Texto base: E a sua casa, como é?
Enunciado:
a) Desenhe a fachada de sua casa. Lembre-se dos detalhes nela presentes.
b) Escreva uma palavra que represente o que essa casa significa para você. Justifique por que você a escolheu para representá-la.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Texto 1
CINEMA
[1] Entre os meios de comunicação que
padronizam o comportamento de milhões, e
são por isso chamados de massa, o cinema é
o mais antigo, entre nós. A imprensa o
[5] antecedeu, certamente, mas o problema
cronológico não é o essencial no caso.
Exigindo a alfabetização, a imprensa, ainda
que exercendo enorme influência, não teve,
particularmente no passado, característica de
[10] meio de comunicação de massa. A
antecedência do cinema, assim, parece ser
indiscutível. E cinema pode ser apresentado,
e deve, sob o aspecto cultural e sob o
aspecto econômico, material. Nos dois,
[15] fomos, por longos decênios, aqui,
protagonistas de papel passivo: consumimos
influências culturais estranhas, sofremos de
sua penetração e domínio, ao mesmo passo
que constituímos mercado consumidor de
[20] proporções crescentes para a produção
estrangeira de filmes. [...]
Há que pensar, também, na deformação
cultural: há mais de meio século, o cinema
norte-americano trabalha o espírito de
[25] massas brasileiras apresentando o seu way
of life, isto é, o cowboy, o gangster, a
violência desenfreada, e as suas glórias, os
seus mitos, os seus heróis — a sua cultura,
em suma. Que isso tenha sido assim, e
[30] continue a ser assim, constitui, por si só,
anomalia indiscutível, das mais graves e
profundas a que foi já submetida a cultura,
em qualquer época, em qualquer país; mas
que, além disso, essa gigantesca deformação
[35] tenha sido financiada pelas próprias vítimas
— como se aos condenados coubesse pagar
o serviço dos carrascos — constitui um dos
problemas da singular época histórica em
que vivemos. A deformação se apresenta
[40] com dimensões tão extraordinárias e com
duração tão longa que chegou ao cúmulo de
ganhar foros de naturalidade, como se o
contrário é que fosse absurdo.
Por longos e longos decênios, foram
[45] familiares aos brasileiros padrões de
comportamento inteiramente diversos dos
aqui vigentes, e hábitos, e normas, e regras.
Por longos e longos decênios, nossas
crianças adoraram heróis estrangeiros,
[50] sentiram-se fascinadas por seus feitos,
incorporaram impressões e sentimentos
deles derivados à sua cultura. Por longos e
longos decênios, as massas brasileiras
aprenderam histórias norte-americanas,
[55] cultuando feitos norte-americanos, adotando
posições norte-americanas. E, por tudo isso,
há longos e longos decênios, vêm pagando,
e pagando caro [...]. Nossos jovens
assimilam padrões culturais de uma
[60] civilização em crise, angustiada entre o sexo
e a violência. Esse tem sido o papel de
descaracterização cultural que o cinema
norte-americano vem desenvolvendo, há
mais de meio século, no Brasil. Não há
[65] talvez, em toda a história, exemplo tão
gigantesco de alienação cultural.
Nélson Werneck Sodré. Síntese de História da Cultura Brasileira. Extraído da 15ª edição, de 1988. p. 79-80; 91-92. Texto adaptado.
Observe que, no último parágrafo, o enunciador repete a expressão “Por longos e longos decênios”. Emprega-a três vezes no início de períodos seguidos e uma quarta vez no meio de outro período. Essa insistente repetição só NÃO pode ser considerada um recurso para enfatizar
- Geografia - Fundamental | 8.02 As Sub-regiões do Nordeste
Devido as suas áreas assoladas periodicamente pela seca e enormes bolsões de pobreza, a região Nordeste é conhecida como região-problema, porém apresenta um grande dinamismo econômico em sua organização interna.
As áreas de maior dinamismo econômico na região nordeste são
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
- O professor vai iniciar a aula falando sobre fotomontagem. "A fotomontagem é um processo de fazer composição fotográfica fazendo recorte de fotografias reunindo outras fotografias. Essa técnica tem quase dois séculos de história, surgiu logo após a primeira guerra mundial na Alemanha. A fotomontagem é o gênero de expressão que evoluiu através da história, da fotografia e da arte contemporânea do século XX.
A fotomontagem pode ser utilizada para comunicar uma experiência visual concreta que o autor elege para representar sentimentos e ideias. Em suas diversas manifestações, a fotomontagem dividiu-se entre vertentes. A fotomontagem dadaísta e a construtivista buscou sempre a comunicação com o observador anônimo das grandes cidades, já a fotomontagem surrealista tinha como princípio a própria incomunicabilidade, o desejo sempre manifesto de não dar-se entender totalmente a ninguém."
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
- Acima, fotomontagens de Raoul Hausmann. Seu trabalho é satírico, niilista - característica própria dos dadaístas.
- O professor vai pedir aos alunos para formarem duplas.
- Esta atividade vai ser feita em duplas.
- Com o uso de uma câmera fotográfica digital, o professor vai pedir aos alunos, em duplas, para tirar diversas fotos uns dos outros, em posições diferentes.
- Pedir aos alunos para colocarem algumas imagens em preto e branco e outras coloridas. Esta alteração de cor pode ser feita na própria máquina digital.
- O professor deverá auxiliar os alunos no momento que estiverem alterando as cores das fotos.
- O professor deverá levar os alunos para o laboratório de informática e lá, imprimir as imagens em tamanhos diferentes. Se na sua escola não tiver laboratório de informática, peça a algum profissional da área para fazer esta impressão.
- Peça aos alunos para escolher uma foto que vai ser recortada de revistas ou jornais, para ser o fundo da fotomontagem que vai ser trabalhada. Pode ser um cenário qualquer, uma praça, uma paisagem, um quarto, etc.
- Em seguida, recorte as imagens das suas figuras das fotos que foram tiradas pelas duplas, e para finalizar, cole sobre o fundo escolhido.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!
- Faça uma exposição dos trabalhos.
- Fonte: http://olharartte.blogspot.com.br/2013/03/fotopintura-e-fotomontagem.html
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
Em geral, os cromossomos sexuais de mamíferos fêmeas consistem de um par de cromossomos X. Machos possuem um cromossomo X e um cromossomo sexual que não é encontrado em fêmeas: o cromossomo Y.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao sistema XY de determinação sexual de mamíferos.
( ) Os genes ligados ao cromossomo X são os que apresentam como função a diferenciação sexual.
( ) Os cromossomos X e Y pareiam durante a meiose.
( ) A inativação de um dos cromossomos X em fêmeas permite o mecanismo de compensação de dose.
( ) Fenótipos recessivos ligados ao X são mais frequentes em fêmeas que em machos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
Analise a tirinha da Mônica e faça o que se pede nas questões
Na tirinha, a personagem Mônica está fazendo um exercício físico para perder peso.
EXPLIQUE o que isso significa no organismo do corpo humano.