Em uma fazenda com 24 porcas matrizes na segunda gestação, todas de mesma idade e reproduzindo, foram obtidos os seguintes dados com relação ao número de porquinhos nascido vivos.
A média ME e a moda MO, dessa distribuição, do número de porquinhos por matriz, são
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Arte africana
Materiais:
Tinta acrílica ou látex de cores variadas;
Lápis macio (tipo 2B, 4B)
Pincéis finos e grossos;
Parede da escola ou da comunidade que possa ser pintada;
Fita adesiva larga;
Imagens impressas ou Datashow com as imagens projetadas.
Atividade:
- Apresente para a turma os geometrismos presentes na arte e arquitetura africana.
*Casas do povo Ndebele, África do Sul:
Veja também:
Cada casa desta vila africana é uma verdadeira obra de arte
http://www.hypeness.com.br/2014/07/cada-casa-desta-vila-africana-e-uma-obra-de-arte/
- Na parede a ser pintada, faça desenhos geométricos com traços bem leves.
Exemplo:
- Em cima das linhas do desenho, cole pedaços de fita adesiva.
- Com roupas apropriadas para pintura, posicione os alunos em frente à parede.
- Cada aluno ficará responsável por pintar uma parte da parede.
- Após a pintura, retire, delicadamente, as fitas adesivas.
- Oriente os alunos para preencherem os espaços da cor original da parede com a tinta preta, fazendo assim o contorno das formas geométricas.
- Compare a pintura realizada com as produções africanas.
- Física
Deixa-se cair um objeto de massa 500g de uma altura de 5m acima do solo. Assinale a alternativa que representa a velocidade do objeto, imediatamente, antes de tocar o solo, desprezando-se a resistência do ar.
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(EPCAR (AFA)) Uma partícula de massa m pode ser colocada a oscilar em quatro experimentos diferentes, como mostra a Figura 1 abaixo.
Para apenas duas dessas situações, tem-se o registro do gráfico senoidal da posição da partícula em função do tempo, apresentado na Figura 2.
Considere que não existam forças dissipativas nos quatro experimentos; que, nos experimentos II e IV, as molas sejam ideais e que as massas oscilem em trajetórias perfeitamente retilíneas; que no experimento III o fio conectado à massa seja ideal e inextensível; e que nos experimentos I e III a massa descreva uma trajetória que é um arco de circunferência.
Nessas condições, os experimentos em que a partícula oscila certamente em movimento harmônico simples são, apenas
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Diz-se, em termos gerais, que é preciso “falar a mesma língua”: o português, por exemplo, que é a língua que utilizamos. Mas trata-se de uma língua portuguesa ou de várias línguas portuguesas? O português da Bahia é o mesmo português do Rio Grande do Sul? Não está cada um deles sujeito a influências diferentes ― linguísticas, climáticas, ambientais? O português do médico é igual ao do seu cliente? O ambiente social e o cultural não determinam a língua? Estas questões levam à constatação de que existem níveis de linguagem. O vocabulário, a sintaxe e mesmo a pronúncia variam segundo esses níveis.
VANOYE, F. Usos da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1981 (fragmento).
Na fala e na escrita, são observadas variações de uso, motivadas pela classe social do indivíduo, por sua região, por seu grau de escolaridade, pelo gênero, pela intencionalidade do ato comunicativo, ou seja, pelas situações linguísticas e sociais em que a linguagem é empregada. A variedade linguística adequada à situação específica de uso social está expressa
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto. Antes de apresentar o Carlinhos para a turma, Carolina pediu: — Me faz um favor? —O quê? — Você não vai ficar chateado? —O que é? — Não fala tão certo? — Como assim? — Você fala certo demais. Fica esquisito. —Por quê? — É que a turma repara. Sei lá, parece… — Soberba? — Olha aí, “soberba”. Se você falar “soberba” ninguém vai saber o que é. Não fala “soberba”. Nem “todavia”. Nem “outrossim”. E cuidado com os pronomes. — Os pronomes? Não posso usá-los corretamente? — Está vendo? Usar eles. Usar eles! VERISSIMO, L. F. Contos de verão. O Estado de S. Paulo, 16 jan. 2000. (Fragmento)
Enunciado:
Levando-se em consideração a situação de comunicação em que estão envolvidos, redija um pequeno texto, discutindo se Carolina tem razão, ou não, em fazer o pedido a Carlinhos.