O "Torcidômetro" é uma ferramenta para se entender a dinâmica do crescimento ou encolhimento das torcidas dos times de futebol no país. O gráfico abaixo mostra a variação percentual, entre 1993 e 2007, das torcidas de cinco times, numerados em: I, II, III, IV e V.
Os dados exibidos no gráfico indicam que a torcida que cresceu, entre fevereiro de 2006 e agosto de 2007, foi a torcida do time
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O que dizer de um corpo flácido, gordo, considerado deselegante nos dias de hoje, mas que era, há não muito tempo, considerado sensual e inspirador por pintores clássicos? Como entender o conceito de saúde, associado antigamente a um corpo robusto, até mesmo gordo, e atualmente relacionado a um corpo magro? E o corpo já não tão jovem, sobre o qual é imposta uma série de “consertos” e “reparos” para parecer mais jovem? O que se pode dizer é que o corpo é uma síntese da cultura, pois, através do seu corpo, o ser humano vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais, em um processo de incorporação.
DAOLIO, J. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a educação física.
Movimento, n. 2, 1995 (adaptado).
As mudanças das representações sobre o corpo ao longo da história são provenientes da
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
Um técnico acompanhou o desenvolvimento de um atleta desde que ele era adolescente até atingir a idade adulta. Durante esse período, o técnico concluiu que a massa m do atleta, em quilograma, em função da altura h, em metro, variou de acordo com a função:
m (h) = 22.h2
Também constatou que a altura h do rapaz, em metro, em função do tempo t, em ano, variou de acordo com a função:
Para uma avaliação da massa m em função do tempo t, o técnico deve efetuar a composição das funções anteriores. A função que expressa a massa do atleta em função do tempo é
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2017 LIBRAS) Develop Good Study Habits Early On
Here are some simple tips to help you improve your study habits:
Have a routine for where and when you study.
Decide in advance what you’ll study, choosing reasonable and specific goals that you can accomplish.
Do things that are harder or require more intense thought earlier in the day.
Take breaks so that you stay fresh and don’t waste time by looking at material but not absorbing it.
Make use of “dead” time right before and after class and during breaks between other activities.
Disponível em: www.education.com. Acesso em: 27 jun. 2012.
Desenvolver as próprias estratégias de estudo pode ajudar estudantes a obter melhores resultados. Com o propósito de auxiliá-los nessa tarefa, o texto lista dicas de hábitos de estudo que compreendem:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UEFS)
Em 1859, depois de 20 anos de estudos minuciosos e de reflexões, Darwin publicou A origem das espécies. A obra não somente colocou por terra as ciências da vida, na época, como revelou ao homem seu humilde lugar entre os seres vivos. (CONTINENZA, 2007)
Por causa da importância da variação, a seleção natural deve ser considerada um processo de duas etapas: a produção de variação abundante seguida pela eliminação de indivíduos inferiores. Esse último passo é direcional. Ao adotar a seleção natural, Darwin encerrou a discussão de várias centenas de anos entre os filósofos sobre o acaso e a necessidade. A mudança na Terra é resultado de ambos, sendo o primeiro passo dominado pela aleatoriedade, e o segundo, pela necessidade. (MAYR, 2007, p. 58.)
Para muitos, foi a Teoria da Evolução que de fato consolidou a própria Biologia como uma ciência autônoma, estruturadora do trabalho dos biólogos por todo o século XX e até mesmo nesse século. Assim, o ano de 2009 foi eleito pela International Union ofBiologicalSciencescomo o ‘ano de Darwin’, não somente porque se comemoram 150 anos da publicação de A Origem das Espécies, mas também porque se completam 200 anos desde o nascimento de Darwin, ocorrido em 12 de fevereiro de 1809.
Considerando o impacto das ideias de Charles Darwin a respeito da importância da seleção natural no processo de evolução biológica, é correto afirmar:
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(IFCE) Analise as seguintes proposições.
“Atua como um solvente universal, sendo de extrema importância para as reações químicas ocorridas nas células dos seres vivos. Outras funções importantes são o transporte de íons e moléculas pelo corpo, regulação térmica e ação lubrificante.”
“São encontrados em duas formas: solúveis (encontrados em forma de íons) e insolúveis (fazendo parte de estruturas esqueléticas etc.) e representam cerca de 1% da composição celular.”
As substâncias descritas são: