TEXTO I
DA VINCI, L. A última ceia, 1495.
TEXTO II
TINTORETTO, A última ceia, 1592-1594.
Ao confrontarmos as obras em questão, podemos inferir
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
Ilzver Matos, especialista em temas ligados à justiça e intolerância no Brasil, assevera que o direito brasileiro acumula benefícios que partilha narcísica e historicamente com a elite branca e racista. Esses benefícios dificultam a abertura de espaços para a compreensão das especificidades dos povos de terreiro pelo sistema de justiça e gera atos administrativos e judiciais que, no lugar de protegerem os direitos e garantias constitucionais, convencionais e legais desses povos – que são patrimônio histórico e cultural do país – questionam e põem em risco os direitos e a existência dessas comunidades. Tais comunidades, assim, têm se colocado no espaço público para disputar essas narrativas e influenciar a agenda pública do sistema de justiça – sem desconsiderar os demais poderes instituídos.
A reflexão mencionada no texto é incompatível com a existência de um estado laico e democrático, uma vez que
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
De acordo com o sociólogo Bourdieu, as relações sociais contemporâneas são entremeadas pela dominação masculina e pela submissão feminina, decorrente de uma violência masculina, às vezes imperceptível. A violência dos homens sobre as mulheres pode se dar tanto de forma objetiva, física, quanto simbólica, subjetiva, consciente ou inconscientemente. A violência simbólica se exerce, sobretudo, através das palavras e pode contar, inclusive, com a cumplicidade inconsciente das mulheres. Ela se funda na fabricação contínua de crenças, que fazem com que o indivíduo se posicione no espaço social segundo critérios e padrões do discurso dominante.
COELHO, M. T. Á. D. A dominação masculina: o poder do desejo do Outro. Cogito, Salvador, vol. 11, out. 2010.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org. Acesso em: 21 jul. 2020.
O sociólogo Pierre Bourdieu descreveu a estrutura social como um sistema hierarquizado de poder e privilégio. Desta forma, para ele, a violência simbólica é um(a)
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
Os radicais orgânicos são estruturas derivados de compostos orgânicos pela retirada de um ou mais átomos, podendo apresentar um ou mais elétrons livres. Entre os radicais orgânicos monovalentes, destacam-se os radicais alquilas e os arilas.
O radical orgânico correto é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho a seguir.
Vamos tomar o caso dos Vikings. Eles chegavam de barca, subiam o Loire, o Sena, o Garona, penetravam muito longe no território. Trinta, cinqüenta homens, no máximo. O que lhes interessava era o saque. Sabiam que nos mosteiros podiam apropriar-se de relicários, urnas de metais preciosos, objetos muito tentadores. E depois, de passagem, tomavam as mulheres e o gado. Contudo, durante a má estação, esses invasores instalavam-se permanentemente, construíam um acampamento na foz do rio [...]. Esse acampamento transformava-se num mercado. Os períodos de agressividade e os de negociações se alternavam.
DUBY, George. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Editora UNESP: Imprensa Oficial, 1999. p. 54-55.(Fragmento)
Em sua análise, o historiador George Duby procura evidenciar que alguns dos povos chamados de “bárbaros”
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
As projeções para a produção de arroz no período de 2012 - 2021, em uma determinada região produtora, apontam para uma perspectiva de crescimento constante da produção anual. O quadro apresenta a quantidade de arroz, em toneladas, que será produzida nos primeiros anos desse período, de acordo com essa projeção.
A quantidade total de arroz, em toneladas, que deverá ser produzida no período de 2012 a 2021 será de: