Inundações naturais dos rios são eventos que trazem benefícios diversos para o meio ambiente e, em muitos casos, para as atividades humanas. Entretanto, frequentemente as inundações são vistas como desastres naturais, e os gestores e formuladores de políticas públicas se veem impelidos a adotar medidas capazes de diminuir os prejuízos causados por elas.
Qual das medidas abaixo contribui para reduzir os efeitos negativos das inundações?
Questões relacionadas
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
Considere que um determinado estudante, utilizando resistores disponíveis no laboratório de sua escola, montou os circuitos apresentados abaixo:
Querendo fazer algumas medidas elétricas, usou um voltímetro (V) para medir a tensão e um amperímetro (A) para medir a intensidade da corrente elétrica. Considerando todos os elementos envolvidos como sendo ideais, os valores medidos pelo voltímetro (situação 1) e pelo amperímetro (situação 2) foram, respectivamente:
- Biologia | 8.6 Verminoses
Analise as assertivas a seguir.
I. O agente causador é um animal platelminto sem sistema digestório.
II. Educação sanitária e saneamento ambiental são medidas profiláticas contra ela.
III. É adquirida quando o ser humano ingere ovos do agente causador.
É correto afirmar que se referem à verminose
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
Plantas apresentam substâncias utilizadas para diversos fins. A morfina, por exemplo, extraída da flor da papoula, é utilizada como medicamento para aliviar dores intensas. Já a coniina é um dos componentes da cicuta, considerada uma planta venenosa. Suas estruturas moleculares são apresentadas na figura.
O grupo funcional desses fitoquímicos é o (a)
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Malhas de texturas, cores e estampas diferentes
- Fitas finas coloridas
- Linhas grossas coloridas
- Espumas
- Tesoura
Desenvolvimento:
1 – A proposta é levar as crianças a pensar em dobraduras a partir de um material maleável, no caso, um tecido ou uma espuma. “Dobrar aqui” pode significar amassar, torcer, enrolar ou todos os movimentos que possibilitem a experiência da tridimensionalidade.
2 – Pedir aos alunos para trazerem, na próxima aula, os materiais acima.
]
3 – Apresentar aos alunos o conceito de escultura: um desenho que, além da altura e do comprimento, possui também a proximidade com as obras de Ligia Clarck nas páginas 50 e 51 do livro.
3 – Reunir as crianças em duplas.
4 – Sugerir que criem formas a partir dos materiais que têm em mãos usando das fitas coloridas e das linhas para fixá-las.
5 – Veja alguns exemplos na obra do artista Ernesto Neto.
Referências:
Imagens de Ernesto Neto:
Biografia do artista:
http://obviousmag.org/archives/2009/02/ernesto_neto.html
Observações:
1 – Acredito que a obra de Ernesto Neto deixe as crianças mais à vontade para realizar diferentes experiências com formas e amarrações.
2 – As espumas podem ser colocadas ou não dentro do tecido.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o poema a seguir:
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas,(...)
E se somos Severino,
iguais em tudo na vida,
morremos de morte igual,
mesma morte severina:
que é morte de que se morre,
de velhice antes dos trinta,
de emboscada antes dos vinte,
de fome um pouco por dia (...)
MELLO NETO, João Cabral. Morte e vida Serevina. Auto de Natal Pernambucano. 1956. (Fragmento). Disponível em: <http://www.releituras.com/joaocabral_morte.asp>. Acesso em: 20 jul. 2013.
No Brasil, entre os anos de 1940 e 1950, o campo das artes adquiriu novos contornos e finalidades. O poema de João Cabral de Mello Neto é um exemplo da:
Arte engajada, empenhada na luta pela transformação da sociedade.