Explicaê

01

Materiais:

 

  • Máquina fotográfica
  • Caderno de anotações
  • Papel colorset preto

     

Desenvolvimento:  

   

1 – Para pensar a questão da memória é interessante realizar a seguinte pergunta para os alunos:  

            - As coisas têm memória?  

            - E os lugares? Têm memória?  

   

Certamente a resposta será negativa, pois a memória habita em nós.  

De nada adianta ver fotografias e visitar museus históricos se nada do que vemos está afetivamente vinculado à nossa existência. Certamente não fará sentido. Sendo assim, duas questões são evidentes: o que será do futuro sem a noção da memória e para que interessa a memória do passado? Importa então a ideia de que a memória também comporta o “trazer à lembrança”; o “fazer lembrar” ou o “não deixar esquecer”. A vivência da experiência da memória nos faz compreender o porquê de nossas escolhas no presente, os motivos se ser quem somos, a importância de saber de onde viemos para elucidar o que faremos hoje. Mais importante: conhecer o passado nos faz refletir se queremos perpetuar atitudes, comportamentos e escolhas ou se queremos abandoná-las.  

   

Além disto, a memória é capaz de presentificar experiências em nós. Quantas vezes um simples perfume não nos permite uma volta ao passado, um reencontro?  

   

2 – Propor aos alunos que durante uma semana usem a máquina fotográfica para tirar fotos de detalhes contidos em lugares que eles frequentam, por exemplo: janela lateral da matriz, detalhe da porta principal da escola, lustre do clube, chafariz da praça, etc.  

   

3 – Ao final desta semana, as fotos serão impressas e numa roda de conversa os demais alunos tentarão adivinhar onde estão os objetos ou detalhes fotografados.  

   

4 – Montar uma exposição para toda a escola com as fotografias e suas descrições.  

   

5 – Acredito que ficaria interessante recortar um perfil no colorset preto e inserir a fotografia dentro dele. Exemplo:  

    Imagem  

Observações:  

   

1 – Pode ficar interessante cada perfil ser colado numa cor diferente de colorset.  

   

2 – Outra possibilidade é usar o seguinte título para a exposição: “Memória Coletiva: Você conhece este lugar?” E deixar para colocar a descrição do lugar uma semana depois, levando toda a comunidade escolar a uma viagem pela memória que as imagens irão evocar.