Observe a imagem e COMPLETE as lacunas.
Disponível em: http://www.educacional.com.br/login/acessorestrito.asp?restr=0&URL=http://blog.educacional.com.br/3ano2010/category/atividades/page/11/. Acesso em 05/01/2011.
A imagem da escola está sendo mostrada do ponto de vista _________________________ .
As janelas estão na parte ____________________ da escola.
A porta esta ________________________ das janelas.
A faxineira está ________________________ da escola.
A árvore está localizada na parte _____________________ da escola.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Resenha e Sinopse
Texto para a questão
Pluft – O Fantasminha Gênero: Comédia Distribuidora: Fox Film Estreia: 12 de dezembro de 2019
Sinopse: Pluft mostra a inesperada amizade entre o fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Juliano, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Curiosidades: » Primeiro filme infantil em 3D brasileiro. Disponível em: https://cinepop.com.br/pluft-o-fantasminha-154234. Acesso em: 28 fev. 2019.
A finalidade desse texto é:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
43. Os adultos cuidam de todos os filhotes. Juntos, os indivíduos são capazes de capturar presas muito maiores do que eles mesmos, como formigas, besouros e percevejos, que servirão de alimento, privilegiando sempre os filhotes.
Outros aracnídeos não apresentam as mesmas características.
Aranhas sociais, por exemplo, fazem questão de manter espaços separados na teia comunitária.
A descrição ilustra uma relação de:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
Outra característica partilhada por esses países é o surgimento de uma nova escravidão. Enquanto o capitalismo se legitima como o sistema econômico que sugere e promove a liberdade individual (como uma condição do mercado cambial), ele gerou por conta própria a escravidão, como parte de sua dinâmica: embora a escravidão estivesse quase extinta no final da Idade Média, explodiu cedo na modernidade e durou até a Guerra Civil Americana. E hoje, numa nova época do capitalismo global, pode-se arriscar a hipótese de que uma nova era da escravidão também está surgindo. Embora não exista um estatuto jurídico legal para escravizar as pessoas de forma direta, a escravidão adquire uma multiplicidade de novas formas: na península da Arábia (Emirados, Qatar, etc.), milhões de trabalhadores imigrantes são de fato privados de direitos civis elementares e liberdades; o controle total sobre milhões de trabalhadores em fábricas asiáticas, muitas vezes organizados diretamente como campos de concentração; o uso massivo de trabalho forçado na exploração de recursos naturais em muitos estados africanos centrais (Congo etc.). Mas nós não temos que olhar tão longe. Em 01 de dezembro de 2013, pelo menos sete pessoas morreram quando uma fábrica de roupas de propriedade chinesa em uma zona industrial na cidade italiana de Prato, a 19 km do centro de Florença, incendiou, matando trabalhadores presos em um dormitório de papelão improvisado, construído no local. O acidente ocorreu em Macrolotto, distrito industrial da cidade conhecido por suas fábricas de vestuário. Milhares de imigrantes chineses estariam vivendo ilegalmente na cidade, trabalhando até 16 horas por dia para uma rede de oficinas atacadista que confeccionava roupa barata.
Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2015/09/18/zizek-nao-podemos-abordar-a-crise-dos-refugiados-sem-enfrentar-o-capitalismo-global-os-refugiados-nao-chegarao-a-noruega-tao-pouco-a-noruega-que-eles-procuram-existe/>. Acesso em: 16 jun. 2016.
a) Identifique quais são as contradições identificadas pelo autor que caracterizam o modelo capitalista global consolidado no mundo pós-guerra fria.
b) Explique o que seria a chamada “nova escravidão” identificada pelo autor.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Substantivos
Procure, no caça-palavra, o plural das palavras abaixo.
pão • ônibus • anzol • flor • caracol • animal • armazém • limão
- História - Fundamental | 02.1. O brasil indígena
Os jesuítas portugueses e espanhóis, dedicaram-se às missões no intuito de explorar novas terras e catequisar os índios. Desde este momento, os índios passaram a ser alvo de grandes críticas.
Texto 1
Não podemos ignorar os sofrimentos e as injustiças impostas pelos colonizadores às populações indígenas, cujos direitos humanos e fundamentais foram frequentemente ultrajados. (Papa Bento 16)
Disponível em: < http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070523_papadesculpa_pc.shtml. Acesso em: 26 maio 2015
Texto 2
A expedição da Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari, comandada pelo indigenista Rieli Franciscato, encontrou vestígios de índios isolados, não contactados, a cerca de 40 quilômetros dos limites da Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. Para Franciscato, os índios saem da área do Jandiatuba e cruzam os limites da terra indígena em busca de caça e pesca. Franciscato não acredita que os indícios sejam suficientes para pedir uma nova demarcação de terra, mas vê como essencial que a área seja monitorada. Fora da terra indígena, o grupo está desprotegido e pode sofrer com ação de garimpeiros que exploram ilegalmente o Rio Boia. (OESP- 10/01/2010)
Disponível em: < http://oglobo.globo.com/blogs/amazonia/posts/2010/01/18/expedicao-encontra-indios-isolados-no-amazonas-258701.asp>. Acesso em: 26 maio 2015.
“Incomodado com a divulgação de informações sobre o elevado número de mortes de índios durante o ano de 2005, decorrentes na sua maior parte da lentidão dos processos de regularização das terras indígenas e, consequentemente, da pressão e atos de violência cometidos contra a população indígena por diversos tipos de invasores, o Presidente da Fundação Nacional do Índio-(FUNAI), Mércio Gomes, declarou à Agência de notícias Reuters, no dia 12 de janeiro de 2006, que os povos indígenas do Brasil têm terra demais: “Até agora, não há limites para suas reivindicações fundiárias, mas estamos chegando a um ponto em que o Supremo Tribunal Federal terá de definir um limite”.
Disponível em: < http://www.paiter.org/>. Acesso em: 26 de maio 2015.
1. Após ler os textos, responda:
a) Como tem sido o relacionamento entre índios e brancos desde a colonização até os dias atuais? Explique.
b) Qual a importância dos povos indígenas, durante a exploração de nossas terras e, principalmente, do Amazonas?
c) Nos dias atuais, como está a situação dos povos indígenas no Brasil?