A presença ou a ausência da estrutura da planta em uma gramínea, um pinheiro e uma samambaia está corretamente indicada em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(ETEC) A onda
a onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda
Assinale a alternativa que apresenta uma figura de linguagem utilizada no poema:
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
Ao elaborar um programa de condicionamento para um atleta, um preparador físico estipula que ele deve correr 1 000 metros no primeiro dia e, nos dias seguintes, 200 metros a mais do que correu no dia anterior. O treinador deseja que, ao final dos dias de treinamento, o atleta tenha percorrido, em média, 1 700 m por dia. Esse atleta deve participar desse programa por:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
(IFAL) O número de inscritos nos exames de seleção para um dos cursos do IFAL cresce, aproximadamente, a uma taxa de 5% ao ano. Em 2010, o número de inscritos foi de 5000 candidatos. Persistindo essa taxa de crescimento anual, o número de inscritos no ano de 2015 deve ser igual a:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Seria ingenuidade procurar nos provérbios de qualquer povo uma filosofia coerente, uma arte de viver. É coisa sabida que a cada provérbio, por assim dizer, responde outro, de sentido oposto. A quem preconiza o sábio limite das despesas, porque “vintém poupado, vintém ganhado”, replicará o vizinho farrista, com razão igual: “Da vida nada se leva”. (...)
Mais aconselhável procurarmos nos anexins não a sabedoria de um povo, mas sim o espelho de seus costumes peculiares, os sinais de seu ambiente físico e de sua história. As diferenças na expressão de uma sentença observáveis de uma terra para outra podem divertir o curioso e, às vezes, até instruir o etnógrafo.
Povo marítimo, o português assinala semelhança grande entre pai e filho, lembrando que “filho de peixe, peixinho é”. Já os húngaros, ao formularem a mesma verdade, não pensavam nem em peixe, nem em mar; ao olhar para o seu quintal, notaram que a “maçã não cai longe da árvore”.
Paulo Rónai, Como aprendi o português e outras aventuras.
(FUVEST 2016 1° FASE) No texto, a função argumentativa do provérbio “Da vida nada se leva” é expressar uma filosofia de vida contrária à que está presente em “vintém poupado, vintém ganhado”.
Também é contrário a esse último provérbio o ensinamento expresso em:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A) Monte a rotina do seu dia, relacionando os horários e suas atividades.
B) O tempo passa rápido ou devagar conforme a atividade que estamos realizando. Qual a atividade que você realiza em que o tempo passa bem rápido?