O ambiente de antigamente retratado nos quadrinhos permitia às pessoas terem boa saúde? Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
Leia o texto a seguir.
Na formação do Império Romano, a expansão dos territórios e a exploração da mão de obra dos escravos configuraram as bases da economia. Contudo, a partir do século III, esse sistema passou a mostrar seus primeiros sinais de colapso no momento em que as autoridades não conseguiam ampliar a quantidade de trabalhadores disponíveis. A crise do escravismo abriu caminho para transformações que reviraram a realidade econômica romana. (...) Com a falta de novos escravos, o custo de produção dos alimentos começou a se. A economia afetou a capacidade do governo romano em ampliar seus territórios mediante a falta de recursos financeiros. (...) A disseminação do ideário cristão foi de grande importância para que a libertação dos escravos se tornasse uma prática comum entre aqueles que eram convertidos a essa nova religião. (...) Os grandes proprietários cediam parte de suas terras para pessoas pobres dos campos e das cidades. Em alguns casos, escravos também eram convertidos à condição de colonos, pois seus donos não tinham condições de sustentá-los. Em troca do lote de terras e da proteção do proprietário, os colonos deveriam ceder parte de sua produção agrícola.
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/colonato.htm. Acesso em: 24 set. 2011.
O texto faz referência a uma nova relação de trabalho, definida como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia o texto sobre o projeto Poesia Nossa de Cada Dia. A seguir, responda à questão.
POESIA NOSSA DE CADA DIA
Projeto em escolas do Barreiro estampa versos de alunos em 250 mil sacos de pão e distribui embalagens “especiais” em padarias da região
Versos, estrofes e rimas extrapolam o mundo dos livros e conquistam espaço em suportes nada convencionais: sacos de pão. O papel, antes pardo e desbotado, ganha as cores da imaginação de 400 alunos de escolas públicas de Belo Horizonte e leva poemas e cultura para o dia a dia de moradores do Barreiro. Até o fim do mês, 250 mil embalagens serão distribuídas em padarias da região, dando vida ao projeto Pão e Poesia, que coleciona dois prêmios do Ministério da Cultura e o apoio de voluntários apaixonados pela literatura.
No fino papel usado para embrulhar bisnagas, biscoitos e roscas, autores consa grados, como Affonso Romano de Sant’Anna, Fernando Brant e Líria Porto, dividem espaço com iniciantes, a exemplo de Lorrayne Oliveira Sousa e Charles Rodrigues Filho, ambos de 12 anos. Depois de horas em aulas de leitura e escrita, batizadas de oficinas de sensibilização poética, os estudantes arriscaram os primeiros versos e agora se surpreendem com o resultado. “Não acreditei quando vi um texto meu impresso no papel. Achei muito legal e minha mãe ficou tão orgulhosa que juntou várias embalagens para mandar para meus tios, que moram no Rio de Janeiro”, conta o empolgado Charles.
Aluno do 7º ano do ensino fundamental, ele é recordista em publicação na atual edição do projeto Pão e Poesia, com três textos selecionados. Sem citar um grande autor como inspiração ou o melhor livro que já leu, Charles confessa que o interesse pela literatura começou a nascer agora, a partir do projeto. “Nunca tive muita paciência para livros. Quando escrevia alguma coisa, eram sempre frases soltas. Mas me empolguei com a ideia de ganhar, de uma hora para outra, milhares de leitores. Será que isso vai ter futuro?”, questiona o garoto, com olhos interessados a percorrer as estantes da biblioteca da Escola Estadual Margarida Brochado, no Barreiro.
Se Charles ainda não tem referências literárias de peso, a estudante Lorrayne Sousa esbanja intimidade com o universo das letras. Amante de Monteiro Lobato, ela guarda com carinho uma agenda onde, desde os 6 anos de idade, escreve seus poemas. “Toda ideia que passa pela minha cabeça eu transformo em textos. Às vezes, falo da natureza, da poluição, dos amigos ou da família. Temas nunca faltam. E fiquei emocionada com a chance de publicar meu trabalho”, diz Lorrayne.
Estudantes da Escola Estadual Margarida Brochado, Charles e Lorrayne se somam aos 400 alunos do Barreiro que participam do projeto Pão e Poesia. As oficinas de sensibilização poética, feitas no segundo semestre de 2010 e nos primeiros meses deste ano, movimentaram 10 escolas da região e, este mês, o resultado chega às padarias. Surpresos com a possibilidade de levar cultura junto com “o pão nosso de cada dia”, os fregueses elogiam a iniciativa: “Dessa forma, o pão vira alimento para o corpo e a alma. Achei muito interessante a ideia de ler poesias enquanto tomo meu café. Vou guardar as embalagens e tentar reconhecer os autores entre os alunos que conheço”, conta a comerciante Patrícia Spiazzi, de 23.
Para a diretora da escola, Rosemari Conceição Diegues, as oficinas têm papel transformador na rotina dos jovens. “Com a ajuda de professores de português, os responsáveis pelas oficinas trabalharam várias dinâmicas de leitura e escrita com os estudantes. Essa ação desperta o interesse deles pela leitura e aumenta o contato diário com a cultura”, afirma ela, ressaltando uma mudança de comportamento também durante as aulas. “Tudo isso se reflete na maior concentração dos alunos nas atividades da escola e em melhor desempenho nas avaliações”, conclui.
Fonte: Jornal Estado de Minas – Caderno Gerais – 13/07/2011
Quem teve a ideia para esse projeto?
a) Preencha o quadro com informações completas sobre essa pessoa.
b) Por que ele escolheu as embalagens de pão para publicar as poesias?
c) O que ele fez para conseguir iniciar o projeto?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Não errar faz mal Algumas crianças não conseguem conviver com seus erros. Ficam tristes se dão um fora, recomeçam a lição do zero para não apagar o caderno. Esse perfeccionismo todo é uma porta para problemas psíquicos, como depressão, ansiedade e distúrbios alimentares. O alerta vem de uma revisão de 40 estudos de diferentes universidades feita pela York St. John University, na Inglaterra, e acende uma luz amarela. “O perfeccionismo é um comportamento aprendido e se impõe quando os pais são excessivamente exigentes consigo mesmos e com a aparência e o desempenho da criança no esporte, na escola, no grupo social”, explica a psicopedagoga Teresa Messeder Andion, de São Paulo. “A família tem que controlar o próprio rigor e ser flexível com as falhas infantis. Não se pode, por exemplo, elogiar o filho apenas pelas suas vitórias. Demonstre carinho e aprovação também pelos esforços para acertar”, diz ela. Lakatos, Suzana. “Nossos filhos”, Cláudia, out. 2015, p. 164.
Enunciado:
A fala “Demonstre carinho e aprovação também pelos esforços para acertar” (l. 10-11) é dirigida à família que educa crianças e tem a finalidade de:
- Matemática - Fundamental | 3.1 Conjunto dos Números Racionais
Observando a representação decimal do número racional 1922, é correto afirmar que esse número é
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Tradicionalmente, os textos possuem estrutura e função características, mas, eventualmente, assumem uma função social inesperada, como no exemplo acima, que se trata de um(a)