(UFJF) Espécies invasoras, introduzidas acidentalmente ou propositalmente como no caso do escargot, causam muitos danos, provocando prejuízos econômicos e ambientais. Em 1991, o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei), um bivalve de água doce, originário da Ásia, chegou à América do Sul, provavelmente vindo de Hong Kong ou da Coreia por água de lastro de navios. Espalhou-se rapidamente e tornou-se uma espécie invasora, inclusive no Brasil, onde chegou em 1998, e já infestou rios, lagos e reservatórios da Região Sul e do Pantanal. É CORRETO afirmar que essa espécie invasora é capaz de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto para a questão.
Meu pesadelo começou assim.
Eu estava numa rua deserta em alguma cidadezinha à beira-mar, no meio da noite. Havia uma tempestade. [...]
Então ouvi cascos chapinhando no calçamento. Virei e vi meu amigo Grover correndo para salvar sua vida.
Sim, eu disse cascos.
Grover é um sátiro [ser da mitologia grega, com o corpo metade humano e metade bode]. Da cintura para cima, parece um adolescente comum e desengonçado, com uma barbicha igual à penugem de pêssego e um problema sério de acne.
[...]
De qualquer modo, em meu sonho, Grover corria, [...] batendo os cascos pelas pequenas lojas de suvenir e de aluguel de pranchas de surfe. O vento dobrava as palmeiras quase até o chão.
Um rugido de fazer os ossos tremerem atravessou a tempestade. Atrás de Grover, do outro lado do quarteirão, surgiu uma figura sombria. Ela derrubou um poste de iluminação com um golpe violento. A lâmpada explodiu em um milhão de fagulhas. Grover cambaleou, choramingando de medo. Murmurou para si mesmo: "Preciso escapar. Preciso avisá-lo!" [...]
A sombra do monstro seguiu em frente. Silêncio, a não ser pela chuva. Grover respirou fundo. Talvez a coisa tivesse ido embora. Então houve um clarão de relâmpago [...] , e uma voz monstruosa berrou: "MEEEEEEU!"
*****
Sentei-me na cama, ereto e tremendo.
Não havia tempestade. Não havia monstro.
O sol da manhã atravessava a janela do meu quarto.
Pensei ter visto uma sombra se movendo rapidamente pelo vidro – uma forma humana. Mas então ouvi uma batida na porta do quarto – minha mãe chamou: — Percy, você vai se atrasar.
RIORDAN, Rick. Percy Jackson e Os Olimpianos: O Mar de Monstros. v. 2. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca,
2014. Adaptado.
Vocabulário:
Suvenir – objeto característico de um lugar e que se vende, como lembrança, especialmente, a turistas.
Chapinhar – fazer ruído de pancada sucessivas vezes.
O narrador da história também participa dela. A frase que indica isso é:
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Texto base: Educação indígena Nas aldeias indígenas existem escolas que ensinam conteúdos importantes. O que diferencia o trabalho de uma escola indígena é que os índios aprendem sua língua regional, sua cultura, a fazer artefatos para sua sobrevivência e também aprendem a fazer contas, a ler e a escrever em português . Para que os índios brasileiros precisam aprender português? Os índios são cidadãos brasileiros e precisam aprender a língua falada no Brasil para ler e compreender as leis que regem o nosso país. Eles precisam interpretar documentos, ter acesso aos seus direitos e deveres.
Enunciado:
De acordo com essas imagens e o texto, você percebe alguma diferença ou semelhança entre a sua escola e a escola indígena? Se sim, cite quais são elas.
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
As tabelas mostram os salários mínimos pagos na alguns países da Europa em Euros em 2011.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/1027998-nem-chegamos-perto.shtml> Acesso em: 24 fev. 2013.
Os salários pagos nos países europeus revelam que existe
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O período histórico abrange 500 anos de História da Império Romano e da Europa Ocidental. Enumere a coluna dois de acordo com o acontecimento histórico.
1) Período de Expansão do Império Romano
2) Crise do Império Romano
3) Fim do Império Romano do Ocidente
( ) Pax Romana
( ) Surgimento do Cristianismo
( ) Aumento das perseguições aos cristãos
( ) Fim da perseguição aos cristãos
( ) Invasões Bárbaras
( ) Tomada de Roma pelos bárbaros
Marque a sequência correta
- Língua Portuguesa - Fundamental | 06. Gênero, número e grau dos substantivos
Texto base:
- Crie um título para essa lenda. Escreva-o no espaço acima do texto.
- De acordo com o texto, onde surgiu a noite?
- Por que a noite estava relacionada aos sons de grilos e sapinhos?
- Quais as vantagens para as pessoas de os dias serem divididos em manhãs, tardes e noites?