haploides por mitose, e sexuada, caracterizada pela fusão do citoplasma, seguida pela fusão dos núcleos e depois pela formação de esporos diploides por mitose.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
Todo indivíduo necessariamente trabalha no sentido de fazer com que o rendimento anual da sociedade seja o maior possível. Na verdade, ele geralmente não tem intenção de promover o interesse público, nem sabe o quanto o promove. Ao preferir dar sustento mais à atividade doméstica que à exterior, ele tem em vista apenas a sua própria segurança; e, ao dirigir essa atividade de maneira que sua produção seja de maior valor possível, ele tem em vista apenas seu próprio lucro, e neste caso, ele é guiado por uma mão invisível a promover um fim que não fazia parte de sua intenção.
SMITH, A. A riqueza das nações. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
Em seu livro, “A riqueza das nações”, Adam Smith defendeu que a mão invisível seria responsável pelo(a)
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Como Dizia Meu Pai
JÁ SE TORNOU HÁBITO MEU, em meio a uma conversa, preceder algum comentário por uma introdução:
– Como dizia meu pai...
Nem sempre me reporto a algo que ele realmente dizia, sendo apenas uma maneira coloquial de dar ênfase a alguma opinião.
De uns tempos para cá, porém, comecei a perceber que a opinião, sem ser de caso pensado, parece de fato corresponder a alguma coisa que Seu Domingos costumava dizer. Isso significará talvez – Deus queira – insensivelmente vou me tornando com o correr dos anos cada vez mais parecido com ele. Ou, pelo menos, me identificando com a herança espiritual que dele recebi.
Não raro me surpreendo, antes de agir, tentando descobrir como ele agiria em semelhantes circunstâncias, repetindo uma atitude sua, até mesmo esboçando um gesto seu. Ao formular uma ideia, percebo que estou concebendo, para nortear meu pensamento, um princípio que se não foi enunciado por ele, só pode ter sido inspirado por sua presença dentro de mim.
– No fim tudo dá certo...
Ainda ontem eu tranquilizava um de meus filhos com esta frase, sem reparar que repetia literalmente o que ele costumava dizer, sempre concluindo com olhar travesso:
– Se não deu certo, é porque ainda não chegou no fim.
[...]
SABINO, F. A Volta por Cima. In: Obra Reunida. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.
As frases de sabedoria, criadas pelo povo, são utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega, na última fala, uma frase popular, com a intenção de
- Biologia
Nos poríferos, há células diferentes para funções específicas. Assim, à sequência abaixo correspondem as respectivas funções:
I – Porócito
II – Coanócito
III – Escleroblasto
IV – Pinacócito
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto a seguir, sobre as Olimpíadas 2012, que serão realizadas em Londres, para responder a questão. 19/12/2011 às 10:32 \ Londres
Quem já garantiu ingressos para Londres 2012, mas por algum motivo já sabe que não poderá comparecer a algum dos eventos, não precisará se preocupar em procurar compradores. A partir de 6 de janeiro, o comitê organizador começará o processo de revenda de ingressos – que já funciona de maneira similar em outros eventos no Reino Unido. Basta que o comprador faça seu login no sistema e indique quais ingressos não deseja mais. Se houver interessados, o bilhete é transferido e o valor é reembolsado ao comprador. O processo vai de 6 de janeiro a 3 de fevereiro, mas haverá outra rodada de revenda de ingressos em março. Disponível em: http://veja.abril.com.br/blog/olimpiadas/. Acesso em 14 jan. 2012.Acesso em 14 jan. 2012.
Enunciado:
Indique a afirmativa que apresenta um verbo flexionado no futuro do subjuntivo