(Ifsp) Abaixo está esquematizada uma célula vegetal.
Sabendo-se que a estrutura 1 corresponde ao cloroplasto e a estrutura 2 à mitocôndria, assinale entre as afirmativas abaixo a que está correta.
Questões relacionadas
- História | 1.7 Período Joanino
(FUVEST 2008 1ª FASE) Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Bombas de gás lacrimogêneo são agentes incapacitantes utilizados para dispersar multidões. Em contato com os olhos, causam lacrimejamento intenso e queimação. Ao serem lançadas, liberam, no momento da explosão, um gás que é composto, basicamente, de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o conhecido gás CS. Trata-se, na verdade, de uma substância sólida que, misturada a solventes, toma a forma de aerossol.
Sobre o 2-clorobenzilideno malononitrilo, representado acima, é CORRETO afirmar que
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FUVEST 2009 1ª FASE) A planta do guaraná Paullinia cupana tem 210 cromossomos. Outras sete espécies do gênero Paullinia têm 24 cromossomos. Indique a afirmação correta:
- Física
O eco é o fenômeno que ocorre quando um som emitido e seu reflexo em um anteparo são percebidos por uma pessoa com um intervalo de tempo que permite ao cérebro distingui-los como sons diferentes.
Para que se perceba o eco de um som no ar, no qual a velocidade de propagação é de 340 m/s, é necessário que haja uma distância de 17,0 m entre a fonte e o anteparo. Na água, em que a velocidade de propagação do som é de 1.600m/s, essa distância precisa ser de:
- História | 2.3 Segundo Reinado
A extinção da escravatura foi encaminhada por etapas até o final, em 1888. (...) O que teria levado o governo a propor uma lei que, sem ter nada de revolucionário, criava problemas nas relações com sua base social de apoio? O encaminhamento da questão servil, mesmo ferindo interesses econômicos importantes, era visto como um mal menor diante do risco potencial de revoltas. Já a classe dominante via no projeto um grave risco de subversão da ordem. Se libertar os escravos por um ato de generosidade do senhor gerava reconhecimento e obediência, por outro lado, poderia gerar no escravo a ideia de um direito, o que conduziria o país à guerra entre raças.
Fausto, Boris. História do Brasil. 14ª edição, 2ª reimpressão. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2015. Texto adaptado. VOT2021
O movimento abolicionista era visto com preocupação pela elite brasileira no final do século XIX. Tal preocupação parte do pressuposto de que a