De acordo com estimativas da ONU, hoje somos mais de 7 bilhões de habitantes no mundo. Para entendermos esse crescimento demográfico, devemos observar o gráfico a seguir que ilustra o comportamento demográfico da população mundial.
Ao longo dos séculos, houve grandes mudanças no comportamento demográfico da população mundial. Entre as fases indicadas no gráfico, uma delas ocasionou uma desigualdade nas taxas de fecundidade de algumas regiões do planeta.
Qual fase contribuiu para essa desigualdade?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Texto base: Leia a seguir trechos do poema “Navio Negreiro” de Castro Alves.
Enunciado:
Transcreva uma passagem do poema que revela uma contraposição da vida do negro na África e a sua vida no Brasil.
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(UNICAMP) Em 12 de maio de 2017 o Metrô de São Paulo trocou 240 metros de trilhos de uma de suas linhas, numa operação feita de madrugada, em apenas três horas. Na solda entre o trilho novo e o usado empregou-se uma reação química denominada térmita, que permite a obtenção de uma temperatura local de cerca de 2000 Cº A reação utilizada foi entre um óxido de ferro e o alumínio metálico.
De acordo com essas informações, uma possível equação termoquímica do processo utilizado seria
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Materiais:
- Máquina fotográfica
- Caderno de anotações
- Papel colorset preto
Desenvolvimento:
1 – Para pensar a questão da memória é interessante realizar a seguinte pergunta para os alunos:
- As coisas têm memória?
- E os lugares? Têm memória?
Certamente a resposta será negativa, pois a memória habita em nós.
De nada adianta ver fotografias e visitar museus históricos se nada do que vemos está afetivamente vinculado à nossa existência. Certamente não fará sentido. Sendo assim, duas questões são evidentes: o que será do futuro sem a noção da memória e para que interessa a memória do passado? Importa então a ideia de que a memória também comporta o “trazer à lembrança”; o “fazer lembrar” ou o “não deixar esquecer”. A vivência da experiência da memória nos faz compreender o porquê de nossas escolhas no presente, os motivos se ser quem somos, a importância de saber de onde viemos para elucidar o que faremos hoje. Mais importante: conhecer o passado nos faz refletir se queremos perpetuar atitudes, comportamentos e escolhas ou se queremos abandoná-las.
Além disto, a memória é capaz de presentificar experiências em nós. Quantas vezes um simples perfume não nos permite uma volta ao passado, um reencontro?
2 – Propor aos alunos que durante uma semana usem a máquina fotográfica para tirar fotos de detalhes contidos em lugares que eles frequentam, por exemplo: janela lateral da matriz, detalhe da porta principal da escola, lustre do clube, chafariz da praça, etc.
3 – Ao final desta semana, as fotos serão impressas e numa roda de conversa os demais alunos tentarão adivinhar onde estão os objetos ou detalhes fotografados.
4 – Montar uma exposição para toda a escola com as fotografias e suas descrições.
5 – Acredito que ficaria interessante recortar um perfil no colorset preto e inserir a fotografia dentro dele. Exemplo:
Observações:
1 – Pode ficar interessante cada perfil ser colado numa cor diferente de colorset.
2 – Outra possibilidade é usar o seguinte título para a exposição: “Memória Coletiva: Você conhece este lugar?” E deixar para colocar a descrição do lugar uma semana depois, levando toda a comunidade escolar a uma viagem pela memória que as imagens irão evocar.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
As cetonas pertencem a uma classe de substâncias empregadas como reagente de partida na síntese de outros compostos orgânicos, contendo diferentes grupos funcionais. No esquema abaixo, estão indicadas cinco rotas de síntese, as quais fornecem cinco produtos diferentes, a partir de uma mesma cetona:
As rotas de síntese que geram produtos pertencentes a uma mesma classe de compostos orgânicos são:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
Para estudar o metabolismo de organismos vivos, isótopos radioativos de alguns elementos, como o 14C, foram utilizados como marcadores de moléculas orgânicas.
O cátion que apresenta o mesmo número de elétrons do 14C é: