(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO)
Observando-se cada linha da sequência de números no quadro acima, a sequência numérica adequada para ocupar a última linha do quadro, da esquerda para a direita, respeitando-se o padrão sugerido é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a fotografia da cidade de São Paulo no início do século XX. Disponível em: <http://goo.gl/RKZm65>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Nos primórdios do século XX, a fotografia já era largamente utilizada como registro documental das transformações urbanas em curso nesse período.
a) Identifique os elementos presentes na imagem que mostram o crescimento e o desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo no início do século XX.
b) Aponte os fatores que proporcionaram o rápido crescimento da cidade de São Paulo nesse período.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Texto para a questão 1 Aquarela Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela;
Cheiro de chão que amanhece.
Estavas sob a latada
Quando te abri a janela. Cheiro de jasmim-laranja
Pelos jardins anoitece;
Junto a papoulas dobradas,
Num canteiro florescendo,
A tua saia singela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... Não sei se és tu, se eras outra,
Não sei se és esta ou aquela,
A que não quis nem me quer,
Fugindo sob a latada
Nessa tarde de aquarela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... CARDOZO, Joaquim. Signo Estrelado. In: Poesia completa e prosa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, p. 193 Vocabulário:
Macaibeira ou macaubeira – palmeira comum desde a América Central até a região Sudeste do Brasil.
Latada – caramanchão, alpendre de casa rústica
Enunciado:
Em sua fala, o eu lírico dirige-se:
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UESC)
O gráfico representa a variação do grau de ionização, α, do ácido acético, CH3COOH (aq), a 25ºC, em função da concentração.
A partir da análise desse gráfico, é correto afirmar:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
O Índice de Massa Corporal (IMC) é largamente utilizado há cerca de 200 anos, mas esse cálculo representa muito mais a corpulência que a adiposidade, uma vez que indivíduos musculosos e obesos podem apresentar o mesmo IMC. Uma nova pesquisa aponta o Índice de Adiposidade Corporal (IAC) como uma alternativa mais fidedigma para quantificar a gordura corporal, utilizando a medida do quadril e a altura. A figura mostra como calcular essa medidas, sabendo-se que, em mulheres, a adiposidade normal está entre 19% e 26%.
Uma jovem com IMC=20kg/m2, 100 cm de circunferência dos quadris e 60 kg de massa corpórea resolveu averiguar seu IAC. Para se enquandra aos níveis de normalidade de gordura corporal, a atitude adequada que essa jovem deve ter diante da nova medida é
Use: √3 = 1,7 e √1,7= 1,3
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Potência dos pneus
Em uma perícia de acidente de trânsito, os peritos encontraram marcas de pneus referentes à frenagem de um dos veículos, que, ao final dessa frenagem, estava parado. Com base nas marcas, sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre os pneus e o asfalto é de 0,5 e considerando a aceleração da gravidade igual a 10m/s2 os peritos concluíram que a velocidade do veículo antes da frenagem era de 108 km/h.Considerando o atrito dos pneus com o asfalto como sendo a única força dissipativa, o valor medido para as marcas de pneus foi de: